No século que findou, dois projetos de sociedade fracassaram relativamente ao processo civilizatório: um porque privilegiou o eu, eliminando o nós; o outro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
ESTÉTICA 1.
A Concepção Objetiva da Arte
Ética - Visão Histórica
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
Apaixone-se.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Cícero paulino dos santos costa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A atitude e a experiência filosófica
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O I L U M N S Professor: Odair.
Professora Suraia Rahmé
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Em busca de uma compreensão
PAIDÉIA.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
AULA 03 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Platão e o mundo das Ideias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Antropologia Conceitos básicos
Profª. Taís Linassi Ruwer
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
O QUE É FILOSOFIA ?.
Metodologia Científica
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Introdução e contextualização histórica
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Professor: Suderlan Tozo Binda
Mecanicismo cartesiano
Período sistemático Aristóteles
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O conhecimento na Idade Média
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
A Dialética do Iluminismo Adorno e Horkheimer Método da teoria crítica: 1.Orientar para emancipação 2.Manter um comportamento Crítico.
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Estética Antiga Objetivos do texto:
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Sempre que um novo dia amanhece e os nossos sentidos buscam captar as belezas que nos cercam, temos vontade de abrir as janelas da alma e inspirar com.
Transcrição da apresentação:

No século que findou, dois projetos de sociedade fracassaram relativamente ao processo civilizatório: um porque privilegiou o eu, eliminando o nós; o outro porque privilegiou o nós, desconsiderando o eu. Neste novo século, confrontam-se dois projetos antagônicos de sociedade: um subordina o social ao econômico e ao império do mercado; outro prioriza o social. Faz-se necessário construir um projeto de sociedade onde o ser humano seja resgatado na sua plenitude de eu e nós, com base na prioridade do social sobre o econômico. Para que este novo mundo seja possível, é necessário que toda a humanidade entenda e aceite a educação transformadora como pré-condição. Essa educação tem como pressupostos o princípio de que ninguém ensina nada a ninguém e que todos aprendem em comunhão, a partir da leitura coletiva do mundo. Paulo Freire

Palavra grega e original do sentido de educação como Formação. Ou nas palavras de Werner Jaeger: “A idéia de educação representava para o grego o sentido de todo esforço humano. Era a justificação última da comunidade e individualidade humanas. O conhecimento próprio, a inteligência clara do Grego, encontravam-se no topo do seu desenvolvimento.” (1989,p.5)

“Os Gregos viram pela primeira vez que a educação tem de ser também um processo de construção consciente. “Constituído de modo correto e sem falha, nas mãos, nos pés e no espírito”, tais são as palavras pelas quais um poeta grego dos tempos de Maratona e Salmina descreve a essência da virtude humana mais difícil de adquirir. Só a este tipo de educação se pode aplicar com propriedade a palavra formação, tal como a usou Platão pela primeira vez em sentido metafórico, aplicando-se à ação educadora (República, 337B). A palavra Bildung (formação, configuração) é a que designa do modo mais intuitivo a essência da educação no sentido grego e platônico. Contém ao mesmo tempo a configuração artística e plástica, e a imagem, “idéia”, ou “tipo” normativo que se descobre na intimidade do artista. (1989, p.10)

“Em todo o lugar onde esta idéia reaparece mais tarde na História, ela é uma herança dos Gregos, e aparece sempre que o espírito humano abandona a idéia de um adestramento em função de fins exteriores e reflete na essência própria da educação. O fato de os Gregos terem sentido esta tarefa como algo grandioso e difícil e se terem consagrado a ela com ímpeto sem igual não se explica nem pela sua visão artística nem pelo seu espírito “teórico”. Desde as primeiras notícias que temos deles, encontramos o homem no centro do seu pensamento. A forma humana dos seus deuses, o predomínio evidente do problema da forma humana na sua escultura e na sua pintura, o movimento conseqüente da filosofia desde o problema do cosmos até o problema do homem, que culmina em Sócrates, Platão e Aristóteles; a sua poesia, cujo tema inesgotável desde Homero até os últimos séculos é o homem e o seu duro destino no sentido pleno da palavra; e, finalmente, o Estado grego, cuja essência só pode ser compreendida sob o ponto de vista da formação do homem e da sua vida inteira [...]” (p.10)

HUMANITAS E EDUCAÇÃO O princípio espiritual dos Gregos não é o individualismo, e sim o humanismo, no sentido de Humanitas. A essência da Educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Este ideal de Homem não é um esquema vazio, sem relação com seu espaço e tempo. Pelo contrário, é uma forma viva que se desenvolve no solo de um povo e persiste através das mudanças históricas.

 Humanitas no sentido ciceroniano significou a educação do Homem de acordo com a verdadeira forma humana, com o seu autêntico ser.  O modelo de Homem não brota do individual, mas da idéia, acima do seu gregário ou suposto eu autônomo. HUMANITAS E EDUCAÇÃO

REPÚBLICA - PLATÃO  A história da educação grega coincide com a literatura. Os maiores representantes são os homens de Estado: poetas, filósofos, oradores, retóricos.  O problema maior do pensamento de Platão é o problema do Estado e na sua obra de maturidade, A República, que encontramos pela primeira vez uma ciência comparada do Estado. O sentido do Estado é a educação.  Para Platão não se trata das relações da paidéia como um Estado historicamente dado, que a assuma como processo político, mas sim da sua projeção sobre a meta divina, a idéia do Bem, que se levanta no “centro” do “Estado perfeito”.

REPÚBLICA - PLATÃO Livro I – O problema da justiça. Livro II e III – debates sobre música e a poesia. Livro V VII – o problema do valor das ciências abstratas. Livro VIII e IX – investigação das formas de Governo. Livro X – examina o problema da poesia a partir de novos pontos de vista.

Estado para Platão “O Estado de Platão versa, em última análise, sobre a alma do Homem. O que ele nos diz do Estado como tal e da sua estrutura, a chamada concepção orgânica do Estado, onde muitos vêem a medula da República platônica, não tem outra função senão apresentar-nos a “imagem reflexa ampliada” da alma e da sua estrutura respectiva. E nem é numa atitude primariamente teórica que Platão se situa diante do problema da alma, mas antes numa ATITUDE PRÁTICA: na atitude do modelador de almas.

EDUCAÇÃO E ESTADO “ o problema da educação do Homem – que na época de Lessing e de Goethe representava ainda uma meta suprema – ele não sabia enfrentar, enfocando-o na sua dimensão antiga e platônica, como a síntese final de todo o espiritual e como fonte do sentido mais profundo da existência humana. Um século antes, Jean-Jacques Rousseau soubera aproximar-se bem mais do Estado platônico, ao declarar que a República não era uma teoria do Estado, como pensavam aqueles que só julgavam os livros pelos títulos, mas sim o mais formoso estudo jamais escrito sobre educação.” (1989, p.519)

Educação e Estado  É preciso uma retratação do Estado e fortalecer as iniciativas da sociedade, a ampliação dos trabalhos de educação dos menos qualificados, dar continuidade as experiência de setores de vanguarda da Igreja, aumento de agências civis de trabalho pedagógico e aumento de iniciativas populares, como educação sindical, educação política, etc. Carlos Brandão

Educação entre a natureza e a cultura Questão: o homem é homem pelo nascimento ou pela educação? 1.A herança da humanidade é uma conquista cultural, não é natural, assim sua transmissão se deu pela educação. 2.Antropologia, filosofia, neurologia mostram o inacabamento do homem, sendo esta a sua maior grandeza, assim, ao contrário dos animais, aprende tudo e depende dos outros. Privada de educação, a natureza humana, reduz-se, aliás, a quase nada.

APRENDIZAGEM E RESISTÊNCIA A possibilidade de aprender é um caráter universal da natureza humana. Em relação a natureza humana, em educação nem tudo é possível, o educador encontrará resistência. “ Esta resistência é, em primeiro lugar, a da natureza psicológica da criança. Autores tão diferentes como Piaget, Freud, Wallon mostram que a criança passa necessariamente por estágios, e que o educador não os pode impunemente omitir nem mesmo abrevá-los. É por isso que Rousseau preconizava, até à idade de doze anos, uma “educação negativa” cujo papel não é apressar o crescimento, mas preservá-lo, não instruir a criança, mas prepará-la para se instruir.” (Reboul, p.22)

Os fins da educação: para a sociedade ou para a criança?  Culturalista defendem a tese que se eduque a criança para sociedade, mostrando que adaptando e integrando a criança na sociedade, se trabalha também para seu bem.  Os partidários da natureza (Rousseau) defendem a tese que se eduque a criança por si mesma, para lhe permitir desenvolver-se segundo a sua natureza própria, inadaptação. “Não se educa a criança para que ela não vá mais longe. Mas também não se educa para fazer dela “um trabalhador e um cidadão. Educa-se para se fazer dela um homem, isto é, um ser capaz de compartilhar e comunicar com as obras e pessoas humanas.” (Reboul, p.23) “Não se educa a criança para que ela não vá mais longe. Mas também não se educa para fazer dela “um trabalhador e um cidadão. Educa-se para se fazer dela um homem, isto é, um ser capaz de compartilhar e comunicar com as obras e pessoas humanas.” (Reboul, p.23)