RECURSOS HUMANOS “É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS TÉCNICOS QUE VISA CONTRIBUIR PARA ATRAIR, MANTER, MOTIVAR, TREINAR E DESENVOLVER O PATRIMÔNIO HUMANO DAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, âmbito e objetivo
Advertisements

CURSO DE P Ó S GRADUA Ç ÃO EM ENGENHARIA DE SEGURAN Ç A DO TRABALHO
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
Profª. Selma Maria da Silva
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Carlos Visão Global Social
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
PROCESSO SELETIVO.
RECURSOS HUMANOS Qual o trabalho do RH ? OBJETIVOS  Objetivos nas Organizações Estar em dia com a legislação vigente no país Estabelecer políticas.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Sugestão de Vídeo Parte 1
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Contrato de Trabalho e Relação de Emprego Equipe: Ariani, Edison, Francine, Laura, Milena, Rafael e Tatiane.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Educação e Trabalho  Technos – RH – MAO Tempo... É por ele que avançamos todos os dias em nossas idéias e conquistas. Em 2006, a Technos completará 50.
ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Reitoria Itinerante Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Junho
Recrutamento de Pessoal Prof.Antônio Jorlan Soares de Abreu Curso: Técnico em Administração CEFET-PI 2008.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
6ª PESQUISA SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS NA INTERNET.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
AVANÇOS DO PL 4330 de 2004 CDEIC - Aprovado com Substitutivo CTASP - Aprovado com Substitutivo Comissão Especial – Aprovado com Substitutivo 23 de novembro.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
1 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Dr. Jean Pierre Marras.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Princípios de Auditoria Metodologia de Auditoria.
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Objetivo da Coordenação Administrativa Prover e gerenciar o bom funcionamento do prédio da Aedi, buscando integração entre.
Plano de cargos e remuneração BB Alguns dados importantes.
As Variações do Patrimônio Líquido
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Escola de Administração Fazendária.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
SEIS RAZÕES PARA DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS Pesquisa Realizada Pelo Prof. MARINS – Com Vários Empresários – Demonstra os Motivos Pelos Quais Uma Empresa.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
COMO FALAR EM PÚBLICO Em Algum Momento da Sua Vida Pessoal (ou Profissional), Você Precisará Falar Para Alguma Platéia Você Pode Aprender Técnicas Para.
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS HUMANOS

“É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS TÉCNICOS QUE VISA CONTRIBUIR PARA ATRAIR, MANTER, MOTIVAR, TREINAR E DESENVOLVER O PATRIMÔNIO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES”

Planejamento de Recursos Humanos: Planejamento das Necessidades Futuras. Planejamento Para a Rotatividade Futura. Planejamento Para Treinamento e Desenvolvimento. Planejamento Para Recrutamento, Seleção e Demissões.

QUEM IRÁ TRABALHAR NA ORGANIZAÇÃO? O Que as Pessoas Farão? Como Manter as Pessoas Trabalhando? Como Treinar e Desenvolver as Pessoas na Organização?

RECRUTAMENTO: “É o Processo de Atrair Candidatos Com as Características e as Habilidades Adequadas Para Preencher Vagas na Empresa”. Principais Fontes de Pesquisa Para Captar Candidatos: Escolas.Internet. Consultorias de R.H. Anúncios em Jornais. Bancos de Curriculuns Bancos de Curriculuns.

TÉCNICAS DE SELEÇÃO: Entrevistas. Testes Psicotécnicos. Prova de Conhecimentos Dinâmica de Grupo Dinâmica de Grupo.

TÉCNICAS GERAIS DE ENTREVISTAS: Atenção ao “Mecanismo de Defesa” do Candidato. Saber Formular as Perguntas Certas. Controlar o Tempo Para Cada Entrevista. Preparar a Entrevista. CRIAR UM “ROTEIRO” PARA A ENTREVISTA.

O ENTREVISTADOR DEVE SER: Uma Pessoa Com Boa Cultura Geral. Uma Pessoa Com Raciocínio Rápido. Uma Pessoa Com Aguçada Percepção Sobre o Comportamento Humano.

Investigue Primeiro a Aparência do Candidato. Observe Sua Postura Corporal. Pergunte-lhe Sobre Seu Trabalho Anterior. SUAS HABILIDADES, SUA VIDA SOCIAL E FAMILIAR

Ajude a Pessoa a Sentir-se a Vontade e Com Disposição Disposição Para Falar. MOSTRE FRANQUEZA. Faça Perguntas Abertas. Identifique o Relacionamento do(a) Candidato(a) Com Seus Antigos Colegas.

Como o(a) Candidato(a) se Ajustava ao Cargo Anteriormente Ocupado. IDENTIFIQUE: Os Motivos de Sua Saída. Peça um Relato de Cada Atividade Desenvolvida na Empresa Anterior, Observando Suas Principais Realizações.

TREINAMENTO: “ Qualquer “ Qualquer Procedimento Que Vise Promover (e Aumentar) o Aprendizado Entre os Funcionários de Uma Empresa, Objetivando Adquirir Habilidades Para um determinado Cargo ”. OBJETIVOS DO TREINAMENTO: Impulsionar a Eficiência. Incrementar a Produtividade. Aumentar a Qualidade. Promover a Segurança. Diminuir Refugos.

MODALIDADES DE TREINAMENTOS: Treinamento Presencial. Treinamento à Distância. TREINAMENTO EM SERVIÇO. Rodízio de Funcionários. Visitas Técnicas. Palestras, Congressos, Seminários e Conferências.

PLANEJAMENTO DE TREINAMENTO: Para Que Treinar? Para Que Treinar? Quem Treinar? Quem Treinar? Em Que Treinar? Em Que Treinar? COMO TREINAR? COMO TREINAR? Quando Treinar? QUEM VAI TREINAR? QUEM VAI TREINAR?

DEPARTAMENTO PESSOAL: Pode Ser Dividido Em: Recrutamento e Seleção. Registro de Funcionários. Fiscalização Trabalhista. DEMISSÕES Folha de Pagamento.

TRABALHADOR AUTÔNOMO: Exerce Atividade Profissional ou Presta Serviços (sem remuneração) a Empresas, ou à Pessoas Físicas. Não Existe Vinculação de Horários ou Subordinação à Alguém.

TRABALHADOR TEMPORÁRIO Contratado Por Tempo Limitado, Conseqüência da Necessidade de Algumas Empresas Obterem Mão- de-Obra Extra, em Determinadas Épocas. As Relações de Trabalho se Dão Através das Empresas Prestadoras de Serviços (Agências de Empregos). As “Agências” São as Responsáveis Pelas Relações de Trabalho Entre Ambos.

REMUNERAÇÃO É Todo Provento Legal Ganho Pelo Empregado, em Função de Um Contrato de Trabalho Pago Pelo Empregador - ou Por Terceiros. Décimo Terceiro Salário Adicional de Insalubridade. Salário Família, Salário Maternidade 13º Salário, Abono Pecuniário.

BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL: SEGURADOS: Exercem Trabalho Remunerado, ContribuIndo Para o INSS. DEPENDENTES: Vivem da Remuneração do Trabalhador e, Por Lei, Têm Direito à Esse Amparo, Pois Dependem Dessa Remuneração do “Segurado” Para Sobreviverem.