“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
Advertisements

Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Funções da linguagem Professora: Jaqueline Resende.
O DEBATE, OS ARGUMENTOS Professora Carolina Macedo.
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
Falácias.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
LEITURA DE TEXTO DISSERTATIVO. DISSERTAÇÃO – noções DISCUSSÃO sobre da realidade Baseado no TEMPO PRESENTE, com referências a situações passadas. Discute.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
GÊNEROS TEXTUAIS PROF. ROMIM. RESENHA 1. DEFINIÇÕES 1.1 Resenha Resumo É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
Linguagem Acadêmica: pré- redação, movimentos retóricos e sintagmas lexicais Prof. Ayres Nogueira.
Redação de Texto Científico Acadêmico
Psicogênese da língua escrita
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Introdução à Administração
Como aprender mais fácil?
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Texto escrito: o texto de opinião
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
O discurso dissertativo de caráter científico
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Texto escrito: o diálogo
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
TEXTO PUBLICITÁRIO PRIMEIROS CONCEITOS E A ESTRUTURA DO TEXTO PUBLICITÁRIO
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Segurança pública e Violência
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
Organiza ç ão e Planejamento de campanha. Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.
O NASCITURO E A HISTÓRIA DO DIREITO TRABALHISTA. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo do nascimento e a história do direito do trabalho, visando.
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Transcrição da apresentação:

“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “A prática do Direito consiste de modo muito fundamental em argumentar”. “A prática do Direito consiste de modo muito fundamental em argumentar”. Manuel Atienza

O Direito é Lógica ou Retórica? É demonstração ou argumentação?

I. Retórica Segundo Olivier Reboul: Segundo Olivier Reboul: Retórica é a arte de persuadir pelo discurso.

A retórica aplica-se aos discursos persuasivos: sermão; cartaz publicidade; panfleto; alocução política; propaganda; defesa em um júri etc

Meios persuasivos Racionais: raciocínio silogístico (entimema); Racionais: raciocínio silogístico (entimema); Trata-se de um argumento no qual uma ou mais proposições estão subentendidas. Trata-se de um argumento no qual uma ou mais proposições estão subentendidas. Por exemplo : Por exemplo : Todo metal é corpo,[o chumbo é metal] logo o chumbo é corpo. Todo metal é corpo,[o chumbo é metal] logo o chumbo é corpo. Mais um exemplo : Mais um exemplo : Todo quadrúpede tem 4 patas. [o cavalo é um quadrúpede] Logo, um cavalo tem 4 patas. Todo quadrúpede tem 4 patas. [o cavalo é um quadrúpede] Logo, um cavalo tem 4 patas.

Silogismo Raciocínio Lógico (A = B e B = C, então A = C) A Grécia é governada por Atenas. Atenas é governada por mim. Eu sou governado por minha mulher. Minha mulher é governada por meu filho, criança de 10 anos. Logo, a Grécia é governada por esta criança de 10 anos. Temístocles (General Ateniense)

Meios persuasivos Afetivos: Afetivos: 1 Ethos – argumentação baseada no caráter do orador ; 1 Ethos – argumentação baseada no caráter do orador ; argumentação centrada na pessoa do orador; argumentação centrada na pessoa do orador; argumentação baseada no ethos ocorre quando o próprio discurso causa no auditório a impressão de que o orador é digno de confiança. argumentação baseada no ethos ocorre quando o próprio discurso causa no auditório a impressão de que o orador é digno de confiança.

Meios persuasivos 2 Afetivos 1 Ethos 1 Ethos 1.o tema de nosso governo será: nada contra a estabilidade, tudo contra a desigualdade. Tudo a favor do progresso para todos. 1.o tema de nosso governo será: nada contra a estabilidade, tudo contra a desigualdade. Tudo a favor do progresso para todos. 2.(...) quando saneamos as finanças e recolocamos o Estado no rumo do desenvolvimento econômico e social. 2.(...) quando saneamos as finanças e recolocamos o Estado no rumo do desenvolvimento econômico e social. 3. Não hesitaremos em buscar o diálogo com outros partidos. 3. Não hesitaremos em buscar o diálogo com outros partidos. 4. Podemos dizer que foram muitos os brasileiros que tiveram a esperança de acabar com a inflação. 4. Podemos dizer que foram muitos os brasileiros que tiveram a esperança de acabar com a inflação. (José Serra, 2002 (José Serra, 2002

Meios persuasivos 2 Afetivos: 2 Afetivos: 2 Pathos – argumentação baseada no estado emocional do auditório; 2 Pathos – argumentação baseada no estado emocional do auditório; discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes, impressionando-os; discurso apela aos sentimentos e emoções dos ouvintes, impressionando-os; Mesmo oradores com bons argumentos podem ter que se apoiar nas emoções do auditório para suscitar adesão. Mesmo oradores com bons argumentos podem ter que se apoiar nas emoções do auditório para suscitar adesão.

Meios persuasivos 2 Afetivos 2 Pathos 2 Pathos Um político que na campanha eleitoral usa uma linguagem emotiva e privilegia temas que despertam emoções fortes em muitas pessoas (como por exemplo a criminalidade e a insegurança), tenta persuadir os eleitores baseando-se no estado emocional destes. Um político que na campanha eleitoral usa uma linguagem emotiva e privilegia temas que despertam emoções fortes em muitas pessoas (como por exemplo a criminalidade e a insegurança), tenta persuadir os eleitores baseando-se no estado emocional destes.

O discurso persuasivo comporta: O discurso persuasivo comporta: Aspecto argumentativo; Aspecto oratório: gestos, tom de voz, ornato: figuras de linguagem, metáfora, hipérbole, antítese etc.

Funções da Retórica Segundo Reboul 1.Persuasiva: argumentação e oratória; 1.Persuasiva: argumentação e oratória; 2.Função hermenêutica: “arte de interpretar textos”. O orador deve compreender seu interlocutor e fazer-se compreendido. 2.Função hermenêutica: “arte de interpretar textos”. O orador deve compreender seu interlocutor e fazer-se compreendido. 3.Função heurística: do verbo euro, eureka, encontrar 3.Função heurística: do verbo euro, eureka, encontrar - função de descoberta; - função de descoberta; - fornecer elementos para uma decisão possível - fornecer elementos para uma decisão possível 4.Função pedagógica: a busca de adesão do auditório envolve uma aprendizagem. 4.Função pedagógica: a busca de adesão do auditório envolve uma aprendizagem.

Estrutura do Discurso Introdução: Introdução: Exórdio: início do discurso Exórdio: início do discurso função essencialmente fática função essencialmente fática objetiva tornar o auditório dócil, atento e benevolente; objetiva tornar o auditório dócil, atento e benevolente; exposição clara, breve da questão a ser tratada; exposição clara, breve da questão a ser tratada;

Estrutura do Discurso Desenvolvimento: Desenvolvimento: 1.Narração dos fatos referentes à causa, 1.Narração dos fatos referentes à causa, exposição das ideias; exposição das ideias; - exige-se clareza, brevidade; - exige-se clareza, brevidade; - ordem cronológica ou psicológica (flashback); - ordem cronológica ou psicológica (flashback); - prevalece o logos sobre o pathos e o ethos; - prevalece o logos sobre o pathos e o ethos; 2.Confirmação ou apresentação do conjunto de 2.Confirmação ou apresentação do conjunto de provas seguido por uma refutação que destrói provas seguido por uma refutação que destrói os argumentos adversários; os argumentos adversários; - argumentos fortes, fracos, retorno aos fortes; - argumentos fortes, fracos, retorno aos fortes;

Características do Texto Argumentativo Características do Texto Argumentativo Toda argumentação é parcial explícita; Toda argumentação é parcial explícita; Procura-se adesão; Procura-se adesão; Todos os argumentos articulados têm por Todos os argumentos articulados têm por fim indisfarçável a defesa de interesses; fim indisfarçável a defesa de interesses; Constitui-se de tese ou teses jurídicas; Constitui-se de tese ou teses jurídicas; Ocorre no processo de forma oral ou escrita; Ocorre no processo de forma oral ou escrita; Texto temático: ideias e conceitos; Texto temático: ideias e conceitos; Não comprova uma tese totalmente. Não comprova uma tese totalmente.