AÇÃO EDUCACIONAL DE DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO Mauro Lúcio Salmente Autor do projeto
PENÁPOLIS Situada na Alta Noroeste Paulista e distante 490 Km da capital do Estado de São Paulo. População: habitantes
ENVOLVIDOS NO PROJETO Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Graduada em administração pública pela UNESP-Araraquara e pós graduada em Qualidade total e Reengenharia e em Planejamento Ambiental, servidora do quadro desde 1996 Vera Lucia Nogueira Diretoria Administrativa e Financeira do DAEP (Departamento de Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e servidora do quadro desde Fernanda Marin Campachi Bosso Pedagoga do DAEP e servidora do quadro desde 2012 Mauro Lúcio Salmente Nível Superior e servidor do quadro desde 14/06/2004
INTRODUÇÃO O município de Penápolis possui 5 Ecopontos em diferentes regiões da cidade, coleta de lixo domiciliar 3 vezes por semana nos bairros e diariamente na área central, coleta seletiva uma vez na semana, coleta de animais mortos e coleta de R.S.S; entretanto, ainda são observados resíduos espalhados em locais que agridem o meio ambiente. Em outubro de 2015, o município de Penápolis consolidou o projeto Carroceiro cidadão para complementar ações já existentes no processo de descarte de resíduos sólidos.
RESUMO O projeto “Carroceiro Cidadão” foi criado com o intuito de minimizar o problema de descarte inadequado de resíduos sólidos na área urbana do município de Penápolis e valorizar a atividade dos carroceiros por meio de orientações. Além disso, os participantes receberam um kit contendo uma placa para a carroça, carteira de habilitação, um vale consulta veterinária, dois coletes de identificação do projeto e certificado de capacitação.
RESUMO Atualmente, 51 carroceiros já participam do projeto, onde receberam da secretaria municipal de trânsito e mobilidade urbana as orientações de segurança no trânsito, noções básicas de cuidados do animal e da sua saúde, por meio dos profissionais veterinários da secretaria de zoonose e dicas de conscientização ambiental sobre o descarte de resíduos em locais adequados pelo CEA Centro de Educação Ambiental. Como benefício aos participantes, houve ampla divulgação do projeto e dos nomes dos carroceiros capacitados, afim de que a população contrate os serviços dos carroceiros capacitados, tendo a garantia que estes irão depositar os resíduos nos locais apropriado.
O Por Quê do projeto. Desde 1993, a autarquia é responsável pela gestão de resíduos sólidos e ao longo dos anos foram incorporadas novas práticas de gestão para melhoria desta política, foram criados Ecopontos para o descarte adequado de pequenos volumes de resíduos de construção civil, podas de árvores, resíduos volumosos etc. Mas mesmo com esses locais, durante a elaboração do Plano de Gestão integradas foram detectados 11 pontos viciados de descarte inadequado de resíduos. Pontos viciados de descarte irregular Localização dos Ecopontos
IDEIA Na fase de levantamento de diagnósticos na ocasião da confecção do PMGIRS, houve o apontamento deste problema e da necessidade de ações para erradicar esses pontos viciados, como propositura, foi sugerido que fosse efetuado um trabalho de conscientização junto aos carroceiros existentes no município, com o intuito de mudar a postura e atitudes de alguns carroceiros, para cumprimento da lei destinando os resíduos coletados em locais adequados e melhorando sua consciência ambiental
Modo de Implementação O projeto foi sendo construído considerando seu objetivo principal que é organizar e valorizar a atividade dos carroceiros, sendo definida a execução das seguintes ações: - Reunião de planejamento com as secretarias envolvidas - Fazer reunião com os carroceiros para apresentar o projeto e chamamento para adesão voluntária - Divulgar o projeto nos meios de comunicação, panfletos, faixas e cartazes - Capacitar profissionais para a destinação correta dos resíduos e a saúde animal. Para que não haja maus tratos etc. - Entregar coletes, emplacar carroças gratuitamente, consultas gratuitas com veterinários e incentivar a comunidade a utilizar os serviços dos Carroceiros cadastrados.
RESULTADOS O projeto Carroceiro Cidadão está obtendo o resultado esperado. O número de participantes superou a quantidade de carroceiros cadastrados oficialmente na Prefeitura Municipal que é apenas de 23 profissionais. Já foram realizadas 3 edições do projeto, sendo que na primeira turma houve 20 participantes, na segunda turma 22 e na terceira turma 9 participantes. A quantidade de carroceiros que utilizam os Ecopontos também aumentou, e os pontos viciados de descarte, por mais que ainda persistam, houve uma melhora na ocorrência de limpeza destas áreas.
CONCLUSÃO Conclui-se que o projeto está tendo êxito e os carroceiros estão trabalhando com maior consciência e estão sendo transformados em verdadeiros agentes ambientais. É percebível que os 5 Ecopontos estão sendo mais utilizados pelos carroceiros que, estão coletando e descartando os resíduos de forma responsável, dando a destinação correta.
Fone: (18) Fax: (18) 3654 – 6109