Pedidos de informação: orientações e boas práticas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Transparência no Brasil e no Mundo
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
MÉTODO DE DURAÇÃO DA VISITA
Manhã Técnica Internet Banking.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
ARTIGO 19 A ARTIGO 19 trabalha para que todos e todas, em qualquer lugar, possam se expressar de forma livre, acessar informação e desfrutar de liberdade.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Transparência e Controle Social
A Lei de Acesso à Informação
Observação Eleitoral Internacional Jacques Drouin 8 de setembro de 2011.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Área 5 Licitação do Serviço de Transporte Coletivo Intermunicipal na Área 5 da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP.
Í NDICE DE T RANSPARÊNCIA D O P ODER L EGISLATIVO Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social DataSenado 27 de maio de 2015.
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Lei de Acesso à Informação
VALIDADE DE MEDICAMENTOS
A Lei de Acesso à Informação
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
Controladoria Geral do Município. Transparência Ativa Transparência Passiva Itens mínimos obrigatórios: - Registro de repasses e ou transferência de recursos.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
VI Seminário Serasa de Crédito nas Empresas
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
“A Cosntituição das Empresas Administradoras de ZPE sob Controle Privado: Aspectos Legais.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Turma 15 Alessandra Aparecida Gavioli Ivan Pintaúde Rafael Gabarro
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
1. Formulário de pesquisa para envio às áreas desenvolvido 2. Regras de funcionamento da pesquisa para a intranet editadas 3. Link disponível na intranet.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Transparência versus Confidencialidade O desafio dos órgãos supervisores de ampliar a oferta de informações relevantes para o público.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Transcrição da apresentação:

Pedidos de informação: orientações e boas práticas

DUDH (Art. 19) Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. A INFORMAÇÃO É O OXIGÊNIO DA DEMOCRACIA Quem somos

Direito à Informação Aspecto individual e aspecto coletivo Direito à informação – direito a saber Direito Instrumental: - Acesso à Informação para garantir outros direitos - Accountability/ controle social das políticas públicas - Para fortalecer a liberdade de expressão - Fortalecimento da Sociedade Civil - Participação popular

Lei de Acesso à Informação (nº /2011) Transparência ativa: divulgação pró-ativa (sem necessidade de solicitação) em sítio eletrônico Transparência passiva: estabelece regras para solicitações de informação ao poder público Vigente a partir de Maio/2012

Transparência ativa 1)Registro de contatos, um organograma (“quem é quem”) e competências; 2)Registro de movimentação financeira 3)Registro de despesas; 4)Informações sobre licitações e procedimentos licitatórios; 5)Dados gerais para acompanhamento de políticas e obras públicas; 6)Respostas a perguntas frequentes da sociedade.

Transparência passiva * Transparência Passiva: quando a informação não esta disponível, podemos fazer um pedido de informação. * A LAI determina que os órgãos respondam a esta solicitação. * Dados Gerais: -Identificação do requerente -Pensar em qual autoridade competente -Pedido por escrito ou por telefone -Internet ou carta -Não precisa justificar -Número de Protocolo Obrigatório -Ser claro e objetivo

Transparência passiva Dados Gerais: -20 dias para responder, prorrogáveis a mais 10 mediante justificativa -Recursos: 10 dias para fazer e 5 para receber a resposta. -Exceções ao acesso: riscos à saúde e segurança pública, ao desenvolvimento tecnológico, a negociações e relações internacionais, à soberania, à estabilidade financeira, a operações estratégicas das forças armadas, a instituições e autoridades. -Dados pessoais -Graus de sigilo (reservadas, secretas e ultrasecretas)

Orientações - Identifique qual a autoridade pública tem a informação de que necessita - Faça um pedido claro, objetivo e simples. - Evite fazer muitas perguntas diferentes em um só pedido - Pense na resposta que você precisa antes de fazer o pedido - Você pode fazer o mesmo pedido para diferentes órgãos

Exemplos - Quantos passageiros por mês utilizaram os serviços de ônibus na cidade de São Paulo até setembro de 2014? - Solicitamos os planos de aberturas de novas linhas e estações de metro na região metropolitana de São Paulo, contendo: a) previsão de abertura; b) etapas de construção com respectivos prazos; c) previsão de gastos para cada estação e cada linha. - Como ocorre o processo de decisão para mudanças nas linhas de ônibus? Solicitamos os documentos base para mudança do trajeto da linha XXXX. - Qual o valor arrecadado por mês no ano de 2013 com transporte público na cidade de São Paulo?

Contatos sites: - artigo19.org - livreacesso.net - artigo19.org/centro telefone: – Obrigada!