A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método de Ensino 1. Conceito de Método de Ensino: Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método de Ensino 1. Conceito de Método de Ensino: Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para."— Transcrição da apresentação:

1 Método de Ensino 1

2 Conceito de Método de Ensino: Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para a atividade. No processo de ensino se faz necessário a combinação de atividades do professor e dos alunos, para que isso aconteça se faz necessário o planejamento das aulas focando os objetivos, conteúdos e meios para se alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino. 2

3 A Relação Objetivo-Conteúdo-Método Conteúdo determina o Método. Critérios: objetivos educacionais, experiência didática do instrutor, perfil de alunos, tempo disponível, dentre outros. 3

4 4

5 Os Princípios Básicos do Ensino 1 - Caráter bíblico e sistemático –Buscar a explicação bíblica de cada conteúdo; – Orientar o estudo independente dos alunos; – Certificar se o conceito anterior foi consolidado antes de introduzir um novo; – Aproveitar as possibilidades educativas da matéria no sentido de formar atitudes e convicções. 5

6 Os Princípios Básicos do Ensino 2 - Ser compreensível e possível de ser assimilado –Dosagem do grau de dificuldades no processo de ensino; –Diagnóstico periódico do nível de conhecimento e de desenvolvimento dos alunos; –Aprimoramento e atualização do instrutor do conteúdo que leciona. 6

7 Os Princípios Básicos do Ensino 3 - Assegurar a relação conhecimento-prática –Estabelecer vínculos entre os conteúdos, as experiências e os conteúdos da vida prática; –Exigir dos alunos que fundamentem com o conhecimento sistematizado, aquilo que realizam em prática; 7

8 Os Princípios Básicos do Ensino 4 - Assentar-se na unidade de ensino e aprendizagem –Esclarecer aos alunos os objetivos da aula e sobre a importância de novos conhecimentos para a sequência dos estudos; –Criar condições didáticas nas quais os alunos possam desenvolver seus próprios métodos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades; 8

9 Os Princípios Básicos do Ensino 5 - Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem –Estimular os alunos a expor e defender seus pontos de vistas; –Formular pesquisas e tarefas que exercite o pensamento e soluções criativas; –Criar situações didáticas em que os alunos possam aplicar conteúdos a situações novas; 9

10 Os Princípios Básicos do Ensino 6 - Garantir a solidez dos conhecimentos O professor deve recapitular a matéria frequentemente com exercícios de fixação, tarefas individuais para alunos que apresentam dificuldades e sistematização dos conceitos básicos da matéria. Desenvolver o “Fio Condutor” 10

11 Os Princípios Básicos do Ensino 7 - Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais O instrutor deve se empenhar para ensinar toda a sala, tendo em vista o interesse de todos, prestando atenção as diferenças de cada aluno e as peculiaridades do aproveitamento escolar; Explicar com clareza as os objetivos, as tarefas em que os alunos estarão envolvidos e o resultado que almeja; 11

12 Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais Desenvolver um ritmo de trabalho de acordo com o nível máximo de exigências de cada grupo; Prevenir a influencia de particularidades desfavoráveis na sala de aula; Ter a consciência que a capacidade de assimilação, motivação para o estudo e os critérios de valorização não são iguais para todos os alunos e que há casos que requerem uma atenção especial do instrutor. 12

13 13

14 14

15 INSTRUMENTOS de AVALIAÇÃO Provas objetivas Provas dissertativas Seminários Trabalho em grupo Debates Relatórios Observação Conselho de classe Portfólio 15

16 “A avaliação é parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar lacunas a serem superadas, aferir os resultados alcançados considerando as competências a serem constituídas e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias”. 16

17 Informação (não) é conhecimento Memória (não) é inteligência Tecnologia (não) é pedagogia ALGUNS MITOS 17

18 Ideias principais do processo ensino- aprendizagem O aluno como protagonista das suas aprendizagens. O professor como maestro ou mediador e não como detentor do saber. 18


Carregar ppt "Método de Ensino 1. Conceito de Método de Ensino: Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google