MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.

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Transcrição da apresentação:

MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação

1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL Deve envolver educadores, alunos e comunidade escolar em geral, incluindo os profissionais funcionários das escolas e os pais e responsáveis dos alunos matriculados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL A escola que produz projetos eficazes, envolvem comunidade, alunos e funcionários.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL A instituição “Escola” é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambiental/gestão ambiental.

Educação Ambiental Espera-se proporcionar aos professores e alunos informações sobre educação ambiental, as quais irão fortalecer a pratica desta e de outras atividades possíveis...

Refletir sobre a Educação Ambiental na escola exige, em primeiro lugar, que pensemos sobre a relação entre educação, escola e sociedade.

Projetos ambientais na Escola a definição de Saviani (2005): “o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”

Projetos ambientais na escola: Isso significa dizer que o processo educativo é um processo de formação humana, isto é, é um processo no qual os seres humanos – que nascem inacabados do ponto de vista de sua humanidade, de seu caráter humano – são produzidos, construídos, como humanos.

Qual Educação Ambiental? Dentre os mais diferentes e diversos temas de que se constitui o saber elaborado pela cultura encontram-se, desde algumas décadas, as relações da sociedade com o ambiente.

Qual Educação Ambiental? Superando a tendência reducionista, a- crítica, de compreender o ambiente em seus aspectos físicos e biológicos, naturais, a tendência da Educação Ambiental crítica é tematizar não apenas o ambiente natural, mas os aspectos socioambientais dessa relação.

Educação Ambiental para a sustentabilidade Neste sentido, a Educação Ambiental para a sustentabilidade é uma educação política, democrática, libertadora e transformadora. A educação e a responsabilidade ambiental, compreendidas, então, como estratégias sociais eminentemente políticas, exige, para sua viabilização, participação radical dos sujeitos.

Educar para a sustentabilidade Desta forma, a Educação Ambiental crítica e transformadora é uma escolha que tem como ponto de partida a constatação – histórica – de que vivemos numa sociedade ecologicamente desequilibrada e socialmente desigual, pois fizemos escolhas – através dos tempos –, para nos relacionarmos com o ambiente, que resultaram nesta situação de desequilíbrio – ambiental e social – que nos encontramos hoje.

Para Finalizar: Etapas de um Projeto Ambiental: 1.Escolher o tema de Estudo. 2.Problematizar. 3.Hipotetizar. 4.Construção do Objetivo. 5.Procedimentos metodológicos. 6.Avaliação.