PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Edital de Credenciamento de Instituições Públicas de Educação Superior
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES – janeiro de 2008.
PIBID/CAPES Edital 018/2010 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Projeto UNICRUZ Universidade & Escola: articulação interdisciplinar.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Novas Normas Gerais do Pibid: Motivações, avanços e contribuições
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III Encontro de Coordenadores Institucionais do Pibid – 2013 “Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
PIBID Total de custeio do projeto ,00
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
O Programa PIBID na UFRN
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Conhecimentos bancários FIES. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Transcrição da apresentação:

PIBID Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência CAPES

a) incentivar a formação de professores para a educação básica, especialmente para o ensino médio; b) valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; c) promover a melhoria da qualidade da educação básica; Objetivos do PIBID

d) promover a articulação integrada da educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação inicial; e) elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições federais de educação superior; Objetivos do PIBID

f) estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas públicas; g) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; Objetivos do PIBID – cont.

h) valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; i) proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. Objetivos do PIBID – cont.

1. Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior que possuam cursos de licenciatura; 2. IFES que tenham firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos Municípios, dos Estados, prevendo a participação dos bolsistas do PIBID nas atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas na escola pública. Quem pode participar do PIBID

UM PROJETO POR IFES Importante: Cada instituição deverá apresentar um único projeto unificado, compreendendo as áreas do conhecimento a serem abrangidas. Quantos projetos-PIBID a IFES pode apresentar?

O programa financiará: a) bolsas de iniciação à docência a estudantes (R$ 350,00); b) bolsas de coordenação aos professores coordenadores de projetos institucionais (R$ 1.200,00); O que o PIBID financia?

c) Bolsas de coordenação aos professores coordenadores de áreas de formação (subprojetos); (R$ 1.200,00); d) Bolsas de supervisão aos professores supervisores nas escolas (R$ 600,00). O que o PIBID financia?

a) a CAPES/MEC (Programa " Qualidade na Escola", Ação "009U - Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID); e b) o FNDE/MEC (Programa " Brasil Escolarizado", Ação "0A30 - Concessão de Bolsa de Incentivo à Formação de Professores para a Educação Básica ). Quem custeia os projetos?

São itens financiáveis no PIBID: 1) as bolsas de iniciação à docência; 2) as bolsas de coordenação; 3) As bolsas de supervisão; e 4) a parcela de custeio destinada à execução do Projeto. Quais são os itens financiáveis pelo PIBID?

São requisitos para concessão de bolsas: a) ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; b) estar regularmente matriculado em curso de licenciatura nas áreas abrangidas pelo PIBID; c) estar em dia com as obrigações eleitorais; d) estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele seja aprovado; e) dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares; f) apresentar coeficiente de rendimento acadêmico compatível com os objetivos do PIBID; e g) apresentar carta de motivação justificando seu interesse em atuar futuramente na educação básica pública. Bolsas –Estudantes – Requisitos:

Requisitos - Bolsas de COORDENAÇÃO: a) pertencer ao quadro docente efetivo da instituição; b) estar em efetivo exercício no magistério da educação superior pública; c) serdocente de curso de licenciatura; e d) possuir experiência mínima de três anos no magistério superior. Bolsas de Coordenação do PIBID - Requisitos

As bolsas de coordenação serão concedidas pelo FNDE no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) mensais, diretamente aos beneficiários. Valor da Bolsa de Coordenação do PIBID

Além de responder pela coordenação geral do Projeto PIBID da IES, o professor coordenador deverá selecionar os professores supervisores dos bolsistas de iniciação à docência. Tarefas do Coordenador do PIBID

Requisitos para BOLSAS DE SUPERVISÃO: I. ser profissional do magistério da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública; II. estar em exercício há pelo menos 2 anos na escola vinculada ao projeto PIBID, com prática efetiva de sala de aula; e III. participar como co-formador do bolsista de iniciação à docência, em articulação com o coordenador de área. Bolsas de Supervisão do PIBID - Requisitos

1) O valor da Bolsa de Supervisão do PIBID é de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais; 2) A Bolsa de Supervisão será concedida pelo FNDE; 3) O valor da Bolsa de Supervisão será pago diretamente ao beneficiário. Valor da Bolsa de Supervisão do PIBID

I. informar ao coordenador de área alterações cadastrais e eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram inscrição e permanência no PIBID; II. coletar os dados cadastrais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação e, informar alterações em tais dados, repassando as informações ao coordenador de área da IPES, conforme as regras do Programa; Caberá ao Bolsista Supervisor :

III. controlar a freqüência dos bolsistas de iniciação à docência na escola, repassando essas informações ao coordenador de área do Programa na IPES; IV. acompanhar as atividades presenciais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação, em conformidade com o PIBID; e Caberá ao Bolsista Supervisor :

V. elaborar e enviar ao coordenador de área da IPES documentos de acompanhamento das atividades dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação, sempre que solicitado. Caberá ao Bolsista Supervisor :

Sim, é possível! Durante a execução do Projeto, será permitida a substituição do Supervisor-bolsista, mediante prévia aprovação da CAPES, tendo em vista a justificativa apresentada pela IFES proponente, desde que a substituição não comprometa a execução do Projeto. É possível trocar o Supervisor do PIBID?

Será concedido o montante de R$ ,00 (quinze mil reais) por ano, por área de conhecimento, no Projeto aprovado, a título de verba de custeio para sua execução. A verba de custeio será transferida pela CAPES ao professor coordenador por meio de solicitação de auxílio individual a pesquisador, depositada em conta específica e será gerida sob sua responsabilidade. Valor da verba de Custeio do PIBID

Aprovação integral; Aprovação parcial ou com ajustes; Não aprovação. Avaliação de Mérito das propostas – PIBID:

Serão priorizados os Projetos voltados à formação de docentes para atuar nas seguintes áreas do conhecimento e níveis de ensino: PARA O ENSINO MÉDIO: i) Licenciatura em Física, Química, Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Letras-Português, Pedagogia; PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: Pedagogia, Ciências, Matemática, Educação Artística e Musical DE FORMA COMPLEMENTAR: i) licenciatura em letras (língua estrangeira); ii) Licenciaturas interculturais; iii) Lic. Em Educação do Campo; iv) demais licenciaturas. Avaliação de Mérito das propostas – PIBID:

Aprovado o Projeto, a instituição terá, no máximo, 90 (sessenta) dias para iniciar sua execução. Prazo para iniciar a execução do projeto PIBID

As instituições participantes deverão formular e encaminhar relatórios sobre o andamento das atividades e resultados obtidos com a periodicidade de 1 (um) ano, além de prestar informações ao Ministério da Educação e à CAPES sempre que requeridas. Acompanhamento e Avaliação do projeto PIBID

O PIBID UFRB-2010

A Pesquisa Colaborativa na iniciação à docência: uma ação entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e escolas de Ensino Médio de Amargosa-Ba. O PIBID UFRB

Opção por incluir todas as Licenciaturas de 2009 do CFP: O PIBID UFRB CURSO VAGAS-ESTUDANTES- BOLSISTAS Matemática10 Química10 Física10 Filosofia10 Pedagogia10 TOTAL50

Opção por concentrar em Amargosa; Opção pelo Ensino Médio; Colégio Estadual Santa Bernadete Colégio Estadual Pedro Calmon Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá – CTEP O PIBID UFRB

- 6 Bolsistas de Supervisão O PIBID UFRB

Organograma do PIBID UFRB: Coordenador Institucional Coordenador de Pedagogia Coordenador de Física Coordenador de Matemática Coordenador de Química Coordenador de Filosofia Supervisor(es) da Escola A Supervisor(es) da Escola B Supervisor(es) da Escola C Estudantes- Bolsistas da Escola A Estudantes- Bolsistas da Escola B Estudantes- Bolsistas da Escola C

TIPOQUANTIDADE VALOR INDIVIDUAL VALOR ANUAL VALOR TOTAL Bolsa- Coordenação Institucional , Bolsa- Coordenação de Área , Bolsa Supervisão 6600, Bolsa- Estudante 50350, TOTAL O PIBID UFRB em números – Estimativa de Custo com Bolsas

NATUREZA DA DESPESAVALOR (R$) Material de Consumo Passagem e Despesas com Locomoção Serviços de Terceiros – Pessoa Física Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica Obrigações Tributárias e Contribuições TOTAL DA VERBA DE CUSTEIO O PIBID UFRB – PREVISÃO DE VERBA DE CUSTEIO

TIPO DE DESPESA VALOR (R$) Bolsas Verba de custeio TOTAL O PIBID UFRB – PREVISÃO DE INVESTIMENTO TOTAL

Requisitos para BOLSAS DE SUPERVISÃO: I. ser profissional do magistério da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública; II. estar em exercício há pelo menos 2 anos na escola vinculada ao projeto PIBID, com prática efetiva de sala de aula; e III. participar como co-formador do bolsista de iniciação à docência, em articulação com o coordenador de área. Bolsas de Supervisão do PIBID - Requisitos

1) O valor da Bolsa de Supervisão do PIBID é de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensais; 2) A Bolsa de Supervisão será concedida pelo FNDE; 3) O valor da Bolsa de Supervisão será pago diretamente ao beneficiário. Valor da Bolsa de Supervisão do PIBID

Para a efetivação do BOLSISTA SUPERVISOR serão considerados os seguintes critérios: 1. Ter disponibilidade de 12 horas semanais para atuação no projeto; 2. Ser docente efetivo na escola onde o projeto é desenvolvido, há no mínimo 02 anos; 3. Possuir título de licenciatura (preferencialmente) - 6 Bolsistas de Supervisão

PROCESSO SELETIVO - Etapas: 1. Análise do currículo vitae com documentações comprobatórias (40%); 2. Análise de carta de intenções) (30%); 3. Entrevista (30%). - 6 Bolsistas de Supervisão

FASEDATA Lançamento da Chamada Pública 17 de fevereiro/2010 Inscrições17 a 26/02 Seleção Divulgação do resultado final 15 de março

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: 1.Documentos pessoais: CI, CPF, título, etc; 2. Comprovação que é servidor efetivo, atua na escola há pelo menos 2 anos e encontra-se em efetivo exercício em sala de aula (Declaração da Direção ou outro); 3. Declaração que tem disponibilidade de 12 horas semanais para atuar no Projeto como Professor Supervisor; 4. Diploma de licenciatura; 5. Currículo vitae comprovado; 6.Outros (a ser especificado na chamada pública).

UFRB/Amargosa: Loteamento Parque dos Pássaros, s/nº – Amargosa/BA CEP: Telefone: (75) Diretora: Profª. Susana Couto Pimentel Sítio:

Muito obrigado pela atenção!!!!