Pág. 165-178 De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Fonterrada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
O objetivo e a Justificativa do estudo
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Mediadora.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Aprendizagem Significativa
Ajude – me!!.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Os níveis básicos da leitura
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Rodas de leitura, conversando sobre livros
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme

ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
Relatório de Proposta de Projeto
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Os anos das grandes oportunidades
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
A pré história da linguagem escrita
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Transcrição da apresentação:

Pág De Tramas e Fios Um ensaio sobre música e educação Marisa Fonterrada

Suzuki  Em seu livro Educação é amor, Suzuki afirma que todas as crianças, potencialmente, tem capacidade para aprender. Aproxima-se portanto de Kodály, que também defende a língua-mãe.  Nascido em 1898 em Nagoya, filho do dono da maior fábrica de instrumentos de cordas do Japão, freqüentemente brincava nesse espaço quando garoto e, mais tarde, lá passou a trabalhar, construindo violinos.  É brincando de tirar o som do violino em casa para tocar musicas ouvidas no gramofone trazido por seu pai, que Suzuki mais tarde ira fazer relações acerca do seu método e do ensino de musica para as crianças e também procurar aperfeiçoar-se no instrumento tendo aulas na Alemanha.

 Ao embarcar em uma viagem para “dar a volta ao mundo” junto de seu amigo o mesmo decide descer em Berlim, e por lá permanece por 8 anos estudando violino com Karl Klinger.  Foi amigo de Albert Einstein, a quem lhe chamava de “meu guardião”.  Sua experiência como educador começa em 1931, com o desafio de lecionar para uma criança de apenas 4 anos de idade.  Com dificuldades, relembra que as crianças apreendem por exemplo a falar, por meio da convivência familiar. Curiosidades

Educação é amor  Suzuki propõe que a música faça parte do meio da criança desde pequena, como ocorre com a língua materna, assim, ela a aprenderá naturalmente.  Educação é amor (1994).  Autobiografia e exposição do método em que se entende as inquietações que levaram Suzuki a pensar na melhor maneira de levar musica as crianças.  Sob o contexto da guerra e da reconstrução do país, o mesmo tenta fazê-las recuperar a confiança em si mesmas

O Movimento Educação do Talento  Suzuki mudou-se para Matsumoto e iniciou o Movimento em 1954 para aplicar o método que havia desenvolvido anos antes em uma escola de sua amiga Tamiki Mori.  Foi assim que Suzuki mudou-se para Matsumoto e iniciou o Movimento, que teve um surpreendente êxito, rapidamente ganhando adeptos e impressionando o mundo pelo fantástico resultado obtido a curto prazo com tantas crianças.  Nos EUA, o sucesso de seu método foi eminente e até hoje é difundido.

Prós e Contras  A importância do método é ter mostrado que as crianças são capazes de desenvolver as habilidades necessárias à execução de obras importantes da literatura do instrumento.  No entanto, elas não desenvolvem outras habilidades, como leitura à primeira vista e compreensão aprofundada das estruturas musicais das obras que tocam,além disso, não são preparadas para integrar orquestras, o que, aliás, dizem os adeptos, não é objetivo do método (Mark, 1986,p ).

O método  O método Suzuki pressupõe que as pessoas são produtos de seu meio. No entanto, esse meio não é aquele espontaneamente criado próprio da cultura e das condições de vida de um determinado lugar.  O meio, para Suzuki, é fabricado artificialmente, de modo a proporcionar o que julga serem as condições ideais para desenvolver o talento potencial de cada criança.  O procedimento básico do método é ensinar à criança uma coisa de cada vez, progressivamente.  A presença dos pais é fundamental, são deles o papel mais importante, porque em casa, diariamente, tocarão e estimularão a criança a tocar, transformando o aprendizado em atividade lúdica.

 O ambiente tem que ser "fabricado" pelos pais, com a minuciosa orientação de Suzuki.  O objetivo do método não é formar instrumentistas, mas Seres humanos completos e felizes, com o auxílio da arte (cf. Hermann, s. d.( p.3-4).  O método utiliza, tradicionalmente, alguns procedimentos que se justificam por sua identidade com o aprendizado informal da língua materna, tais como: Repetição Constante, Utilização de discos e gravações, Formação de. Repertório, etc...

Princípios básicos da aprendizagem  Além dos procedimentos anteriormente mencionados, há alguns princípios básicos a serem seguidos:  Busca da tranqüilidade interior, Perseverança em direção a meta, Estudo sistemático, Consistência, Mente, Qualidade do ser, Generosidade na transmissão do conhecimento, Economia no ensinar, Pensar positivamente, Não julgar, Imaginar mudanças.  Mo método Suzuki, o desenvolvimento da leitura musical é posterior ao aprendizado do instrumento.  As Crianças tem aulas individuais. Sua duração é flexível, determinada pelo grau de atenção do aluno.  Apesar das aulas individuais, a criança pratica tam¬bém em grupo, quando tem oportunidade de se confrontar com outras Crianças.

 O caminho de Suzuki é oposto ao de Kodály, enquanto este último busca nos cantos e danças escondidos nos recantos mais longínquos de seu país, Suzuki desconhece a tradição do seu e cria um meio asséptico, de caráter laboratorial, em que insere a música clássica européia, talvez essa seja uma das razões da ampla aceitação de seu método no Ocidente.  As concepções de Suzuki a respeito da educação, confronta o pensamento dos teóricos contemporâneos da educação, isso por que suas propostas baseiam-se em um ensino pela repetição e memorização.  Porém é preciso ponderar que fazer juízos a respeito do autor baseando-se em conceitos ocidentais e quase um século depois da criação do método não convém.

Educação é amor  É preciso iluminar a rota com grandeza de espírito, e é isso que mais transparece nas simples palavras de Suzuki, que consegue os melhores resultados, não pelo associacionismo e cega obediência pedidos por seu método, mas pela aproximação amorosa e por muitas atitudes que descreve em seu livro, em que se pressente como que uma grandiosidade de atitude, fortemente ancorada em princípios humanitários e espirituais.  Daí a propriedade do título de seu livro: Educação é amor.

Reflexão a respeito dos métodos ativos da primeira geração  A classificação "métodos ativos“ destaca a importância da aproximação da criança com a música como procedimento técnico ou teórico, preferindo que entre em contato com ela como experiência de vida.  É pela vivência que a criança aproxima-se da música, envolve-se com ela. passa a amá-la e permite que faça parte de sua vida.  Por fim, as cinco propostas concentram-se na música clássica ocidental ou no folclore, o que faz que, embora tenham ocorrido no mesmo período em que a produção musical estava solidamente engajada em procedimentos de vanguarda, o material musical utilizado nas aulas de música continue a ser mais tradicional do que inovador.  Foi preciso esperar ate o final da década de 1950 e a década de 1960 para que os procedimentos das aulas de música se alinhassem aos da vanguarda musical.

Fim