Qualidade do pão tipo francês ABNT NBR 16.170 Workshop normalização e pequenos negócios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Advertisements

Mercado Imobiliário Nacional CII– 25/07/2014 Mercado Imobiliário Nacional CII– 25/07/2014 Celso Petrucci Economista-chefe do Secovi-SP.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA RELATÓRIO DE ATIVIDADES
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
Teodora Tavares Curriculum vitae. Experiência Mais de 20 anos de advocacia em consultoria a empresas privadas e a entidades do terceiro setor, nas áreas.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
CONVÊNIO ABIEPAN-SEBRAE Convênio 87/2013. Objetivos Abiepan  Cumprir o compromisso firmado com o Inmetro frente à exclusão dos equipamentos de panificação.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – SÃO JOAQUIM GERÊNCIA DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE – GETCE 1º FESTIVAL REGIONAL.
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA REDE GAZETA.
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
Para entender o que é política pública Produção cultural
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
Dicas para elaboração de projetos CT-INFO e Lei de Informática Bruno Lessa Assespro - RJ.
Aluguel de Mesas e Cadeiras + de eventos e locações realizadas somente nos últimos 6 anos Ligue agora: SP (11) RJ (21)
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Caracterização da pesca artesanal e dos seus impactes nas comunidades marinhas do Litoral Norte Isabel Sousa Pinto Directora do Laboratório de Biodiversidade.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
Oficina da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar – REACAF REACAF - PB Articuladora Estadual – Mércia Lucas de Lima Meneses 02 de março.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
Estratégia Empresarial
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Uma proposta de pesquisa, produção e distribuição na internet.
ATIVIDADES PARA OS DIAS DE CHUVA Prof. Ms.Vagner Custódio CAVALLARI, V. Trabalhando com recreação. São Paulo, p. 76 – 78.
Cristina Ângela Filipak Machado CELEPAR - Cia de Informática do Paraná Presidente da CE Processos de Ciclo de Vida de Software - ABNT NBR ISO/IEC.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
2012 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2011.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
SEGEPRES Assessoria em Segurança da Informação e apoio à Governança de TI Segurança da Informação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
AUTORES ANA MARIA DELAZARI TRISTÃO Engenheira Civil da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – Coordenadora da Secretaria Executiva do InfoHab.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Qualidade do pão tipo francês ABNT NBR Workshop normalização e pequenos negócios

Objetiva promover a competitividade dos pequenos negócios das padarias artesanais por meio do desenvolvimento e implantação de estratégias de qualidade, produtividade e sustentabilidade do segmento de Panificação. Convênio Sebrae, ITPC e ABIP

Norma ABNT NBR Visa estabelecer diretrizes e parâmetros que norteiem a elaboração do pão tipo francês de qualidade, em apoio ao desenvolvimento tecnológico de pequenos negócios e caracterizando o pão francês brasileiro como referência em normatização mundial.

Processo de desenvolvimento Reunião de especialistas ligados à cadeia produtiva: equipamentos matéria-prima profissionais de gerência estratégica profissionais da área de produção entidades de ensino e pesquisa

Fatores e motivação Valorização do pão francês como produto de panificação artesanal Criação de referência de qualidade para o produto Adequações da cadeia produtiva (matéria-prima, equipamentos e profissionais) Consumidor apto a avaliar o pão tipo francês além da precificação

Definição dos atributos de qualidade Características externas: tamanho, crosta, aparência Características internas: crosta, miolo Características sensoriais: aroma, sabor, textura Aplicação em negócios de panificação

Fonte: Encarte “Dicas para obter um pão perfeito”; Bunge Aplicação em negócios de panificação

Fonte: Encarte “Dicas para obter um pão perfeito”; Bunge Aplicação em negócios de panificação

Fonte: Encarte “Dicas para obter um pão perfeito”; Bunge

Aplicação em negócios de panificação

MAPA DE ACOMPANHAMENTO DAS VENDA PÃO FRANCÊS Meses Set/2013 à Mar/2014 Kg Set/2014 à Mar/2015 Kg % Setembro 5.333, ,00-1,33% Outubro 5.374, ,005,73% Novembro 4.842, ,0014,31% Dezembro 4.685, ,0014,75% Janeiro 4.856, ,004,82% Fevereiro 4.508, ,0012,93% Marco 5.015, ,0018,21% Total , ,009,68% Tendência-5,96%12,66% Aplicação em negócios de panificação

Resultados das pesquisas Classificação por Região Critérios Avaliados Belo Horizonte/MG Média % São Paulo/SP Média % Brasília/DF Média % Cuiabá/MT Média % Campo Grande/MS Média % 180 padarias avaliadas 200 padarias avaliadas 60 padarias avaliadas 30 padarias avaliadas 50 padarias avaliadas Aspecto da crosta 44,23%50%43%49%33% Cor da crosta Pestana Crocância Aspecto Integridade Simetria Textura Estrutura de células Sabor Resiliência (o pão deforma?) Cor Aroma Pesquisa também realizada em 50 padarias no Espírito Santo (Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória). Apresentação de resultados em 24/ padarias avaliadas 43,84%

Encarte “Dicas para obter um pão perfeito”; Bunge Relatórios de pesquisa sobre qualidade do pão francês; Convênio Sebrae, ITPC e ABIP Fontes de informação

Escritório Central Telefone: +55 (31) Rua Espírito Santo, 1204 – 16º andar - Centro Belo Horizonte, MG - Brasil CEP Escritório Central Telefone: +55 (31) Rua Espírito Santo, 1204 – 16º andar - Centro Belo Horizonte, MG - Brasil CEP Brasília Telefone: +55 (61) SHN, Qd02, Bloco H, nº 30, Sobreloja, Sl, 55, Mix Metropolitan Flat Brasília, DF – Brasil Espírito Santo Telefone: +55 (27) Rua Cel José Martins de Figueiredo, 965 – 1º andar – Tabuazeiro Vitória, ES - Brasil São Paulo Telefone: +55 (11) (11)