MEDIUNIDADE na saúde mental CECC Rui Marta MEDIUNIDADE OU ESQUIZOFRENIA? FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Psicologia Clínica EXPERIÊNCIA/OCUPAÇÃO PROFISSIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guerra espiritual em missões
Advertisements

O caso Schereber Daniel Paul Schereber..
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
«Em verdade, em verdade te digo:
Fase em que o jovem não é nem criança, nem adulto
Mediunidade na infância
Um subgrupo da depressão
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
SEMIOLOGIA Ciência dos signos.
O pensador da ética: Nietzsche e a Moral
ESQUIZOFRENIA.
Classificação dos Transtornos Mentais
SÓCRATES E PLATÃO.
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
ESQUIZOFRENIA.
ESQUIZOFRENIA.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
OBSESSÃO E DESOBSESSÃO
COMPLEXOS E A MEDIUNIDADE
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
MARCA - DISCERNIMENTO MATEUS
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
QUESTÕES DISCIPLINARES
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
A CASA DO AMOR.
Transtorno ou doença mental
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
UM PODEROSO REMÉDIO "A fé é um remédio poderoso." Esse é o título de um artigo publicado na revista seleções de março de 2000, escrito por Phyllis Mcintosh.
Reencarnação e transformação íntima
Evangelização e família
Agrupamento de Escolas de Mértola Ano Letivo
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Jesus ama a sua família Série: Eu vivo pela minha família.
Heloine Pereira Grazi Corcine Joana Ribeiro Mario
A VERDADEIRA BELEZA Paulo Roberto Gaefke.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
Funções Cognitivas e Envelhecimento
AS EMOÇÕES.
Curso de Filosofia Espírita - I
PROFESSORA: Luciana Monteiro DISCIPLINA : Psicopatologia
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
OBSESSÃO E DESOBSESSÃO
9ª AULA DATA:10/05/2015 ASSUNTO: A Pérola de Grande Valor.
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
VACINAS CONTRA DEPRESSÃO A depressão traz sérios prejuízos para a vida social e espiritual do ser humano.
Psicopatologia do trabalho
ESQUIZOFRENIA.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
“Os que encarnam numa mesma família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que.
Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes
ESQUIZOFRENIA Infantil
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Introdução O espiritismo tem importância fundamental na manutenção do equilíbrio orgânico, pois a medida que o estado de espírito.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” João
Esquizofrenia.
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

MEDIUNIDADE na saúde mental CECC Rui Marta MEDIUNIDADE OU ESQUIZOFRENIA? FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Psicologia Clínica EXPERIÊNCIA/OCUPAÇÃO PROFISSIONAL Psicólogo clínico CASA ESPÍRITA QUE REPRESENTA Centro Espírita Casa do Caminho Presidente “ “

MEDIUNIDADE Ou Esquizofrenia CECC Lisboa MEDIUNIDADE OU ESQUIZOFRENIA Rui Marta

Aspetos epidemiológicos  cerca de 1% da população;  parte final da adolescência ou no início da vida adulta;  entre os 15 e os 25 anos de idade; Lewine Esquizofrenia, cap. 1 citado por Pedro Afonso  entre os 25 e os 30 anos de idade. Esquizofrenia

EtiologiaEsquizofrenia  É uma doença complexa, não existindo uma causa mas provavelmente várias que concorrem entre si para o seu aparecimento. Pedro Afonso Esquizofrenia, cap. 1

Sintomas Pedro Afonso Esquizofrenia, cap. 1 Esquizofrenia  Apresenta um conjunto de sintomas bastante diversificado, sendo por vezes de difícil compreensibilidade. Estes sintomas envolvem aspetos ligados: ao pensamento (forma e conteúdo), ao pensamento (forma e conteúdo), à perceção, à perceção, ao rendimento cognitivo, ao rendimento cognitivo, à afetividade, à afetividade, ao comportamento, ao comportamento, conduzindo a défices nas relações interpessoais e a uma perda de contacto com a realidade.

Delírios Pedro Afonso Esquizofrenia, cap. 1 Esquizofrenia  “Ando a ser perseguido pela polícia secreta, eles acham que eu sou o responsável pelas guerras no mundo.”  “Eu tenho uma missão, que é a de salvar o mundo do mal e do pecado.”

Alucinações Pedro Afonso Esquizofrenia, cap. 1 Esquizofrenia  “Vale mais é acabares com a tua vida de uma vez por todas, tu não vales nada.”  “Pega fogo na casa, que aquilo está impestado de diabos lá dentro, pega fogo antes que eles te ataquem.”

Diagnóstico  Só pode ser feito pelas manifestações clínicas da doença. Esquizofrenia Pedro Afonso Esquizofrenia, cap. 1

Quadro psicótico Jorge Andréa Visão espírita nas distonias mentais, cap. 3 Esquizofrenia  A esquizofrenia ocupa a grande cota das manifestações psicóticas.  Consideramos as psicoses como autênticas doenças da alma ou espírito, em severas respostas cármicas, quase sempre demarcando toda a jornada carnal, apesar da terapêutica ao nosso alcance.

Etiologia espiritual Esquizofrenia  A esquizofrenia, na essência, decorre de transformações de caráter negativo no quimismo da vida cerebral. Esse problema, no entanto, procede da vida espiritual. Antes do processo reencarnatório, transferimos conosco para o mundo espiritual o problema da culpa que tenhamos instalado dentro de nós. Chico Xavier Lições de sabedoria, cap. 10 Marlene Nobre

Etiologia espiritual Esquizofrenia Muitas vezes, sofremos condições de vida que podemos chamar de vida purgatorial no outro mundo, mas somos devolvidos à Terra mesmo aos núcleos habitacionais em que as nossas culpas foram adquiridas e muitas vezes trazemos conosco o problema da esquizofrenia. Chico Xavier Lições de sabedoria, cap. 10 Marlene Nobre

Etiologia espiritual Chico Xavier Lições de sabedoria, cap. 10 Marlene Nobre Esquizofrenia Quando o processo de esquizofrenia está muito violento ele se manifesta na própria criança, mas, na maioria dos casos, a esquizofrenia aparece depois da puberdade ou logo após a maioridade física da criatura. É um problema decorrente de nossos débitos, no campo espiritual de nossas vidas.

Etiologia espiritual Chico Xavier Jesus em nós Esquizofrenia (…) a esquizofrenia é o homicida que se fez suicida, porque o complexo de culpa é tão grande, o remorso é tão terrível que (…) o quimismo do cérebro se modifica, (…) refletindo-se na própria vida física da criatura durante algum tempo ou muito tempo.

Mediunidade x Perturbação mental Ronald Laing Os místicos e os esquizofrénicos encontram-se no mesmo oceano; enquanto os místicos nadam, os esquizofrénicos afogam-se. Subjetividade vivencial

Mediunidade x Perturbação mental Semelhanças Ter visões e escutar vozes são consideradas manifestações de mediunidade, mas também podem ser interpretadas como sintomas de esquizofrenia.

Mediunidade x Perturbação mental João Eduardo Vilela Jornal O Tempo publicado: Na psiquiatria, um paciente não é tratado como esquizofrénico somente por relatar ouvir vozes ou ter visões. Para que um caso seja diagnosticado como psicótico é preciso que a pessoa tenha outros sintomas, como falta de perceção de afeto e de contacto com as pessoas. Diagnóstico diferencial

Mediunidade x Perturbação mental Características que indicam maior chance de perturbação mental:  Sofrimento psicológico durante a experiência de ter visões ou de escutar vozes;  Duração longa e frequência alta das experiências;  Apresentar outras doenças como depressão e síndrome do pânico. Adair Menezes Júnior Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) Universidade Federal de Juiz de Fora Perturbação mental

Mediunidade x Perturbação mental Características que podem indicar casos mediúnicos:  Ausência de prejuízos sociais e ocupacionais em função da experiência;  Perceção crítica e controle sobre a vivência;  Ter uma experiência que seja compatível com a perceção do seu grupo social ou religioso;  Apresentar um crescimento pessoal e demonstrar uma atitude de solidariedade com os outros. Adair Menezes Júnior Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) Universidade Federal de Juiz de Fora Mediunidade