1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
Avaliando a alfabetização
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Introdução à Programação Linguagem R
O direito de se alfabetizar na escola
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Faculdade Albert Einstein-FALBE
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Os conceitos de alfabetização
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Alfabetização e Letramento
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
CARTILHAS.
SANTA MARIA, JUNHO/2012.
Ano 2 Unidade 1.
ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA DE NOVE ANOS: RUMOS E DESAFIOS
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
PROFª. Leila de Souza Ganem
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
A pré história da linguagem escrita
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
ALFABETIZAÇÃO.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transcrição da apresentação:

1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana Borges Correia de Albuquerque

2 POR QUE FALAR SOBRE MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E CARTILHAS?

3 Índices mostram um persistente fracasso na alfabetização. COMO EXPLICAR O FRACASSO NA ALFABETIZAÇÃO? ONDE RESIDEM AS RESPOSTAS?  Um problema histórico?  O que acontece, ou não acontece, para que boa parte das crianças brasileiras não se alfabetizem?  Que práticas de ensino da escrita e da leitura têm sido desenvolvidas nas escolas?  As políticas de promoção continuada difundidas e praticadas por inúmeras escolas brasileiras nas últimas décadas têm contribuído para o fracasso na alfabetização?  E as políticas de formação de professores?  Em que medida a utilização dos métodos para alfabetização podem ser responsáveis?  Respostas na ampliação do próprio conceito de alfabetização e do surgimento de um novo conceito, o de letramento?

4 Os significados de ser “Alfabetizado” no Brasil Primeiros censos no Brasil (marcados por problemas) 1872, 1890, 1900 e buscava-se saber o nº de pessoas que sabiam(ou não) ler e escrever 1936: fundação do IBGE- índice de analfabetismo declaração da pessoa sobre sua capacidade de ler e escrever o próprio nome a pessoa capaz de escrever um bilhete simples era considerada alfabetizada Unesco definia como alfabetizada uma pessoa capaz de ler ou escrever um enunciado simples, relacionado a sua vida diária Unesco sugeriu a adoção do conceito de alfabetismo funcional (pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e de usar essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida). Década de 90- o IBGE passou a divulgar também índices de analfabetismo funcional. Pelo critério adotado, são analfabetas funcionais as pessoas com menos de quatro anos de escolaridade Ùltimos tempos - A dicotomia analfabeto x alfabetizado cede lugar para o interesse em determinar e comparar níveis de habilidade de leitura e escrita.

5 Panorama geral dos Métodos de Alfabetização Analítico-sintético

6 Historicamente, os primeiros métodos de alfabetização. Há relatos que apontam o usos desses métodos na Grécia antiga e no Império Romano até o início do século XVIII. Parte-se das menores unidades da língua escrita (letras) para passar a analisar unidades mais amplas (sílabas), depois, de forma mais lenta, a analisar palavras, e, a seguir, frases e textos. Exemplos: Alfabéticos Silábicos Fônicos OS MÉTODOS TRADICIONAIS Os Métodos Sintéticos

 As "cartas de ABC" representam o método mais tradicional e antigo de alfabetização, conhecido como "método sintético":  PRIMEIRO as letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas; de imprensa e manuscritas)  DEPOIS apresenta segmentos de um, dois e três caracteres, em ordem alfabética (a-é-i-ó-u, ba-bé-bi-bó-bu, ai-ei-oi-ui, bai-bei-boi-bui, etc);  POR FIM, palavras cujas sílabas são separadas por hífen (An-tão, A-na, An-dei, A-mar; Ben-to, Bri-tes, Bus-car, Ba-ter, etc).  Leitura: “bê-a-bá, ene-e-ne, ene-e-ne=banana 107 e. RJ: Livraria Francisco Alves, Autoria anônima, a 1a. edição dessas "cartas de ABC" é de MÉTODO SILÁBICO: OPERACIONALIZAÇÃO