DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
SEMINÁRIO.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Relacionamento professor-aluno e os procedimentos de ensino
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Aprendizagem Significativa: como promover a aprendizagem através da preparação de aulas significativas? A importância da aprendizagem deve ser maior que.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
RECURSOS DIDÁTICOS.
Quando falamos em aprender...
Tipos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
Avaliação Educacional
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Metodologia de Ensino e Extensão
MODALIDADES DIDÁTICAS
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
O aluno elaborando conceitos
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE Profa. Ma. Gabriela Rodrigues Zinn
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
CEAP Prof.ª Erika Figueira
Procedimentos de Ensino
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
Como elaborar um plano de aula
Práticas Educativas em Saúde
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
GMPE - AULA 08.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Planejamento de Ensino
Elaboração Plano de aula
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Recursos de Ensino. 1 – O que são recursos de ensino? São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno.
Introdução à Didática 1.
Método de Ensino.
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Trabalho de Didática Métodos de Ensino.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA GERAL

O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)

PLANEJAMENTO ORIENTAÇÃO CONTROLE

PLANO DE CURSO Nível e características dos alunos Carga horária Objetivos Métodos Avaliação

PLANEJAMENTO DE UNIDADE Apresentação –Exposição do tema –Diálogo com o aluno Desenvolvimento –Texto –Trabalho em grupo Integração –Resumo –Relatório oral Avaliação

PLANEJAMENTO DE AULA Motivação Comunicação Tema central Conteúdo Objetivos Procedimentos Recursos Situações de avaliação

BOM PLANEJAMENTO DE ENSINO Para evitar rotina Para evitar improvisação Elaborado em função das necessidades dos alunos Flexível

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDO Validade Significação Utilidade Viabilidade Flexibilidade Possibilidade de elaboração pessoal

TÉCNICAS E OBJETIVOS OBJETIVO EDUCACIONALTÉCNICAS MAIS ADEQUADAS TRANSMITIR INFORMAÇÕESAULA EXPOSITIVA INSTRUÇÃO PROGRAMADA CONSEGUIR QUE ALUNOS EXPRESSEM OPINIÕES PERGUNTAS E RESPOSTAS TRABALHO EM GRUPO SOLUÇÃO DE PROBLEMASTÉCNICA DE SOLUÇÃO TÉCNICA DE PROJETOS DESENVOLVER CAPACIDADE ANALÍTICA ESTUDO DIRIGIDO TRABALHO EM GRUPO DESENVOLVER CAPACIDADE DE VERBALIZAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS TRABALHO EM GRUPO FORMAR CONCEITOSINSTRUÇÃO PROGRAMADA FICHAS DIDÁTICAS DESENVOLVER CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTOS ESTUDO DIRIGIDO

RECURSOS Visuais –Projeção –Gráficos –Cartazes –Mapas –Gravuras –Fotos Auditivos –Gravações –Rádio Audiovisuais –Cinema –Tv

AVALIAÇÃO Diagnóstica –Nível de conhecimento, habilidades e atitudes Controle –Replanejamento Classificação

PROVAS Objetivas –Verdadeiro-falso –Associação –Lacuna –Identificação –Ordenação Subjetivas –Redação –Pergunta-resposta –Estímulos verbais –Situação-problema