Relações Interpessoais. Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda Modulo II Relações Interpessoais Sempre que pretender.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Atitudes.
Desenvolveu uma teoria acerca das relações interpessoais: Entende que as atitudes que uma pessoa desenvolve, relativamente a outras, são reguladas por.
O que é uma instituição social?
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
O que é se colocar no lugar do outro?
Os tipos de comportamento no meio social
PERSONALIDADE.
Emoção Psicologia B 12º ano
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Aprendizagem Significativa
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
A atitude e a experiência filosófica
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Amor e Sexualidade.
Estilos educativos e comunicação
 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
Educação Sexual na Adolescência
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estilo de significações
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Ideologia um conceito complexo
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Cultura.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Tipos de Comunicação.
O objecto da Psicologia
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AS EMOÇÕES.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
Adolescência e Afectos
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Escola Secundária Fernando Namora Formação Tecnológica Técnicas de Animação.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
TIPOS DE PERSONALIDADE
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A educação como processo social
Profº. Antonio Luiz Alexandre
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Relações Interpessoais. Formação de Formadores      0 Introdução 1 Comunicação 2 Desenv. Interpe. 3 A Importância do Comportamento Legenda 5 Os Grupos.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Transcrição da apresentação:

Relações Interpessoais

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda Modulo II Relações Interpessoais Sempre que pretender aceder ao tema 1 – Auto-Conceito, deve clicar na referida caixa Sempre que pretender aceder ao tema 2 – Auto-Estima, deve clicar na referida caixa Sempre que pretender aceder ao tema 3 – As Atitudes, deve clicar na referida caixa

Modulo II      2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda Auto-Conceito = Personalidade = “Persona” = Máscara Auto-Conceito = Personalidade = “Persona” = Máscara “A personalidade é ao mesmo tempo um factor de unidade e de comparação, permitindo distinguir no homem que actua, aquilo que az que seja um homem e o que faz com que ele seja aquele homem.” Pire; Questions de Phsychologie Modulo II Relações Interpessoais 1 Auto-Conceito Início

Modulo II      2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda “A diversidade do comportamento humano não acontece desordenadamente, ou à sorte, mas organiza-se em padrões de conduta (...) diferentes uns os outros, constituem um fenómeno complexo (...): pessoas diferentes reagem e comportam-se de modo diferente numa mesma situação (...) Mas cada pessoa parece tender para uma certa semelhança de comportamento mesmo quando a situação é diferente.” Fierro; Personalidad teoría y estudio Modulo II Relações Interpessoais 1 Auto-Conceito Início

Modulo II      Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes. Legenda PersonalidadePersonalidade é Personalidade é...Elemento estável da conduta da Pessoa; Personalidade... Uma continuidade de formas de Estar e Ser;... Conjunto de características pessoais;... É o que nos torna únicos. 3 Dimensões: 1)Sentimentos; Emoções; Atitudes; Decisões; Motivações; 2)Sentido que se dá aos acontecimentos (experiências); 3)O que é único no indivíduo, mas... Os comportamentos das pessoas são “previsíveis”, (socialmente idênticos). Moduo II Relações Interpessoais 1 Início

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda A Personalidade é... A Personalidade é... Uma construção pessoal;... A forma como “assimilamos” e “acomodamos” as nossas histórias de vida;... Reflexo de uma maturação* psicológica.maturação* psicológica Factores que Influenciam a Construção da Personalidade: Factores HereditáriosHereditários Factores Sociais/Meio SocialSociais/Meio Social Factores de vivência pessoal (Experiências de Vida)vivência pessoal Modulo II Relações Interpessoais Início Auto-Conceito 2 Auto-Estima

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda *Maturação Psicológica... O que é?????Maturação Psicológica Autonomia; Autocontrole; Capacidade de se relacionar em grupo; Capacidade de exprimir ideias e sentimentos/afectos e a construção de um projecto de vida. Nota: Nota: O grau de influencia dos factores hereditários, sociais e pessoais é diferente nas diferentes pessoas e nos diferentes ciclos/fases da vida. Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes 1 Auto-Conceito

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 1 Auto-Conceito FACTORES HERDITÁRIOS: Património Genético; Constituição Física; Sistema Nervoso FACTORES SOCIAIS/MEIO SOCIAL: Família. Grupo e cultura a que se pertence; Processo de “socialização” (sobretudo nos primeiros anos de vida); Tipo de ambiente vivido (calmo, violento..)

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda FACTORES DE VIVÊNCIA PESSOAL/EXPERIÊNCIA: -Infância: 2/3 Anos - Surge a afirmação/reconhecimento do “Ego” (pela negação dos pais); Situações de graves carências afectivas da Mãe – comportam agressões/ansiedade/automutilação/morte. -Adolescência: Procura da afirmação (modo de vestir, ideias e comportamentos); Ocorrências – mudança de Terra, morte, namoro, divorcio, doença = são experiências que marcam a PERSONALIDADE = AUTO-ESTIMA. Modulo II Relações Interpessoais Início 1 Auto-Conceito 3 As Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda SINTESE: O INDIVIDUO É O PRODUTO DE MULTIPLOS FACTORES/EVOLUÇÕES. Modulo II Relações Interpessoais Início 1 Auto-Conceito 3 As Atitudes. “(...)Como é que uma criança chega um dia diante do seu retrato, ou do seu reflexo, e diz – sou eu - ; como é que ela toma consciência dela própria?” Réne Zazzo

Modulo II      2 3 As Atitudes. Legenda AUTO-ESTIMA “ Lembro-me de uma festa de anos (...) em que a dona da casa deu-lhe para nos apresentar em vós alta: O António – Economista; a Ana – Arqueóloga; o André – Pintor; o Zé Manel - ??? O que és tu??? Bom, O Zé é o Zé. Lembro-me do desconforto de termos referenciado uma pessoa sem vocação nenhuma em especial para ostentar. Foi como se lhe faltasse um pedaço. Todos tão contentes com o nosso letreiro(...) A realidade é que a maior parte de nós tem que trabalhar muito a longo de quase toda a vida. Se passarmos 50 anos a fazer uma coisa que não gostamos estamos a sofrer estupidamente. É triste. (...) Qual a solução?? Concentrar-mo-nos na nossa própria personalidade(...) aumentar a auto-estima!” Moduo II Relações Interpessoais Início 2 Auto-Estima 1 Auto-Conceito

Modulo II      2 3 As Atitudes. Legenda AUTO-ESTIMA È Forma de o Indivíduo olhar para si mesmo e como esse olhar é feito, isto é, se o indivíduo tem por si mesmo consideração ou não; se gosta de si ou não; se se aceita ou não; se se ama ou não; se sabe lidar consigo próprio ou não... A Auto-Estima, assim como a personalidade é influenciada e criada pelos três factores Já referidos: 1)Hereditários;Hereditários; 2)Sociais/Meio Social;Sociais/Meio Social 3)Vivência Pessoal (Experiência de Vida).Vivência Pessoal Moduo II Relações Interpessoais Início 2 Auto-Estima 1 Auto-Conceito

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda AS ATITUDES 1)Tendência para reagir de determinado modo a um objecto (pessoa/grupo/instituição/uma coisa/um valor/um conceito), de forma positiva ou negativa. 2)É através do comportamento de cada pessoa que podemos ver as suas atitudes, uma vez que estas não são directamente observáveis. 3)Manifesta-se através de expressões verbais e não verbais (opiniões ou comportamentos). 4)Facilitadoras da adaptação à realidade (permitem uma organização e classificação dos objectos). 5)São aprendidas no meio social (sociedade), não nascem connosco) = socialização. Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda AS ATITUDES Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes. Reagir de determinado modo;Reagir de determinado modo; Comportamento; Expressões verbais/não verbais; Adaptação

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda COMPONENTES DAS ATITUDES 1)COGNITIVA – O que acreditamos como verdadeiro ou falso, acerca do objecto.COGNITIVA 2)AFECTIVA/EMOCIONAL – Sentimentos positivos ou negativos, relativos ao objecto.AFECTIVA/EMOCIONAL 3)COMPORTAMENTAL – Conjunto de reacções de cada pessoa ao objecto.COMPORTAMENTAL Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda EXEMPLO – Atitude Negativa Relativamente ao Tabaco 1)Esta atitude pode basear-se na crença de que há uma relação entre o tabaco e o cancro pulmonar (componente cognitiva). (componente cognitiva). 2)A pessoa que tem esta atitude negativa não gosta do fumo e experimenta sensações desagradáveis em locais onde as pessoas fumam (componente afectiva).(componente afectiva). 3)A pessoa que não fuma, tenta convencer os outros a não fumar (componente comportamental).(componente comportamental). Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda FORMAÇÃO E DESENVOLVMENTO DAS ATITUDES 1)São “aprendidas” na sociedade/meio social – cada pessoa adquire as atitudes predominantes da cultura, comunidade e da família em que vive – (processo de integração do indivíduo. 2)Quem “molda” as nossas atitudes? 1º Infância – Pais 2º Infância/Adolescência – Escola 3º Adolescência – Grupo de amigos (pares) Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima 3 As Atitudes Legenda 3) Os meios de comunicação social moldam as atitudes – TV (filmes, telenovelas, publicidade, informação) – Influência da nossa concepção de vida, os gostos, os gestos, a linguagem – reforçam atitudes/comportamentos. Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes. “Entre o fim da Adolescência e os 30 anos – Atitudes tomam a sua “forma final” – sendo menor a probabilidade de mudança.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes OBJECTIVOS Pretendo nesta abordagem temática proporcionar um espaço onde os formandos estejam mais disponíveis para “Aprender a Aprender”. Muito mais do que aprender processos novos importa possibilitar modificações em nos mesmos e nos outros: 1) Compreender o conceito de personalidade e a sua formação; 2) Identificar a auto-estima como parte da personalidade do Indivíduo; 3) Identificar Atitudes.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes Nota: Nota: Nota: Existem textos de apoio aos conteúdos assim como animações de grupo que serão entregues e realizadas na sessão presencial correspondente ao Modulo.

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes FIERRO, A.. “Personalidad: teoría y estudio,” In Puente WITTIG, A. “Psicologia Geral” McGraw-Hill, 1981

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes Trabalho Realizado Por: Lídia Cristina Moreira Godinho Cachola Maçaira. ( Março 2004)

Modulo II      1 Auto-Conceito 2 Auto-Estima Legenda Modulo II Relações Interpessoais Início 3 As Atitudes FIM