PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

O ser humano é um ser social
Psicologia das Relações Interpessoais
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
4º Planejamento Estratégico Espiritual
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Família Professor: Cordeiro.
Introdução da Comunicação Alternativa em Adulto com Deficiência Múltipla: Estudo de Caso Olivia Silva e Silva - Fonoaudióloga Dayanne Rezende Heitor de.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Modelo CBAM ( Concern Based Adoptions Model) Compreender as atitudes e competências dos professores.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
Teoria Geral de Sistemas
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
INE5408 Estruturas de Dados Estruturas de Dados básicas utilizando Vetores - Listas.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Fundamentos da Administração
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Ensino tradicional.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
COMUNICAÇÃO.
Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
A G ESTALT Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga / Psicopedagoga.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
ENCONTRO- Uma abordagem humanista Responder CEPES III Roberto F.C. Farias.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Certas idéias e significados pertinentes a algum locutor ou escritor. Certas idéias e significados pertinentes a algum locutor ou escritor. Alguma modalidade do processo físico de linguagem, utilizado para ser o canal de tais idéias e seus significados. Alguma modalidade do processo físico de linguagem, utilizado para ser o canal de tais idéias e seus significados. A mente de um receptor (intérprete). A mente de um receptor (intérprete).

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O sistema de comunicação só se concretiza, a partir de algum sistema de linguagem, representando um complexo de símbolos físicos. O sistema de comunicação só se concretiza, a partir de algum sistema de linguagem, representando um complexo de símbolos físicos. Entretanto, a comunicação humana para ser estudada, necessita do respaldo da filosofia, que lhe dá a relação entre “UM HOMEM E O OUTRO”, na transmissão de um entendimento entre ambos e do sentido e significado de suas palavras. Entretanto, a comunicação humana para ser estudada, necessita do respaldo da filosofia, que lhe dá a relação entre “UM HOMEM E O OUTRO”, na transmissão de um entendimento entre ambos e do sentido e significado de suas palavras.

FONTE RECEPTOR

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”. Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Para tanto, o autor propõe que o processo de comunicação seja estruturado com base em 5 etapas: Para tanto, o autor propõe que o processo de comunicação seja estruturado com base em 5 etapas: O EMISSOR OU FONTE: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O EMISSOR OU FONTE: é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: é o equipamento que liga a fonte ao canal. O TRANSMISSOR OU CODIFICADOR: é o equipamento que liga a fonte ao canal. O CANAL: é o espaço situado entre o transmissor e o receptor. O CANAL: é o espaço situado entre o transmissor e o receptor.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: é o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audição). O RECEPTOR OU DECODIFICADOR: é o equipamento que liga o canal ao destino. (ex: audição). O DESTINO: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada. O DESTINO: é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada.

a) Uma pessoa e outra -marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno. a) Uma pessoa e outra -marido e mulher, vendedor e comprador, professor e aluno. b) Entre membros de um grupo -pai, mãe e filhos, no lar; b) Entre membros de um grupo -pai, mãe e filhos, no lar; -professor e alunos, numa classe; -empregados e chefes, numa empresa. c) Entre grupos numa organização -os grupos de estudo numa classe; c) Entre grupos numa organização -os grupos de estudo numa classe; -os grupos de trabalho numa firma. O relacionamento interpessoal poderá ocorrer entre:

O Administrador eficiente tem de ser capaz de compreender e de lidar com os problemas econômicos e técnicos, mas precisa também ser capaz de compreender e de lidar com as pessoas (comportamento interpessoal). O Administrador eficiente tem de ser capaz de compreender e de lidar com os problemas econômicos e técnicos, mas precisa também ser capaz de compreender e de lidar com as pessoas (comportamento interpessoal).

PARA COMPREENDER A CONDUTA DE UMA PESSOA, TEMOS DE INCLUIR: PARA COMPREENDER A CONDUTA DE UMA PESSOA, TEMOS DE INCLUIR: DUAS PESSOAS DUAS PESSOAS UMA SITUAÇÃO COMUM UMA SITUAÇÃO COMUM INTERAÇÃO ENTRE AMBAS INTERAÇÃO ENTRE AMBAS A EXPERIÊNCIA ENTRE AMBAS A EXPERIÊNCIA ENTRE AMBAS

PERCEPÇÃO SOCIAL: FORMAMOS IMPRESSÕES SOBRE AS PESSOAS, E POR MEIO DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM ELAS. FORMAMOS IMPRESSÕES SOBRE AS PESSOAS, E POR MEIO DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM ELAS. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS É QUE NOS LEVA A PERCEBÊ-LAS E JULGÁ-LAS. O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS É QUE NOS LEVA A PERCEBÊ-LAS E JULGÁ-LAS. PERCEPÇÃO CORRETA = RELAÇÃO INTERPESSOAL BOA PERCEPÇÃO CORRETA = RELAÇÃO INTERPESSOAL BOA PERCEPÇÃO ERRÔNEA = RELAÇÃO INTERPESSOAL PRECÁRIA PERCEPÇÃO ERRÔNEA = RELAÇÃO INTERPESSOAL PRECÁRIA É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEMOS: “PONTOS CEGOS”, OU “ATALHOS NO MODO DE PENSAR”. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE TEMOS: “PONTOS CEGOS”, OU “ATALHOS NO MODO DE PENSAR”.

INDÍCIOS DE PERCEPÇÃO DIRETOS: PALAVRAS, GESTOS, EXPRESSÕES FISIONÔMICAS, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS. PALAVRAS, GESTOS, EXPRESSÕES FISIONÔMICAS, ATITUDES E COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS.INDIRETOS: COMENTÁRIOS, FOFOCAS, CARTAS DE REFERÊNCIA, ELOGIOS E CRÍTICAS. COMENTÁRIOS, FOFOCAS, CARTAS DE REFERÊNCIA, ELOGIOS E CRÍTICAS.

QUANDO AS PESSOAS NÃO PRATICAM AS RELAÇÕES HUMANAS LEGÍTIMAS: NÃO OUVEM TÃO BEM QUANTO FALAM NÃO OUVEM TÃO BEM QUANTO FALAM INTERROMPEM OS OUTROS QUANDO FALAM INTERROMPEM OS OUTROS QUANDO FALAM SÃO AGRESSIVAS SÃO AGRESSIVAS GOSTAM DE IMPOR SUAS IDÉIAS GOSTAM DE IMPOR SUAS IDÉIAS NÃO COMPREENDEM AS OUTRAS PESSOAS ALÉM DO SEU ÂNGULO DE VISÃO NÃO COMPREENDEM AS OUTRAS PESSOAS ALÉM DO SEU ÂNGULO DE VISÃO

COMPREENDER O OUTRO: É A APTIDÃO PARA SENTIR O QUE O OUTRO PENSA E SENTE = SENSIBILIDADE SOCIAL OU EMPATIA. COMPREENDER O OUTRO: É A APTIDÃO PARA SENTIR O QUE O OUTRO PENSA E SENTE = SENSIBILIDADE SOCIAL OU EMPATIA. FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO: TER UM REPERTÓRIO DE CONDUTAS QUE VARIA, CONFORME A SITUAÇÃO E A PESSOA. FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO: TER UM REPERTÓRIO DE CONDUTAS QUE VARIA, CONFORME A SITUAÇÃO E A PESSOA.

COMO PODEMOS DESENVOLVER SENSIBILIDADE SOCIAL E FLEXIBILIDADE DE COMPORTAMENTO? TENDO MELHOR CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO TENDO MELHOR CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO TENDO MELHOR COMPREENSÃO DOS OUTROS TENDO MELHOR COMPREENSÃO DOS OUTROS TENDO MELHOR CONVIVÊNCIA EM GRUPO TENDO MELHOR CONVIVÊNCIA EM GRUPO DESENVOLVENDO APTIDÕES PARA UM RELACIONAMENTO MAIS EFICIENTE PARA COM OS OUTROS. DESENVOLVENDO APTIDÕES PARA UM RELACIONAMENTO MAIS EFICIENTE PARA COM OS OUTROS.

Empatia (ou sensibilidade social) é a extensão com a qual conseguimos compreender realmente os outros. Empatia (ou sensibilidade social) é a extensão com a qual conseguimos compreender realmente os outros. Na percepção social temos de considerar três aspectos: Na percepção social temos de considerar três aspectos: PERCEBEDORPERCEBIDO SITUAÇÃO

Percebedor – É a pessoa que está olhando e tentando compreender o outro. Percebedor – É a pessoa que está olhando e tentando compreender o outro. Percebido – É a pessoa que está sendo olhada e percebida. Percebido – É a pessoa que está sendo olhada e percebida. Situação – É a soma das forças que atuam no meio, no momento de perceber Situação – É a soma das forças que atuam no meio, no momento de perceber

ESTEREÓTIPO COMPORTAMENTO RÍGIDO, CRISTALIZADO Você pode passar a ver e a julgar outras pessoas pelos seus estereótipos.

Ex: pessoa que fuma e acha que todos deveriam fumar, e que quem não fuma não vive a vida. Ex: pessoa que fuma e acha que todos deveriam fumar, e que quem não fuma não vive a vida. O indivíduo que é agressivo acredita que todo o mundo vive provocando-o. O indivíduo que é agressivo acredita que todo o mundo vive provocando-o.

As nossas primeiras impressões de uma pessoa podem estar alicerçadas em estereótipos. As nossas primeiras impressões de uma pessoa podem estar alicerçadas em estereótipos. Ah! é mulher... não sabe dirigir. Ah! é mulher... não sabe dirigir. É latino-americano, então é sentimental. É latino-americano, então é sentimental. É loira, só podia... por isso é volúvel. É loira, só podia... por isso é volúvel.

Você convive em grupo na família, na escola, no trabalho e no ambiente social: Você convive em grupo na família, na escola, no trabalho e no ambiente social: Vários papéis são desempenhados nesses grupos, como o papel de pai, de mãe e de filho. Vários papéis são desempenhados nesses grupos, como o papel de pai, de mãe e de filho. Na escola, há o papel de aluno, professor, diretor, servente, secretário e outros. Na escola, há o papel de aluno, professor, diretor, servente, secretário e outros. No trabalho, você encontra o chefe, o coordenador de equipe, o auxiliar e tantos outros. No trabalho, você encontra o chefe, o coordenador de equipe, o auxiliar e tantos outros.

Poderá perceber também os chamados papéis funcionais e bloqueadores num grupo. Poderá perceber também os chamados papéis funcionais e bloqueadores num grupo. Os papéis funcionais, num grupo, podem ser percebidos no líder, no facilitador, no informador, naquele que incentiva ou ajuda. Os papéis funcionais, num grupo, podem ser percebidos no líder, no facilitador, no informador, naquele que incentiva ou ajuda. Os papéis bloqueadores poderão ser percebidos naquele que conta piadas, interrompe os outros com freqüência, no agressor, no inoportuno, no adulador. Os papéis bloqueadores poderão ser percebidos naquele que conta piadas, interrompe os outros com freqüência, no agressor, no inoportuno, no adulador. São papéis que bloqueiam o desenvolvimento normal de um trabalho. São papéis que bloqueiam o desenvolvimento normal de um trabalho. RELAÇÕES HUMANAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

RELAÇÕES HUMANAS – UMA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO Num processo de grupo, durante o seu desenvolvimento, você poderá notar comportamentos, tais como: Apartes Expressões fisionômicas que traduzem ansiedade Pouco caso Indiferença Agressividade Formação de panelinhas Conversas paralelas Bloqueio do grupo Bloqueio a determinados elementos do grupo Esnobismo

Percebendo esses tipos de comportamentos e sabendo como tratá-los, você terá condições de perceber como o grupo funciona, e como os indivíduos interagem, e colocam sua atuação em função da realidade percebida. Como funciona o seu grupo família? Como funciona o seu grupo de escola? Como funciona o seu grupo de trabalho? Desenvolvendo a sensitividade social, num grupo, você terá mais condições de levá-lo a um procedimento mais funcional e a relações mais amistosas.

Como ouvir? Como ouvir? Como dialogar? Como dialogar? Como informar? Como informar? Como avaliar? Como avaliar? Como elogiar? Como elogiar?