JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Jogos de empresa Daniel Porto Pela Martino Nunes
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
A APRENDIZAGEM EFETIVA
CONSULTORIA EMPRESARIAL
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Avaliação de Desempenho
Apresentação do Persona Mac
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
JOGOS DE EMPRESA E TÉCNICAS VIVENCIAIS.
Transferência de aprendizagem
Elaboração de programas de treinamento
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Histórico Definição de Jogos Classificação de Jogos Processo de aprendizagem dos jogos Fases de realização.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Sistema de Comando em Operações
TÉCNICAS DE ENSINO.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
DINÂMICA DE GRUPO?.
Jogos de Empresas Aula 2.
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
SILVANA BERBEL FERNANDES
Terapia comportamental
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Antes de ser grupo, somos individuais.
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Manuais Administrativos
Introdução ao Planejamento
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Sistema de Informações Gerenciais
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Processo de Seleção de Candidatos
Professor Dr. Renato Vaz
JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Comportamento Organizacional
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Professor Dr. Renato Vaz
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ

OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas;

OBJETIVOS 2. Didático: transmitir conhecimentos específicos (conhecimentos, técnicas e instrumentos) do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental;

OBJETIVOS 3. Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas como um laboratório para: descobrir soluções para problemas empresariais; esclarecer e testar aspectos da Teoria Econômica; pesquisar aspectos da Teoria da Administração e investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão de tempo e incerteza;

OBJETIVOS 4. Práticas que estimulam aumentos de performance; 5. A efetividade dos jogos de empresas; e 6. O quê jogos de empresas ensina.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 1. Os jogos de  empresas apresentam um meio ambiente simulado que substitui os elementos do sistema real não explicitamente representados por pessoas nos jogos.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 2.  Todas as variáveis de decisão estão expressas no modelo, embora algumas de forma clara e definida, enquanto outras só são reveladas de modo bastante vago e superficial.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 3. Procuram desenvolver as interações entre os participantes e o meio simulado e deles entre si, como firmas disputando um mercado.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 4. Os jogos de empresas, por mais complexos que sejam, serão sempre mais simples que o mundo real. 

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS 5. Definição de papéis claros, sejam estes estruturados ou não; 6. Regras claras e bem entendidas pelos participantes; 7. Criação de condições para um jogo atrativo e envolvente.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS O jogo de empresa é, por si só, um processo extremamente dinâmico. Sua flexibilidade permite que o professor possa adaptá-lo não só às tendências econômicas e sociais, mas também às mudanças que a legislação obedece.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS Em quase todos os jogos de empresas, as diferenças entre os grupos e participantes já são suficientes para torná-los diferentes de um curso para outro, visto que os aspectos de comportamento humano dos membros dos grupos serão sempre diferentes, por mais que se tente padronizá-los.

FASES Preparação: criação de um clima adequado,  com um exercício, debate, ou mesmo alguma simulação. Esclarecimento do objetivo do jogo, como ele pode ajudar o curso, a atitude desejável, a atenção para certos comportamentos etc.

FASES Instruções: definição de papéis,  definição do cenário e regras do jogo. Ensaio: em jogos complexos, faz-se uso de ensaios, para o "aquecimento" do grupo.

FASES O jogo em si:  o professor e eventuais coordenadores devem acompanhar o transcorrer do jogo, para observar pormenores da dinâmica para posterior discussão e para fornecer eventuais esclarecimentos aos participantes e monitorar o andamento do jogo.

FASES Análise do jogo: troca de percepções dos participantes sobre o que  ocorreu, com comentários neutros do professor. Assegura envolvimento e assimilação.

Generalizações: o grupo envolvido procura transpor a  vivência do jogo para situações da vida real.

FASES Fechamento e  complementação: balanço geral do jogo pelo professor com um resumo das principais conclusões do grupo. A complementação irá fornecer aos participantes material que venha a reforçar a aprendizagem recém obtida pelo grupo.