Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Professor Auxiliar.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO TÉCNICO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UM REFERENCIAL FORMATIVO COM BASE EM NOVO PERFIL PROFISSIONAL REQUERIDO Cleunice.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Construindo uma identidade profissional
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Sensibilização no IF-SC
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Glauce-Mônica Vilela Souza
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Faculdade União de Goyazes
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
O uso de novas mídias nas escolas
PERSPECTIVAS PARA 2009.
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Trabalhando com Grupos
Competências e Habilidades
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Projeto: Conta que eu conto
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
História nas atuais propostas curriculares
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Os quatro pilares da educação.
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Plano de Ensino Plano de aula
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Estágio Supervisionado II
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL ATUAL Esclarecendo um pouco mais...
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto

O que são Competências? Polissemia sobre Competência- Quadro 1

O que são Competências? Polissemia sobre Competência AUTORDEFINIÇÃO Real Academia Espanhola (2000) Competência é “[...] tanto obrigação como atitude ou habilidade para fazer algo”. Santos (2001, p.27) Competência “não é apenas conhecimento e habilidades para a realização do trabalho (saber fazer), mas também atitudes, valores e características pessoais vinculados ao bom desempenho no trabalho (querer fazer)” Zafirian (2003, p.137) “Competência é a tomada de iniciativa e o assumir de responsabilidade do indivíduo sobre problemas e eventos que ele enfrenta em situações profissionais” Zarifian (2001,p.66); MEDEF (1998)2 Competência profissional “[...] é uma combinação de conhecimentos, de saber-fazer, de experiências e comportamentos que se exerce em um contexto preciso” Pedro Demo (2002) "... a capacidade de fazer e fazer-se diariamente, ou seja, ter competência não é apenas executar bem uma tarefa, é, acima de tudo, refazer-se para antecipar as demandas, reconstruindo, questionando, inovando de modo a enfrentar os desafios da qualidade formal (inovação pelo conhecimento) e política (intervenção ética e cidadania).

O que são Competências? Para esses autores, a noção de competência é associada, entre outras questões, aos esquemas de operações mentais, à capacidade, ao fazer com saber, ao conhecer as conseqüências, à resolução de problemas, à mobilização, aplicação e contextualização dos conhecimentos e à formação profissional.

O que são Competências? Historicamente, na educação, os conceito de competência e de habilidade sempre estiveram ligados. Se considera que competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida. Nessa perspectiva, habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-fazer, mas ao saber-conhecer, saber-conviver e ao saber-ser. A competência é então constituída por várias habilidades. Segundo MACEDO, para dizer de um outro modo, a competência é uma habilidade de ordem geral, enquanto a habilidade é uma competência de ordem particular, específica. A solução de um, problema, por exemplo, não se reduz especificamente aos cálculos que implica, o que não significa dizer que o cálculo não seja uma condição importante. Igualmente, ainda que escrever a resposta não corresponda a tudo que está envolvido na solução de um problema, é uma habilidade essencial. O mesmo se pode dizer do tempo entre a leitura e a proposição da resposta, por exemplo.

Competências e Objetivos de Aprendizagem SAIBA MAIS Leia a entrevista do Professor Nilson Machado, da Faculdade de Educação da USP que acrescenta muito a essa discussão: Leia também o texto do Professor Lino Macedo, do departamento de Psicologia da USP e criador da matriz de competências do ENEM.

O que são Competências? Referências DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Disponível em: Acesso em: 15/09/ 2013; DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir - relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, MACHADO, Nilson. Mapa do Saber. Disponível em: Acesso em: 20/08/ MACEDO, Lino. Competências e Habilidades: Elementos para uma reflexão pedagógica- Seminário ENEM, Disponível em: Acesso em: 07/10/ PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Competências e Objetivos de Aprendizagem E você, o que acha de tudo isso?