EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
PROCESSO DE ENFERMAGEM VERDADES E DESAFIOS: NA ASSISTÊNCIA
Vera Lúcia Regina Maria
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
A Importância da Educação Continuada
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Diretrizes Gerais do Estágio.  O estágio é o conjunto de atividades promovidas pela UEMA em colaboração com as empresas e ou instituições de ensino,
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Sistematização da Assitência de Enfermagem na Oncologia
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva-
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
Unimed Vitória A Unimed Vitória possui uma história marcada por desafios e conquistas desde a sua fundação em Nos últimos anos, o Sistema Unimed.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Modelo de cuidado baseado
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM

Educação Continuada Organização Panamericana de Saúde – definida como um processo permanente de educação, complementando a formação básica, objetivando atualização e melhor capacitação de pessoas e grupos, frente as mudanças técnico científicas.

American Nurses Association - a educação continuada e o desenvolvimento de pessoal, se complementam nos aspectos de orientação e de educação em serviço, com a finalidade de desenvolver o indivíduo integralmente, como profissional e como pessoa de acordo com os objetivos e responsabilidades da instituição. Para esta entidade, educação continuada estende-se por toda a vida profissional e contribui para o desenvolvimento do enfermeiro.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTINUADA Desenvolvimento de grupos profissionais, seja através de cursos de caráter complementar ou seriado, seja através de publicações específicas de um determinado campo; Melhorar a assistência proporcionada ao paciente; Promover satisfação no serviço e melhorar as condições de trabalho na busca de um objetivo comum, através da identificação de problemas, insatisfações, necessidades e a utilização de meios e métodos para saná-los;

Proporcionar programas de educação continuada que atendam adequadamente às carências do enfermeiro e da equipe; Qualificar a equipe para o uso eficiente de tecnologia avançada; Proporcionar ao enfermeiro competência para relacionar teoria e prática em benefício da assistência prestada.

Educação Continuada Nos Diversos Âmbitos da Administração A Esfera Pública Realidade Assistencial Desfavorecida; Profissionais capacitados Dificuldades na administração dos recursos materiais Clientela Atendida

A Esfera Privada Profissionais Capacitados ou Não ! Clientela Favorecida Sócio-Economicamente Tecnologia de Ponta Cliente Satisfeito

Como Implementar Um serviço de Educação Continuada Eficiente Profissional de Educação Continuada Capacitado Compromisso com a Instituição Parceria com a Equipe

Como Implementar Um serviço de Educação Continuada Eficiente Contato com a Clientela Percepção da Realidade Vivenciada pela Equipe Troca/Recompensa

OBRIGADO!!!!!!!