Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2016 Energia: Soluções Sustentáveis MARIA EMÍLIA CAIXETA MAIRY BARBOSA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL URBANA Profª. Msc. Leila Queiroz BRASÍLIA - DF 2010 Fontes Alternativas de Energia.
Advertisements

Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
ENERGIA SOLAR.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
ELETRÔNICA x ELETROTÉCNICA. ELETRÔNICA É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO NAMIBE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS INTRODUÇÃO As acções no Âmbito de Energia eléctrica desenvolvida.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
História das células a combustível
A R ELAÇÃO ENTRE H OMEM E M EIO A MBIENTE NO DECORRER DA H ISTÓRIA. ATUALIDADE UEG-UNUCSEH Matéria: Gestão Ambiental Professor: Carlos William Acadêmicos:
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Ciências Naturais – 8.º ano
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
Energia: tecnologia e desenvolvimento sustentável II.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
(Aspectos técnicos e econômicos)
VEICULO DE CARGA URBANO SUSTENTÁVEL LOGÍSTICA REVERSA E GESTÃO DE TRANSPORTES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
João Carlos de Souza Meirelles Secretário São Paulo e o setor energético.
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Produção industrial dos principais
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
Elaboração de Projeto de Pesquisa
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Tipos de energia Nomes: Laura Dias e João Emanuel M. Simon Turma: 501
Transcrição da apresentação:

Prêmio Arcelor Mittal de Meio Ambiente 2016 Energia: Soluções Sustentáveis MARIA EMÍLIA CAIXETA MAIRY BARBOSA

Prêmio 2016 Investigar e conhecer aspectos relacionados à busca de soluções energéticas sustentáveis

Objetivo Provocar os professores a auxiliarem os estudantes a pensar desafios e propor soluções no campo da energia, sejam para formas alternativas de energia, para produtos mais sustentáveis, para uso na indústria etc.

4  Sugestão recorrente nos relatórios de avaliação  Relevância mundial  2014 e 2024 é a “Década da Energia Sustentável para Todos” instituída pela ONU Justificativa do tema

Metas a serem cumpridas até 2030  Acesso universal a serviços modernos de energia;  Dobrar o índice global de melhora da eficiência energética;  Ter o dobro de energia renovável no mundo.

Ideias chave de energia A energia não surge do nada Sempre que a usamos, estamos na verdade usando um dispositivo que a transforma de um tipo em outro

Ideias fundamentais Conservação: Quantidade abstrata, mas que pode ser calculada, mantendo-se constante em toda a transformação. A quantidade total de energia no Universo é a mesma e só pode ser transformada Transformação: A energia não pode ser criada, nem destruída. Degradação: Embora se conserve, vai perdendo a capacidade de ser transformada porque parte se perde na forma de calor. Armazenamento: potencial gravitacional (associada a elevação); química (ligações/reações) e elástica (deformação de materiais) Fluxo ou transferência: forma de calor, trabalho mecânico, elétrico e radiação

Contextos Usinas de eletricidade Ciclos de energia nos processos naturais Conceitos disciplinares  Biologia: fluxo de energia sol e terra, fotossíntese, respiração, decomposição...  Química: reações e ligações  Física: fenômenos luminosos, elétricos, térmicos

Como a energia se manifesta (transforma)  Mecânica  Elétrica  Térmica  Luminosa  Química

10

Para pensar... Que áreas/disciplinas ou campos de conhecimento têm algo a dizer sobre energia? Que desafios temos que enfrentar em relação à energia? Como podemos buscar modos mais sustentáveis de viver ?

Sobre o material Não é didático, nem paradidático Apresenta a ciência por trás de cada tópico Traz questões teóricas/conceituais de forma mais aprofundada para auxiliar na compreensão Apresenta sugestões de projetos por meio de questões provocadoras/motivadoras Sugere recursos como experimentos, vídeos, etc. Contém um seção Para saber mais para o aprofundamento do professor

Aspectos tratados no material pedagógico 1. Energia nos alimentos; 2. Energia dos combustíveis; 3. Energia na iluminação; 4. Produção de energia: hidrelétricas; 5. Produção de energia: termoelétricas; 6. Fontes alternativas de energia: solar; 7. Fontes alternativas de energia: eólica; 8. Energia móvel: pilhas e baterias; 9. Energia em casa: uso doméstico.

Como a energia é armazenada nos alimentos? Como podemos determinar a quantidade de energia liberada em um alimento? Todo tipo de alimento fornece a mesma quantidade de energia? O que é caloria? Como construir um instrumento para determinar a energia dos alimentos? Como podemos saber a energia que um alimento contém pela análise do rótulo? Como nosso corpo gasta energia dos alimentos? Como escolher os alimentos de forma a termos uma alimentação saudável? É possível transformar restos de alimentos em energia? 1. Energia nos alimentos

Alimentos mais e menos calóricos ou energéticos Dietas alimentares: rótulos, cálculos de ingestão e de consumo Saúde e qualidade de vida Calorímetros Transformação dos alimentos e transformação de energia Reações químicas e energia nas ligações Reações endo e exotérmicas Calorimetro e vela de banana 1min49s. Conteúdos associados

2. Energia dos combustíveis Principais combustíveis: fósseis e renováveis Como funciona uma refinaria de petróleo? Por quanto tempo teremos petróleo? Quanta área plantada com cana substitui todo o uso de gasolina por álcool? Quando vale a pena, financeiramente, utilizar o álcool etílico como combustível? Como funciona um biodigestor? Como podemos obter energia a partir do lixo? Em que lugares, no Brasil e no mundo, a energia é produzida a partir do lixo? É possível termos um carro movido apenas a água? Combustão completa e incompleta, 6min23s.

3. Energia na iluminação Qual tipo de lâmpada é mais eficiente energeticamente: incandescente, fluorescente ou LEDs? Por que não podemos descartar lâmpadas fluorescentes no lixo comum? Como elas podem ser recicladas? Como a iluminação se desenvolveu ao longo do tempo? Como se pode fazer uma “lâmpada” de garrafa PET? Como ela funciona? Analisando a conta de luz: quanto da energia da sua casa é gasta com iluminação? Como alguns seres vivos, como vagalumes ou peixes que vivem no fundo do oceano, emitem luz? Pulseiras de luz 1min27s. pulseiras-de-luz/263http://pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/pilulas-de-ciencia- pulseiras-de-luz/263

4. Produção de energia: hidrelétricas Como funciona uma hidrelétrica? Como fazer um gerador de energia elétrica? Quais os impactos ambientais da produção de energia em uma hidrelétrica? Que países obtêm energia a partir de hidrelétricas? Quais são as usinas hidrelétricas em funcionamento no Brasil? Que tipo de profissionais trabalham em uma usina hidrelétrica? Como funciona uma usina hidrelétrica?, 2min4s Construção e o funcionamento de um gerador hidráulico (mini usina), 6min

5. Produção de energia: termoelétricas Como funciona uma usina termoelétrica? Quais os impactos ambientais da produção de energia em uma termoelétrica? Como funciona a chuva ácida? Que países obtêm energia a partir de termoelétricas? Quais são as usinas termoelétricas em funcionamento no Brasil? Que tipo de profissionais trabalham em uma usina termoelétrica? Como gerar energia só com água (gerador termoelétrico), 6min18s:

6. Fontes alternativas de energia: solar Como podemos construir um forno solar? Como podemos fazer um aquecedor de água solar caseiro? Como podemos fazer um purificador de água solar? destilador / dessalinizador? Como podemos fazer um carregador de celular com uma placa de painel fotovoltaico (mochila solar)? Como fazer fogo com água?, 2min: fogo-com-agua/ Forno solar com caixa de pizza?, 4min40s

7. Fontes alternativas de energia: eólica O que é energia eólica? Como funciona uma turbina? O Brasil produz energia eólica? Como podemos ver a direção do vento? E como podemos medir a sua velocidade? O que é um parque eólico? Quais as condições necessárias para a construção de um parque eólico? Onde estão localizados os parques eólicos no Brasil? E no mundo? Energia eólica no Brasil, 3min20s: Minigerador eólico, 3min: p2VQD2eNKh8PaxbFWGVW2ynYdSSMCgkAYFhqX9ZY8aLnJsTsj4-mNG_1SdbE0vC53ayQ

8. Energia móvel: pilhas e baterias Como podemos montar uma pilha com materiais caseiros? Como funciona uma pilha recarregável? Quais são os tipos mais importantes de pilhas e baterias? Quais baterias são usadas em carros elétricos? Quais são os impactos ambientais do descarte inapropriado de pilhas e baterias? É possível reciclar os materiais de pilhas e baterias? Como fazer bateria de latinha de alumínio, 5min: Como fazer lanterna com limão, 3min21s: fazer-lanterna-com-limao/

9. Energia em casa: uso doméstico O que é KWh? Que informações podemos tirar de uma conta de energia elétrica? Que aparelhos consomem mais energia em casa? Como funciona o relógio que mede o consumo de energia em casa? Quanto podemos economizar tirando aparelhos da tomada quando não estão em uso? Como funciona um chuveiro elétrico? O que acontece quando mudamos o seu ajuste de “inverno” para “verão”? Vídeo: Chuveiro esperto, 2min18s: Chuveiro cuja água muda de cor:

Referências Documentos oficiais BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, Livro para formação docente LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; LOUREIRO, Mairy Barbosa. Trilhas para ensinar ciências para crianças. Coleção Formação Docente. Editora Fino Traço: Belo Horizonte, Animações furnas -

Sites com experimentos e projetos de vários temas pontociência - manual do mundo - feira de ciências - Portal do Professor (MEC) - Ciência na mão - Química Nova na Escola - A arte de aprender brincando - Ciência Hoje para as Crianças - Canal do YouTube do GEPEC- USP -

Livros de experimentos Química na cabeça: experimentos espetaculares para fazer em casa ou na escola Alfredo Luis Mateus, editora UFMG, Química na cabeça 2: mais experimentos espetaculares para fazer em casa ou na escola Alfredo Luis Mateus, editora UFMG, Ciência na tela: experimentos no retroprojetor Alfredo Luis Mateus, Helder de Figueiredo e Paula e Débora D´Ávila Reis, editora UFMG, Manual do mundo: 50 experimentos para fazer em casa Alfredo Luis Mateus e Iberê Tenório, editora Sextante, Física mais que divertida: inventos eletrizantes Eduardo de Campos Valadares, editora UFMG, 3a edição, 2012.