PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva 30-05-2016ESCOLA.

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PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Transcrição da apresentação:

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 1

Aquisição de hábitos de segurança Plano de Prevenção e Emergência Prevenir e Planear Procedimentos a adotar em situações de emergência Plano de Prevenção e Emergência ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 2

PROCEDIMENTO DE ALARME DE EVACUAÇÃO ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 3 UM ALUNO/A DETETA UMA EMERGÊNCIA ( POR EXEMPLO UM INCÊNDIO ) AVISAR O PROFESSOR/A O PROFESSOR/A COMPROVA AVISAR A DIREÇÃO / RESPONSÁVEL DA SEGURANÇA UM PROFESSOR/A OU FUNCIONÁRIO/A DETETA UMA EMERGÊNCIA DARÁ ORDEM PARA ACIONAR O ALARME E O ALERTA 112 SE A DIREÇÃO / RESPONSÁVEL DA SEGURANÇA NÃO ESTÃO CONTATÁVEIS E A SITUAÇÃO O JUSTIFICA O PROFESSOR/A OU FUNCIONÁRIO/A

ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 4 ORGANOGRAMA HIERÁRQUICO E FUNCIONAL

COORDENADOR DE PISO ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 5 QUE FAZER? EM CASO DE EVACUAÇÃO: Contribuir para que a evacuação seja feita ordenadamente e pelas vias estabelecidas. Deverá comprovar que nenhum aluno ficou nesse piso (seja nos WC, salas de aula ou em qualquer outro lugar). Guiará os alunos até à saída. EM CASO DE ABRIGO: Comprovar que todos os alunos estão abrigados nas salas (ou em espaços protegidos do estabelecimento). Comprovar que as portas e as janelas dos pisos estão fechadas.

PROFESSORES ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 6 QUE FAZER? Durante a evacuação deve ser o último a sair da sala de modo a prestar auxílio aos alunos que se magoem ou fiquem assustados. Deverá confirmar que não fica ninguém na sala e fechar a porta depois de sair. O professor/a que está presente no momento de uma emergência em cada sala é o responsável pelos alunos e se encarregará de : EM CASO DE EVACUAÇÃO: Cumprir as instruções do coordenador/a de piso. Manter os alunos em ordem e verificar que seguem as suas instruções, de maneira a que se facilite uma evacuação ordenada. Realizar uma contagem dos alunos no ponto de concentração. EM CASO DE ABRIGO: Cumprir as instruções do coordenador/a de piso. Fechar as janelas. Fazer entrar os alunos na sala ou espaço protegido. Realizar uma contagem dos alunos na sala ou espaço protegido.

RESPONSÁVEL POR DAR O ALARME E O ALERTA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 7 QUE FAZER ? Esta pessoa ficará encarregue de acionar o alarme e o alerta conforme modelo previsto. RESPONSÁVEL POR EXECUTAR CORTES DE ENERGIA QUE FAZER ? Após ordem do Órgão de Gestão: Corte geral de gás e do fornecimento elétrico. AGENTES DE SEGURANÇA

RESPONSÁVEL POR ABRIR E FECHAR AS PORTAS EXTERIORES DO ESTABELECIMENTO ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 8 QUE FAZER? Em caso de evacuação: Abrir as portas e saídas do pavilhão. Abrir os portões da escola de acesso à via pública. Em caso de abrigo: Fechar as portas e saídas do pavilhão. AGENTES DE SEGURANÇA AUXÍLIO A PESSOAS DEFICIENTES QUE FAZER? Em caso de evacuação e em caso de abrigo: Serão encarregues de transferir as pessoas com dificuldades motoras ou sensoriais.

RESPONSÁVEL PELOS PRIMEIROS SOCORROS ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 9 QUE FAZER? Em caso de evacuação e em caso de abrigo : Atender as pessoas feridas e avaliar as lesões. Preparar a transferência das pessoas feridas. Acompanhar as pessoas feridas ao centro de saúde/hospital quando as autoridades digam que é possível abandonar o ponto de concentração. AGENTES DE SEGURANÇA

PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 10 Todos os caminhos de evacuação deverão encontrar-se permanentemente desimpedidos. Não é permitida a colocação, mesmo que provisória, nos caminhos de evacuação de quaisquer objetos, materiais ou peças de mobiliário ou de decoração que possa criar os seguintes efeitos: Favorecer a deflagração ou o desenvolvimento de um incêndio (todos os materiais com características combustíveis). Ser derrubados ou deslocados. Reduzir as larguras definidas para os caminhos de evacuação. Dificultar a abertura das portas de saída. Prejudicar a visibilidade da sinalização de segurança e iluminação de emergência ou iludir o sentido das saídas. Prejudicar o funcionamento das instalações de segurança - botoneiras de alarme de incêndio, sirenes de alarme, bocas de incêndio, extintores de incêndio.

ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 11 É um ensaio de como se deve atuar em caso de emergência, seguindo um plano pré-estabelecido, baseado em procedimentos de proteção e segurança. - A simulação periódica ajuda à aquisição de hábitos de segurança; - Ajuda a detetar lacunas e a aperfeiçoar os mecanismos de segurança; - Rotina - procedimentos a adotar em situações de emergência. Simulacro

PONTO DE ENCONTRO CAMPO DE JOGOS ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 12

EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 112 FIM ESCOLA BÁSICA DE TONDELA 13