Divulgação CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA DOS INTEGRANES DO INCT-NANOCARBONO CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Desafios e oportunidades do EAD
SISTEMAS DE ENSINO.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Curso de Docência Universitária
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Política Educacional Brasileira
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Implementação no Brasil
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Como Utilizar a Internet na Educação
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.

UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Propriedade Intelectual da Simples Soluções Slide 1 Sistema de Gestão pela Qualidade Como é o Sistema de Gestão pela Qualidade baseado na Norma ISO 9001:2000?!
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Diretoria de Gestão de Educação a Distancia - DEAD
O papel do Estagio na Formação de Professores
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Apresentação O desafio de contribuir para aperfeiçoar o fazer pedagógico dos professores de Ciências para atuarem no ensino fundamental e médio, nesse.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Avaliar Interações com a sociedade e transferências de conhecimento para a mesma conforme Regulamento do Edital 15/2008 o sistema produtivo a sociedade.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA DOS INTEGRANES DO INCT- NANOCARBONO CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA DOS.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA Prof. Dr. Luis Henrique Telles da Rosa Educador físico e fisioterapeuta Orientador de pós graduação nos PPGs Ciências da Reabilitação.
Transcrição da apresentação:

Divulgação CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA DOS INTEGRANES DO INCT-NANOCARBONO CURSO ON-LINE SOBRE NANOCIÊNCIAS UMA ATIVIDADE COLETIVA DOS INTEGRANES DO INCT-NANOCARBONO GERACITANO, Laura 1,2,3 1 Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil 2 Pós-graduação em Educação em Ciências, (FURG), Rio Grande, RS, Brasil 3 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CNPq), RS, Brasil. 1 Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil 2 Pós-graduação em Educação em Ciências, (FURG), Rio Grande, RS, Brasil 3 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (CNPq), RS, Brasil.

gerou um verdadeiro DESAFIO DESAFIO Objetivo Transferir o conhecimento originário de nossa pesquisa e formação para a sociedade por meio de uma série de seminários e outras atividades junto à comunidade em geral e a escolas de ensino fundamental e médio. Divulgação

DESAFIO 54 membros 21 Instituições acadêmicas e empresas 8 estados do Brasil 3973 km

Divulgação Empresa InstitutosEnsino médio Estudantes de licenciaturas SociedadeSociedade DESAFIODESAFIO INCT Nanomateriais de Carbono INCT Universidades Ensino fundamental

Divulgação moodle.org / M odule O bject O riented D ynamic L earning E nvironment Entorno Modular de Aprendizaje Dinámico Orientado a Objetos Rapidez Abrangência Economia Gestão Rapidez Abrangência Economia Gestão IDÉIAIDÉIA

Divulgação -Fornecer aos profissionais de educação a possibilidade de atualizar e/ou aperfeiçoar o conhecimento sobre Nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia. - Oferecer um ensino de alta qualidade com aulas e conteúdos produzido pelos pesquisadores e professores do ensino superior. Estes professores são integrantes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono do CNPq. - Oferecer um curso de 40 horas on-line para facilitar o acesso ao curso por profissionais atuantes na área da Educação de todos os estados do Brasil e Latinoamérica. - Oferecer um curso de 40 horas on-line que permita a certificação dos participantes por uma Universidade Federal (FURG) e pelo INCTNanocarbono. OBJETIVOS DO CURSO

Divulgação Além do livro didático: Nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia Além do livro didático: Nanociências, nanotecnologia e nanotoxicologia CURSOCURSO

Divulgação

Apresentação do Curso Dra. Laura Alicia Geracitano Introdução as nanociências Dr. Cristiano Fantini Nanotecnologia Dr. Cristiano Fantini Medicina e Nanociências Dra. Honoria Fátima Gorgulho Dr. William Waissmann Farmacêutica e Nanociências Dra. Daniela Martí Barros MSc. Karina Paese Nanoprodutos e nanoconsumidores MSc. Magda Suzane Novo MSc. Ellie Lopez Barrera Nanotoxicologia Dr. José María Monserrat Dra. Juliane Ventura-Lima MSc. Josencler Ferreira Ribas Legislação e Nanociencias MSc. Airton Berger Filho Nanofuturo Dr. José Sampaio Conteúdo programático do curso CONTEÚDOCONTEÚDO

Divulgação Turma Experimental: 8 participantes Origem: 5 Estados do Brasil (SC, PR,RS, BA, SP) Turma I: Total de inscritos 96 docentes do ensino fundamental e médio. Turma II: Total de inscritos 48 estudantes de licenciatura ou outros profissionais (incluindo duas artistas plásticas). No Brasil: concluídas 3 turmas. Origem: 70 RS, 57 MG, 5 PR, 1 GO, 1 RJ, 1 SC e 1 SP

Divulgação Total de Participantes: 152 de 8 estados de Brasil Total de Participantes: 152 de 8 estados de Brasil Em verde: Turma I e II Em azul: Turma III em espanhol

Divulgação O Curso no Mundo: Turma III: Total de inscritos 166 (incluindo estudantes de graduação, pós- graduação, graduados universitários, diretores de Institutos de pesquisa, pesquisadores, etc., de 12 países de América do sul e central e Europa.

Divulgação Em verde: Turma I e II Em azul: Turma III em espanhol PAÍSPARTICIPANTES Alemanha2 Argentina54 Bolívia1 Brasil10 Colombia23 Costa Rica1 Cuba66 Equador1 Espanha1 México5 Uruguai1 Venezuela1 Total geral166

Divulgação TRABALHOS DOS ALUNOS

Divulgação TRABALHOS DOS ALUNOS

Divulgação TRABALHOS DOS ALUNOS

Divulgação TRABALHOS DOS ALUNOS

Divulgação Em preparação: Curso de Especialização em Atualização de Conhecimentos sobre Nanociências Para a formação continuada de professores Modalidade: Educação a Distancia Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Divulgação Aos organismos de financiamento: A os grupos de trabalho: AGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOS

Divulgação CONTATOCONTATO Curso Atualização