A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA S PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E WORLDSKILLS Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado Federal Brasília, 17 de outubro de.

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Transcrição da apresentação:

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA S PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E WORLDSKILLS Comissão de Educação, Cultura e Esporte Senado Federal Brasília, 17 de outubro de 2013.

Índice Global de Competitividade 2013/2014 Ranking Global de Competitividade BRICS: 2006 a 2013  Brasil ficou em 56º colocação dentre 148 países, perdendo oito posições em relação a 2012/2013 (48º)  Regrediu em 11 dos 12 pilares do índice de competitividade Fonte: Global Competitiveness Index 2013/2014, World Economic Forum, China África do Sul BrasilÍndiaRússia 29º53º 56º 60º64º BRASIL

Clas. PaísMédia 1 Shanghai-China575 2 Finland554 3 Hong Kong-China549 4 Singapore542 5 Japan539 6 Korea538 7 New Zealand532 8 Canada529 9 Estonia Australia Brasil401 OCDE496 Fonte: PISA/INEP/MEC, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Uma visão de futuro: Mapa Estratégico da Indústria 4 Fonte: Mapa Estratégico da Indústria: COMPETITIVIDADE COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTE MACROECONÔMICO EFICIÊNCIA DO ESTADO INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE RELAÇÕES DE TRABALHO FINANCIAMENTO INFRAESTRUTURA TRIBUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE MERCADOS SEGURANÇA JURÍDICA E BUROCRACIA EDUCAÇÃO Estabilidade e previsibilidade Taxa de investimento Gestão do gasto público Ambiente institucional e estrutura de incentivos à inovação Serviços tecnológicos Gestão empresarial Modernização das relações de trabalho Custo do trabalho Logística de transportes Energia Telecomunicações Saneamento Financiamento bancário Mercado de capitais Micro, pequenas e médias empresas Carga tributária Desoneração de investimentos e importações Simplificação e transparência Acesso a mercados Internacionalização Cadeias produtivas globais Políticas setoriais Desenvolvimento regional Previsibilidade das normas Agilidade do Judiciário Desburocratização Licenciamento ambiental Educação básica Educação profissional Formação de engenheiros e tecnólogos 4

A nota representa a média ponderada da importância relativa de cada fator em uma escala de 0 a 10 Educação– principal fator de competividade segundo os empresários

MERCADO DE TRABALHO Fonte: OECD. Education at a glance: TAXAS DE DESEMPREGO, por nível de escolaridade entre 25 a 64 anos (2011)  61% em funções comercial e administrativas  30% em funções de operação, produção, manutenção  8% somente em funções de nível superior GERAÇÃO DE EMPREGO FORMAL nos últimos 24 meses segundo função exercida (agrupamento CBO) 6,1% 7,3% 13% 4,6% 4,8% 2,9% Educação SuperiorEnsino médio Abaixo do ensino médio Média da OECD Brasil Fonte: CAGED/MTE, CEMPRE/IBGE

ENSINO MÉDIO População que atingiu pelo menos o ensino médio (25 a 64 anos ) Fonte: OECD. Education at a glance: % 60% 43% OECD Brasil G20 Percentagem da população que atingiu o ensino superior (25 a 64 anos – 2011) OECD Brasil G20 32% 26% 12% EDUCAÇÃO SUPERIOR

O Brasil precisa de um modelo de educação que favoreça o DESENVOLVIMENTO econômico e social

16% dos jovens (de 18 a 24 anos) chegam ao ensino superior Mais de de jovens podem buscar outro caminho 19 milhões Dos 8,7 milhões de alunos do ensino médio 2,7 milhão ingressam no ensino superior Fonte: PNAD 2012

Nos países mais ricos 50% dos estudantes optam pela educação profissional Japão - 55% Alemanha - 52% França e Coreia do Sul - 41% BRASIL - 6,6%

Entre 2012 e 2015 Do total, 1,1 milhão será em vagas para jovens que nunca trabalharam 7,2 milhões de profissionais com formação técnica e profissionalizante

A SITUAÇÃO EM CADA REGIÃO DO PAÍS A maior necessidade se concentra na região SUDESTE (57,6% da demanda, 4,13 milhões de profissionais) Seguida da região SUL, que necessita capacitar 1,5 milhão de profissionais NORDESTE - 854,5 mil CENTRO-OESTE - 383,5 mil NORTE - 294,8 mil

177 ocupações diferentes Maiores demandas por formação técnica e profissionalizantes Técnicos de controle de produção Técnicos em eletrônica Técnicos em eletricidade e eletrotécnica Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações Técnicos em operação e monitoração de computadores Cozinheiros industriais (setor de alimentos) Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário Preparadores e operadores de máquinas pesadas Mecânicos de manutenção de máquinas industriais Mecânicos de manutenção de veículos automotores

A VALORIZAÇÃO DA Certificado de nível técnico tem garantido salários altos 21 ocupações mais demandadas Remuneração inicial acima de R$ 2 mil, podendo crescer mais de 170% em 10 anos (+ R$ 5,6 mil) Há formações com salário inicial de R$ 4 mil e até que ultrapassam R$ 8 mil EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

SISTEMA S: Qualificação para o comércio Qualificação para o transporte Qualificação para a produção rural CAMINHOS PARA APRENDER UMA PROFISSÃO E ENTRAR MAIS RÁPIDO NO MERCADO DE TRABALHO OUTRAS POSSIBILIDADES: Institutos Federais - pluricurriculares Escolas Técnicas Estaduais Escolas Técnicas Particulares Qualificação para a indústria

 Geridas pelos empresários e fiscalizadas pelo Poder Público;  São detentoras de uma longa trajetória de serviços prestados à sociedade brasileira;  Produzem profissionais qualificados para o setor produtivo;  Oferecem cursos de formação continuada, técnicos e a distância, gratuitos ou pagos. O SISTEMA S As escolas do Sistema S são:

O chamado Sistema S têm sido ator decisivo na oferta de educação continuada e profissional nos últimos 70 anos, qualificando o mercado profissional ao mesmo tempo em que melhora o padrão de vida dos trabalhadores

SENAI em 2012 Reconhecido pela OIT como modelo de educação profissional na América Latina + de 3 milhões de estudantes novos por ano Entre os egressos, 80% empregados Mais de 58 milhões de trabalhadores qualificados em 71 anos 817 escolas municípios atendidos 208 laboratórios 121 mil serviços técnicos e tecnológicos prestados 21 mil empresas atendidas em STT

Norte Nordeste Sudeste Sul Centro -Oeste O SENAI NOS ESTADOS 60 escolas 222 mil matrículas em educação profissional 7 laboratórios 193 escolas 472 mil matrículas em educação profissional 63 laboratórios 186 escolas 605 mil matrículas em educação profissional 55 laboratórios 316 escolas 1,4 milhões matrículas em educação profissional 77 laboratórios 62 escolas 341 mil matrículas em educação profissional 6 laboratórios

SENAI em Novos Centros de Formação Profissional 81 Novas Unidades Móveis + 4 milhões de matrículas 23 Institutos SENAI de Inovação 63 Institutos SENAI de Tecnologia Desafio

2007 Shizuoka - Japão 2011 Londres - Inglaterra 5º lugar no WS competidores brasileiros receberam 12 medalhas 15 certificados de excelência A QUALIDADE DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL TESTADA MUNDIALMENTE - WORLDSKILLS 2013 Leipzig - Alemanha Desde 1950 – Ocorre a cada 2 anos 2009 Calgary - Canadá

WORLDSKILLS 2013 “Durante seis meses, me dediquei integralmente ao mundial, dormia só quatro, cinco horas por dia. Os cursos do SENAI são realmente muito bons. Tive professores não só nos cursos, mas também professores individuais para me treinar na minha ocupação. Eles me ajudaram passando o conhecimento que tinham”. Polimecânica Competidor: Richard Souza da Silva Estado: São Paulo Idade: 18 anos Medalha de ouro e Título “Melhor da Nação” Define sua participação na competição como “ um sonho realizado ”. Ele, que fez curso Técnico em Mecânica do SENAI/RN, conquistou a medalha de prata na modalidade Soldagem e, após competir com estudantes de 36 países, diz que sua conquista é fruto do trabalho e da boa preparação recebida no SENAI. “Eu me preparei por dois anos e meio, de domingo a domingo, e tenho o sentimento de dever cumprido.” Soldagem Competidor: Rafael Wenderson Morais Pereira Estado: Rio Grande do Norte Idade: 20 anos Medalha de prata

WORLDSKILLS 2013 Presentes em Leipzig Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da Confederação Nacional da Indústria Robson Braga de Andrade 25 Presidentes de Federação 14 Senadores e Deputados Diretores corporativos 41Competidores 37Ocupações Profissionais 41Especialistas 20Intérpretes 4Team Leaders 2Técnicos de Suporte 46 Workshop Supervisers WSSP Técnicos de Apoio à WorldSkills Internacional

 Primeira Olimpíada com a totalidade das 46 ocupações do WorldSkills  Ampliação da participação do SENAC de 04 para 06 ocupações  Participação do Governo Federal, por meio dos Institutos Federais de Educação, em duas ocupações demonstrativas da área da agricultura (possivelmente em inseminação artificial e agricultura de precisão) OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2014 – preparação para a competição internacional

Primeiro país da América Latina a sediar a competição 2º país do Hemisfério Sul BRASIL WORLDSKILLS 2015  Participação de jovens competidores  70 países- membros do Worldskills internacional visitando a competição

A cidade de São Paulo WORLDSKILLS 2015 Principal centro empresarial da América do Sul 7ª maior cidade do mundo 4ª cidade do mundo a receber mais investimentos 11 milhões de turistas por ano Centro de Convenções 420 hotéis e mais de 42 mil quartos 12 mil restaurantes 3 Aeroportos 55 estações de metrô 39 centros culturais 90 museus

Pavilhão de Exposições Anhembi - SP LOCAL DAS COMPETIÇÕES O maior centro de eventos da América Latina Capacidade 76 mil m²

Agenda proposta 11/08 Cerimônia de Abertura 12 a 15/08 Competição 16/08 Encerramento 2015 WORLDSKILLS

%+ 48%+ 24% METAS 43º WORDSKILLS COMPETITION 2015  Primeiro lugar em 2015  Participação em todas as ocupações da competição Número de ocupações:

MOMENTO COMPETITIVO BRASILEIRO 2014 Copa do Mundo Olimpíadas do Conhecimento 2013 Copa das Confederações 2015 Competição WorldSkills 2016 Jogos Olimpicos

RAFAEL LUCCHESI DIRETOR DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA CNI DIRETOR GERAL SENAI –DN DIRETOR SUPERINTENDENTE DO SESI - DN 61 – ROBSON BRAGA DE ANDRADE PRESIDENTE DA CNI PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DO SENAI DIRETOR DO SESI - DN 61 –