ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
ISO Futura Diretriz Normativa de Responsabilidade Social
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
Meio ambiente e desenvolvimento
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
ISO 26000: Diretrizes de Responsabilidade Social
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Desenvolvimento sustentável
Meio Ambiente e Desenvolvimento
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
AGRONEGÓCIO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
ISO 26000: Conteúdo Lisangela da Costa Reis
Importância da Certificação
Teorias Modernas de Gestão
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Administração da Qualidade
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MEDITAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA ÉTICA EMPRESARIAL
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
PRINCÍPIOS DA DECLARAÇÃO DO RIO - 92
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Sistema de Gestão Ambiental
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Direito Ambiental.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conteúdo programático
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
C OMPILAÇÃO GERAL - O FICINA RS - P ARTE I TemaVotosOutros Práticas anticorrupção31 votos Due Diligence27 votos Uso sustentável de recursos26 votos Educação.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente

ee Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Práticas de trabalho

GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL Sistema pelo qual a organização toma decisões e as implementa Mecanismos formais (estruturas e processos definidos) e informais (emergem da cultura e valores) Estratégias, objetivos e metas Liderança: fundamental para GO eficaz Governança organizacional e responsabilidade social  Comprometimento da liderança e accountability  Criação de estratégias, objetivos e metas que reflitam seu compromisso com a responsabilidade social  Ambiente e cultura propícios à RS  Sistema de incentivos para o desempenho da RS  Uso eficiente de recursos (financeiros, naturais e humanos)  Oportunidade justa para ocupação de cargos de chefia por grupos sub-representados  Equilíbrio de necessidades da organização e das partes interessadas (contemplando as gerações futuras)  Processos de comunicação de via dupla com partes interessadas e negociação de conflitos  Estímulo à participação de todos os empregados nas atividades de RS  Acompanhamento da implementação das ações e accountability  Analisar periodicamente os processos de governança e proceder aos ajustes necessários

MEIO AMBIENTE Organizações devem adotar uma abordagem integrada que leve em consideração as implicações econômicas, sociais, na saúde e meio ambiente para reduzir os impactos ambientais Ref. Série ISO 14000, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Desafios atuais Exaustão dos recursos naturais, Poluição Mudanças climáticas Destruição de habitats naturais, extinção de espécies, colapso de ecossistemas Degradação dos assentamentos humanos, rurais e urbanos. Padrão de consumo e produção insustentáveis As questões ambientais em nível local, regional e global estão inter-relacionadas. Enfrentá-las exige uma abordagem abrangente, sistemática e coletiva.

MEIO AMBIENTE Organizações devem adotar uma abordagem integrada que leve em consideração as implicações econômicas, sociais, na saúde e meio ambiente para reduzir os impactos ambientais Ref. Série ISO 14000, Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Princípios Responsabilidade ambiental: responsabilidade pelos impactos ambientais causados por seu impacto no meio ambiente melhorando seu desempenho (incluindo esfera de influência) Princípio da precaução (Princípio 15 da Declaração do Rio ): “Onde existirem ameaças de danos graves ou irreversíveis ao meio ambiente ou à saúde humana, a falta de certeza científica absoluta não deve ser utilizada como razão para o adiamento de medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental ou danos à saúde humana. Ao considerar a relação custo-benefício de uma medida, recomenda-se que a organização considere os custos-benefícios de longo prazo de tal medida e não apenas custos de curto prazo”. Gestão de risco ambiental: programas para avaliar, evitar, reduzir e mitigar riscos e impactos ambientais (ex: conscientização, resposta à emergências) O poluidor pagador (Princípio16 Declaração do Rio) arcar e internalizar custo da poluição

Considerações sobre Meio Ambiente  Abordagem de ciclo de vida e  Avaliação de impacto ambiental  Produção mais limpa e eco eficiência (melhoria nas práticas de manutenção; modernização ou introdução de novas tecnologias ou processos; redução no uso de materiais e energia; uso de energia renovável; racionalização do uso da água; eliminação ou gestão segura de materiais e resíduos tóxicos e perigosos; e melhoria no design do produto ou serviço)  Abordagem de produto-serviço (Sistemas de produtos/serviços incluem leasing do produto, locação ou compartilhamento e pagamento por serviços)  Uso de tecnologias e práticas ambientalmente saudáveis  Práticas de compras sustentáveis (o desempenho ambiental, social e ético dos produtos)  Aprendizagem e conscientização Questões Prevenção da Poluição: emissões atmosféricas, descargas na água, gestão de resíduos, uso e descarte de produtos químicos tóxicos e perigosos Uso sustentável de recursos: eficiência energética, conservação, uso e acesso à água, eficiência no uso de materiais, minimização da exigência de recurso Mudança Climática: mitigação e adaptação (exemplos) Proteção do meio ambiente, biodiversidade e restauração de habitats naturais: valorização e proteção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, uso sustentável do solo e recursos naturais e desenvolvimento urbano e rural ambientalmente favorável

PRÁTICAS LEAIS DE OPERAÇÃO conduta ética nos negócios da organização com outras organizações. Refere-se às relações entre organizações e órgãos públicos, entre organizações e seus parceiros, fornecedores, empresas terceirizadas, clientes, concorrentes e as associações de que são membros. a promoção e o encorajamento de padrões de comportamento ético estão implícitos em todas as práticas leais de operação  Práticas Anti-corrupção  Envolvimento Político Responsável  Competição Leal  Promoção da RS na Cadeia de Valor  Respeito por Direitos de Propriedade Referência principal: Declaração Universal dos Direitos Humanos

Questões sobre Práticas Leais de Operação Anti-corrupção – Expectativas Identificação os riscos de corrupção e implementação de políticas e práticas de combate à corrupção e à extorsão; Apoio e treinamento de seus trabalhadores e representantes em seus esforços para erradicar o suborno e a corrupção, e dá incentivos ao seu progresso; Conscientização de empresas terceirizadas e fornecedores acerca da corrupção e de como combatê-la Trabalho para combater a corrupção estimulando aqueles com quem a organização opera a adotar práticas anticorrupção semelhantes. Envolvimento Político Responsável – Expectativas Organizações devem proibir uso indevido de influência e evitar comportamento como: manipulação, intimidação e coerção que podem minar processos de política pública Treinamento e conscientização de seus empregados e representantes acerca do comportamento responsável no envolvimento e contribuição com atividades políticas, e sobre como lidar com conflitos de interesse;

Questões sobre Práticas Leais de Operação Competição Leal – Expectativas Cumprimento das leis da concorrência evitando ser cúmplice em concorrência desleal, praticas de trust, dumping, fixação de preços e vantagens competitivas injustas (ex: exploração de situações de pobreza) Promoção da RS na Cadeia de Valor – Expectativas Integração de critérios éticos, sociais, ambientais e de igualdade de gênero, assim como de saúde e segurança, em suas políticas e práticas de compra, distribuição e contratação; Devida diligência e monitoramento apropriado em relação às organizações com que se relaciona Participação ativa na conscientização de organizações com que se relaciona sobre princípios e questões de responsabilidade social; Promoção do tratamento justo e prático dos custos e benefícios de implementar práticas socialmente responsáveis em toda a cadeia de valor; Respeito por Direitos de Propriedade – Expectativas Direito de Propriedade é reconhecido pela Declaração dos DH e inclui: propriedade física, intelectual e direitos morais

Obrigada! Ana Paula Grether Carvalho Coordenadora de Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras Expert do Grupo de Indústria Brasileira no WGSR