Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Dois modos de ler a Bíblia.
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A necessidade de nascer de novo
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
O Positivismo.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
A Identidade da minha Escola
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
A atitude e a experiência filosófica
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
HISTÓRICO DA GINASTICA
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?
Metodologia Científica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Soma correta: 22 Prova 1 – Conhecimentos Gerais
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
A Psicologia ou as Psicologias
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Prof. José Roberto Medina
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Luiz Sanches Neto Leandro Pedro de Oliveira Luciano Nascimento Corsino
SITUAÇÕES.
O Positivismo.
3º Momento Resultados Simare 2014
Gestão de Pessoas.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A natureza do desejo - Osho
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
02 de janeiro de 2015 O que é felicidade? “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a.
Émile Durkheim.
Atividades econômicas
Entrevista Motivacional
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade Educação Física Ensino Fundamental, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Estamos inseridos numa sociedade fundamentada nos valores do capitalismo. Na qual a lógica do mercado é o consumo, cuja preocupação está em fixar indústrias pautadas no lucro e criar meios que tornem a vida moderna mais confortável. (1) Fontes: https://arcowebarquivos.s3.amazonaws.com/imagens/79/24/arq_7924.jp; http://fansofdavid.com/wp-content/uploads/2014/06/guy_shopping_hg_clr.gif; http://growabrain.typepad.com/growabrain/images/shopping_bags.gif; http://www.1papacaio.com.br/modules/Cliparts/gallery/cliparts_variados/roupas/bolsas/sacola002.gif; http://www.1papacaio.com.br/modules/Cliparts/gallery/cliparts_variados/roupas/bolsas/sacola003.gif; Acesso em 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade . Com a suposta intenção de “melhorar a vida” das pessoas, surgem produtos variados – desde alimentos até as intervenções cirúrgicas – que visam a correção de supostas imperfeições. (1) Agora, vamos começar nosso passeio para compreender a realidade da ginástica na sociedade. Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, http://img02.deviantart.net/666e/i/2009/157/d/e/test_1_by_wangler.jpg; https://tyquel.files.wordpress.com/2011/08/caric_magra-palito.jpg; http://1.bp.blogspot.com/-TabKXa2lVX0/UW1NYqYgzQI/AAAAAAAAAUo/HvPuTSkLTuw/s1600/seta+animada+gif+gr%C3%A1tis.gif; http://i.imgur.com/di8Vexk.jpg; http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/817926/gd/133406716917/Seios-as-novas-armas-de-distracao-macica.jpg; http://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/alimento-transgenico.jpg; http://malharbem.com.br/wp-content/uploads/2014/02/anabolizantes3.jpg; http://www.jogosdecirurgia.co/wp-content/thumbs/eyesurgery.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vivemos numa sociedade em que tudo o que está ao nosso redor interfere, em nossos pensamentos e nossas ações. Somos sobrecarregados de informações que nos influenciam, e isso se reflete no modo como nos relacionamos no mundo. (1) Fontes: https://salaaberta.files.wordpress.com/2013/04/jovem-dentro-midia.png; http://www.jessegray.notts.sch.uk/_site/data/files/images/C331A550979F97C48D5D74A0279E8927.gif; http://365psd.com/images/previews/eb0/male-vector-character-with-jeans-and-blue-shirt-25874.jpg; http://www.festivaldivokavoda.sk/data/Casual_Girl_Character_Preview.jpg; http://www.coxinhanerd.com.br/wp-content/uploads/2013/07/Help-blogueiro-Redes-sociais.png; http://www.futebolpiada.com.br/wp-content/uploads/2013/04/gol_sem_angulo.gif; http://www.freevectors.me/wp-content/uploads/2013/08/Afro-American-Girl-Vector-Character.jpg; http://static.vectorcharacters.net/uploads/2013/04/Boy_Vector_Character_with_Bag_and_Notepad_Preview.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A padronização do consumo, que determina vontades e vaidades, faz com que o ser humano perca uma das características fundamentais que é a sua singularidade. (1) Fontes: http://midias.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2014/12/24/marquezine__1_-1557893.jpg; http://cdn.mundodastribos.com/702234-Cirurgia-pl%C3%A1stica-para-afinar-nariz-3.jpg; http://sessao.tv.br/wp-content/uploads/2013/07/nariz-pl%C3%A1stica-modelar-rinoplastia-famosas-atriz-quem-fez-como-ficou-antes-depois-fernanda-souza.jpg; http://www.musicaparamusica.com.br/media/_images/rs_600x381-140730083935-Eliana_.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. As supostas imperfeições são alvo de enormes investimentos da indústria de cosméticos e das academias, que criam variados artefatos, cada vez mais sofisticados com o objetivo de adaptar os corpos às exigências da sociedade. (1) Fontes: http://lh5.ggpht.com/_BJo2sJZzI3g/Stj0q5EpErI/AAAAAAAAK14/xM7NLTJwPCM/s400/exercicio.gif; http://www.artigos.me/wp-content/uploads/2012/03/jogos-de-academia-300x209.jpg; http://www.gifs-animados.net/esportes/esporte231.gif; http://3.bp.blogspot.com/-oBTue2SKU-s/U_8gwd6RSeI/AAAAAAAAQa4/Ja2bzsxnfxc/s1600/body_gym_eyragues.gif; http://jacbetobiloia.zip.net/images/e_musculacao01.gif; http://www.gifmania.co.uk/People-Animated-Gifs/Animated-Men/Muscled-Men/Man-lifting-weights-49468.gif; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vamos refletir! Será que atingir o corpo “ideal” ditado pela mídia é fácil? Que motivos nos levam a mudar a própria aparência? Até que ponto essa vontade de mudar é movida por vaidade própria? (1) Fonte: http://365psd.com/images/previews/eb0/male-vector-character-with-jeans-and-blue-shirt-25874.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A imagem do corpo “ideal”, desejada por algumas pessoas, está baseada exclusivamente na aparência e, para reforçar essa ideia, há várias personalidades famosas na mídia que têm a sua imagem intensa e constantemente veiculada como modelo de “corpo perfeito”. (1) Fonte: http://www.starslife.ru/wp-content/uploads/2014/08/cristiano-ronaldo-goes-shirtless-displays-his-totally-ripped-abs-for-mens-health-04.jpg; http://magazines.famousfix.com/tpx_41914525/mens-health-magazine-united-states-april-2015/; http://corpoacorpo.uol.com.br/arquivosold/nutricao-saude/263/imagens/capa.jpg; http://s2.glbimg.com/ZqY0AsHPNhJIe69cU2YWqodZhVw=/620x0/s.glbimg.com/jo/eg/f/original/2013/02/05/sabrina.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Para alcançar os “contornos corporais ideais”, é preciso muita “malhação” e sacrifícios, o que faz com que algumas pessoas travem “batalhas” incessantes e incansáveis com a balança, com o espelho, com dietas e os exercícios físicos, sem contar com as dolorosas incisões cirúrgicas, para aqueles com possibilidades financeiras que buscam resultados mais rápidos. (1) Fonte: http://previews.123rf.com/images/dedmazay/dedmazay1209/dedmazay120900026/15143738-A-man-on-a-treadmill-illustration-Stock-Vector-treadmill-cartoon-running.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Mas afinal, o que significa o termo mídia de massa? Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Mas afinal, o que significa o termo mídia de massa? Giddem (2005, p. 367) esclarece que o significado de mídia de massa é decorrente do fato desse tipo de mídia alcançar uma quantidade enorme de pessoas. Assim, jornais, TV, revistas, internet, rádio, são alguns exemplos de mídia de massa que influenciam a opinião, atitudes e comportamentos da maioria da população. (1) Fonte: http://www.agenciajovem.org/wp/wp-content/uploads/2012/05/midia.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Tudo isto é criado com a intenção de vender mais, criando falsas necessidades de consumo em uma grande parcela da população. Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, http://img.freepik.com/free-photo/brunette-woman-character_23-2147502479.jpg?size=338&ext=jpg; http://img.eumaquio.com/2010/10/elser51.jpg; http://www.davesergeant.com/qrp/plasma.gif; http://iacom.s8.com.br/produtos/01/00/item/122176/5/122176581_1GG.jpg; http://i.ytimg.com/vi/14cfTvG2_iE/maxresdefault.jpg; http://www.picgifs.com/graphics/r/radio/graphics-radio-486442.gif; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Como vimos até aqui, existe uma séria preocupação com o corpo. Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Como vimos até aqui, existe uma séria preocupação com o corpo. Você já parou para pensar se essa é uma preocupação que surgiu apenas no século XX e início do século XXI? Se voltamos um pouco na história, vamos observar que esta não é uma preocupação tão nova assim. Fique esperto! Fonte: https://www.seoclerk.com/pics/trade1977-1b4ttH1399990549.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Por volta do século XVII até a segunda metade do século XVIII, valorizava-se a “imobilidade corporal”. Esta era necessária e diferenciava a aristocracia e a burguesia da classe trabalhadora; O corpo deveria exibir um aspecto firme, no qual o modelo ideal era o “retilíneo”. Para atingir esse modelo, os espartilhos eram artefatos amplamente utilizados entre as damas da sociedade aristocrata e burguesa. (1) Fonte: http://novalimaperfil.com.br/site_nlperfil/images/stories/edicao_12/comport2.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Rousseau somou-se a pessoas especializadas e importantes dessa época, como médicos e pedagogos, que questionaram e criticaram o uso de espartilho, objeto tão prestigiados pelas mulheres. Essas críticas foram fundamentais para derrubar a utilização desse objeto, considerado uma "prensa de corpos". (FONTANEL apud SOARES, 2003, p. 82). (1) Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-3rSvxHTTAPA/VS0ERIiWPrI/AAAAAAAABEg/wDmI0ALJpI0/s1600/Jean-Jaques-Rousseau.png; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A partir desses questionamentos, os estudos de Soares revelam que Georges Demeny (1850-1917), biólogo e pedagogo francês, afirmava a importância de “hábitos saudáveis” e estes deveriam ser desenvolvidos por meio de exercícios físicos adequados e bem dosados, desde a infância. Pois acreditava que quanto mais cedo se iniciasse nessa “arte fundada sobre a ciência do movimento”, mais eficientes seriam seus resultados (SOARES, 2003, p. 83). (1) Fonte: http://digital-art-gallery.com/oid/112/1600x735_19412_Lea_3d_cartoon_girl_woman_character_picture_image_digital_art.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Mas qual é a relação disso tudo, especificamente, com a ginástica? Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Mas qual é a relação disso tudo, especificamente, com a ginástica? Podemos dizer que há uma íntima relação entre todos esses aspectos destacados anteriormente, pois era por meio de exercício físico e da ginástica que se modelava o corpo. (1) Fontes: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/30/95/ee/3095eed898e0a2b03966e6fea3788f2a.jpg; http://digital-art-gallery.com/oid/112/1600x735_19412_Lea_3d_cartoon_girl_woman_character_picture_image_digital_art.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vamos fazer um recorte histórico, considerando o século XIX e a Europa marcada pelo processo fabril. Com isto, ocorre uma redefinição nos padrões estabelecidos em relação à sociedade, ao trabalho e ao homem; Em meio ao processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores, como: doenças; alto índice de mortalidade; vícios posturais; vícios em geral. (1) Fontes: https://lh3.googleusercontent.com/-ds4OStb7lCY/TpscKJ0fE4I/AAAAAAAAKiA/XJnItlmsWVY/s217/doente1.gif; http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Qual seria então, o procedimento para que o trabalhador continuasse a desempenhar suas funções profissionais de forma adequada? A necessidade de desenvolver um mecanismo que contribuísse para essa finalidade manifestou-se na valorização da ginástica, no cenário da sociedade industrial, como atividade física que seria capaz de corrigir vícios posturais decorrentes das atitudes adotadas no trabalho. (1) Fontes: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Além disso, a ginástica e seus exercícios tinham um caráter disciplinador extremamente necessário à “ordem fabril” e à “nova sociedade industrial”. Os exercícios físicos, denominados de “métodos ginásticos, foram encarados de diferentes formas nos países da Europa, tais como: França, Suécia, Dinamarca e Alemanha. (1) Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; http://r2solucoesesportivas.com.br/website/wp-content/uploads/2014/07/ginastica_laboral.png; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. No início do século XIX, tivemos, na escola, as primeiras formas organizadas de exercícios físicos, denominados mais tarde de ginástica. O objetivo dessa atividade era a “educação do corpo”, para formar corpos com “porte rígido”, “reto” e uma “altivez de postura”. Para tanto, havia a preocupação com a técnica e com a repetição de movimentos. (1) Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Os estudos do corpo eram voltados para conhecê-lo biologicamente, buscava-se estudá-lo em aspectos como: a anatomia, a fisiologia, a mecânica e a termodinâmica. No entanto, havia a necessidade de organizar rigorosamente os exercícios físicos, pois estes eram instrumentos importantes que contribuíam para uma maior eficiência no trabalho. (1) Fonte; https://prezi.com/c6ysqoixljeu/ginastica-moderna-os-metodos-ginasticos-europeus/; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Estamos nos referindo aos aspectos da ginástica na Europa, mas como esse processo de inserção da ginástica se deu no Brasil? (1) Fonte: http://www.gifsdahora.com.br/gifs_path/4886/menino_dentinho/; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. No Brasil, houve forte influência do processo de industrialização e a implantação da ginástica foi muito semelhante ao que ocorreu na Europa. Foi a partir “dos conhecimentos e das teorias” construídas na Europa, que, no Brasil, os médicos reorganizaram um novo modelo de ginástica para a população brasileira. (1) Fontes: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/30/95/ee/3095eed898e0a2b03966e6fea3788f2a.jpg; http://www.treinamentoempresarial.net.br/wp-content/uploads/2013/02/Bola-2.gif; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Você sabe o que significa o pensamento médico higienista? Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. O “pensamento médico higienista” passou a organizar a escola como todo, desde a sua arquitetura até o conteúdo curricular, tudo minuciosamente pensado, tempo, espaço e alimentação. (SOARES, 2001, p. 77). (1) Você sabe o que significa o pensamento médico higienista? Fonte: http://www.gifsdahora.com.br/gifs_path/4886/menino_dentinho/; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Movimento médico higienista Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Movimento médico higienista "(...) movimento social que envolveu intelectuais de diversas áreas, tais como: Medicina, Engenharia, Arquitetura, Educação, Educação Física e outras, que tinham como objetivo promover novos hábitos saudáveis para o aprimoramento da saúde individual e coletiva. Esse movimento surgiu em um contexto de crescimento do capitalismo industrial, manufatura e grande indústria, na Inglaterra, França e Alemanha". (GONZÁLEZ apud SEED – PR, 2007)

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Ginástica Escola O movimento médico higienista tinha interesses ideológicos em tornar a ginástica conteúdo escolar, pois por meio da escola seriam atendidas as exigências das novas demandas sociais e históricas. (1) Fonte: http://digital-art-gallery.com/oid/112/1600x735_19412_Lea_3d_cartoon_girl_woman_character_picture_image_digital_art.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Os exercícios físicos ganharam espaço nas escolas brasileiras, pois se configuravam como elementos significativos que contribuíam para a “nova ordem em formação”, cuja importância estava em disciplinar o espírito, o corpo e a moral. Essas novas demandas advinham com o surgimento do capitalismo. (1) Fontes: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Para tanto, a disciplina ministrada na escola era denominada de ginástica e trabalhava apenas com seus métodos ginásticos. Podemos perceber, ao longo da história da ginástica, que a preocupação com as “formas modelares de educar e cuidar do corpo” não é algo novo. Algumas vezes essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos, dependendo das intenções ideológicas que estão em jogo. (1) Fontes: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. O poder da mídia nos leva a procurar artifícios, como se fosse operar verdadeiros milagres em nosso corpo, a fim de termos contornos corporais ideais. (1) Fontes: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Fique atento! É importante refletirmos sobre as nossas atitudes, não só em relação à ginástica, mas também a qualquer atividade física, antes de aderirmos ingênua ou cegamente aos apelos da mídia. (1) Fonte: http://digital-art-gallery.com/oid/112/1600x735_19412_Lea_3d_cartoon_girl_woman_character_picture_image_digital_art.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. É importante considerar que existem aspectos positivos quando estamos praticando a ginástica; Mas tão importante quanto praticar a ginástica é refletir se esta atividade nos traz prazer e satisfação. (1) Fontes: http://1.bp.blogspot.com/_DmsXEsFlpa0/TD4XdwQtmmI/AAAAAAAAAB8/Dpj5Qc4Yuao/s320/Rodofort+Produ%C3%A7%C3%A3o+(31).JPG; http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/75010.jpg; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7775/imagens/imagem01.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. É importante considerar que cada um de nós traz consigo as suas histórias individuais e essas precisam ser respeitadas. Além disso, precisamos estar alertas para não cairmos nos apelos intencionais da mídia na busca por um corpo perfeito. (1) Fonte: http://digital-art-gallery.com/oid/112/1600x735_19412_Lea_3d_cartoon_girl_woman_character_picture_image_digital_art.jpg; Acesso em: 20 Jul. 2015.

EXTRA Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. EXTRA A turma deverá ser dividida em grupos e elencar as variações de ginástica que podemos encontrar atualmente; Cada equipe será responsável por pesquisar uma dessas variações de ginástica. O objetivo é elencar as variações de ginástica que podemos encontrar atualmente. Cada grupo irá demostrar os exercícios de cada uma delas.

Pesquisa de campo Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Pesquisa de campo A Ginástica pode ser praticada nas praças, academias, escolas, entre outros lugares. Que tal sabermos dos seus praticantes o que eles buscam por meio da ginástica?! Vamos estruturar um modelo de questionário e ir à campo!!! Em seguida, tabular os dados para serem analisados. Depois dessas etapas, responda: O que foi possível concluir?

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. HORA DO DEBATE! A prática da ginástica de academia no modelo contemporâneo não seria uma herança da ideia de “educar e cuidar do corpo” tratada no século XIX? (1) Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-kchjBEnhQFk/TfJO1nCCJcI/AAAAAAAAAAM/UKbQFKZCwQI/s320/terapia_grupo.png; Acesso em: 20 Jul. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Não esqueçam de registrar com fotos e filmagens a construção da sequência coreográfica dos grupos! Divulguem, também, o processo de construção do conhecimento: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campo; Coleta de dados e análise dos resultados, destacando as dificuldades, os avanços e a compreensão das equipes sobre a realidade da ginástica na sociedade. Mãos à obra! Fonte: <http://3.bp.blogspot.com/-kchjBEnhQFk/TfJO1nCCJcI/AAAAAAAAAAM/UKbQFKZCwQI/s320/terapia_grupo.png> < http://www.rededeempreendedores.com/wp-content/uploads/2015/03/redes-sociais.png> Acesso em: 12 Jun. 2015.

Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Referências PARANÁ, SEED. Educação Física. Livro Didático Público. Curitiba. PR, 2007. Sites: Disponíveis nos hiperlinks. Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-kchjBEnhQFk/TfJO1nCCJcI/AAAAAAAAAAM/UKbQFKZCwQI/s320/terapia_grupo.png; Acesso em: 20 Jul. 2015.