DIDÁTICA GERAL
O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
PLANEJAMENTO ORIENTAÇÃO CONTROLE
PLANO DE CURSO Nível e características dos alunos Carga horária Objetivos Métodos Avaliação
PLANEJAMENTO DE UNIDADE Apresentação –Exposição do tema –Diálogo com o aluno Desenvolvimento –Texto –Trabalho em grupo Integração –Resumo –Relatório oral Avaliação
PLANEJAMENTO DE AULA Motivação Comunicação Tema central Conteúdo Objetivos Procedimentos Recursos Situações de avaliação
BOM PLANEJAMENTO DE ENSINO Para evitar rotina Para evitar improvisação Elaborado em função das necessidades dos alunos Flexível
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDO Validade Significação Utilidade Viabilidade Flexibilidade Possibilidade de elaboração pessoal
TÉCNICAS E OBJETIVOS OBJETIVO EDUCACIONALTÉCNICAS MAIS ADEQUADAS TRANSMITIR INFORMAÇÕESAULA EXPOSITIVA INSTRUÇÃO PROGRAMADA CONSEGUIR QUE ALUNOS EXPRESSEM OPINIÕES PERGUNTAS E RESPOSTAS TRABALHO EM GRUPO SOLUÇÃO DE PROBLEMASTÉCNICA DE SOLUÇÃO TÉCNICA DE PROJETOS DESENVOLVER CAPACIDADE ANALÍTICA ESTUDO DIRIGIDO TRABALHO EM GRUPO DESENVOLVER CAPACIDADE DE VERBALIZAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS TRABALHO EM GRUPO FORMAR CONCEITOSINSTRUÇÃO PROGRAMADA FICHAS DIDÁTICAS DESENVOLVER CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTOS ESTUDO DIRIGIDO
RECURSOS Visuais –Projeção –Gráficos –Cartazes –Mapas –Gravuras –Fotos Auditivos –Gravações –Rádio Audiovisuais –Cinema –Tv
AVALIAÇÃO Diagnóstica –Nível de conhecimento, habilidades e atitudes Controle –Replanejamento Classificação
PROVAS Objetivas –Verdadeiro-falso –Associação –Lacuna –Identificação –Ordenação Subjetivas –Redação –Pergunta-resposta –Estímulos verbais –Situação-problema