PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
ELABORAÇÃO CURRICULAR RELACIONADA À VIDA COTIDIANA, AO MEIO AMBIENTE, À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS.
Educação Escolar Indígena
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
PIBID/CAPES Edital 018/2010 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Projeto UNICRUZ Universidade & Escola: articulação interdisciplinar.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Novas Normas Gerais do Pibid: Motivações, avanços e contribuições
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
“Universidade e Escola”
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Política Nacional de Educação e a Formação de Professores Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação Secretária.
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
PIBID Total de custeio do projeto ,00
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) Formação de Professores - uma política de Estado.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Comissão de EJA de Alagoas
O Programa PIBID na UFRN
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
1ª Formação de Professores Coordenadores
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
TENSÕES AVALIATIVAS NA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Luciane Spanhol Bordignon Maria Estela Dal.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do campo.

2. A Educação do Campo no IFPA A LPEC no âmbito do IFPA atendia às demandas de execução das políticas públicas de Educação do Campo em nove Municípios do Estado do Pará, a saber: Abaetetuba, Santarém, Altamira, Bragança, Conceição do Araguaia, Marabá, Redenção, Xinguara e Tucuruí. Oferta: PROCAMPO e PARFOR.

3. Por que LPEC no IFPA? Considerando que a criação da Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) é resultado da luta dos movimentos sociais do campo pela qualidade de ensino nas escolas do campo, tem como principal objetivo formar educadores do campo para contribuir na melhoria da qualidade educacional em suas escolas

4. O desenvolvimento do debate da LPEC do IFPA Tratando-se de uma experiência singular no Estado do Pará, o IFPA desenvolverá articulação com os Movimentos Sociais e Fórum de Educação do Campo e a Universidade Federal do Pará, com vistas a conhecer as suas experiências no âmbito da Educação do Campo construindo um diálogo a fim de fortalecer ações para não apenas dar continuidade de programas dessa natureza, mas implementar no Instituto a Política de Educação do Campo.

5. A LPEC do IFPA Apresentar currículo organizado de acordo com áreas de conhecimento previstas para a docência multidisciplinar – (i) Linguagens e Códigos; (ii) Ciências Humanas e Sociais; (iii) Ciências da Natureza e Matemática e (iv) Ciências Agrárias, e com duas áreas de habilitação. Recomenda-se, preferencialmente, que as habilitações oferecidas contemplem a área de Ciências da Natureza, a fim de reverter a escassez de docentes habilitados nesta área nas escolas rurais (grifo nosso).

6. Objetivos do PIBID Diversidade incentivar a formação de docentes em nível superior para as escolas de educação básica indígenas, do campo – incluídas as escolas quilombolas, extrativistas e ribeirinhas; contribuir para a valorização do magistério intercultural indígena e em educação do campo; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos das licenciaturas intercultural indígena e do campo, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; proporcionar aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, nas perspectivas intercultural indígena e do campo, que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino- aprendizagem; envolver escolas públicas de educação básica de comunidades indígenas e do campo no processo de formação inicial para o magistério;

6. Objetivos do PIBID Diversidade contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura contribuir para a inserção dos estudantes de licenciatura na cultura escolar do magistério por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente; dar visibilidade à investigação docente no âmbito dos processos próprios de ensino e aprendizagem, com vistas à intervenção pedagógica no desenvolvimento de metodologias específicas para a diversidade sociocultural e linguística, na perspectiva do diálogo intercultural; propiciar um processo formativo que leve em consideração as diferenças culturais, a interculturalidade do país e suas implicações no trabalho pedagógico; contribuir para o fortalecimento das escolas por meio da reflexão crítica das atividades didático-pedagógicas, produzidas nos ambientes escolares e relacionadas às particularidades de cada comunidade ou região.

7. Pibid Diversidade IFPA / Educação do Campo/Campus Santarém Subprojetos Subprojeto(s)01 Áreas01 Bolsa de Supervisão05 Bolsa de Coordenação de Área02 Bolsa de iniciação à docência30 Total37

7. Pibid Diversidade IFPA / Campus Bragança Subprojetos03 ÁreasCiências da Natureza e matemática e Ciências Humanas e Sociais. Bolsa de Supervisão04 Bolsas de coordenação de área03 Bolsas de iniciação à docência Total

8. Síntese das ações propostas ao PIBID Diversidade Reuniões para seleção de bolsistas, e reuniões regulares para estudo; Identificação e diagnóstico de ambientes de ação; Identificação de materiais didáticos utilizados; Produção de materiais didáticos; Socialização de resultados científicos com a comunidade escolar; Estudo da composição química de animais peçonhentos da área rural, seus efeitos no corpo humano, e a relação com equilíbrio ambiental; Catalogação das espécies animais locais; Estudo das abordagens do negro e do índio nos livros didáticos; Identificação e análise de mitos e lendas sobre os animais peçonhentos da região;

Subprojeto de Santarém/PA. Objetivo: Produção de materiais didáticos a partir das necessidades de letramento, de matemática e de questões ambientais.

Subprojeto de Bragança/PA: Ciências da Natureza e Matemática:Animais Peçonhentos da Amazônia.

Oficina de produção de artigos, ministrada pelo Prof. Dr. Haroldo Bentes- IFPA (Belém).

I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID DIVERSIDADE- BRAGANÇA-PA

Subprojeto de Bragança/PA: Ciências Humanas e Sociais. PAECABI- Relações Étnico Raciais- Questão Quilombola.