DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
Advertisements

Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
ENERGIA SOLAR.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
História das células a combustível
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
2 Estereoquímica Isómeros Isómerosestruturais Isómerosconformacionais Isómerosconfiguracionais compostos com a mesma fórmula molecular, mas estrutura.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
Água: destilada, pura e da chuva
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
ENZIMAS: CATALASE, PEROXIDASE
BIOSSÍNTESE CONSTRUÇÃO CONSUMO DE ATP DEGRADAÇÃO PRODUÇÃO DE ATP METABOLISMO: transformações químicas a nível celular.
Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.
Escola Básica e Secundária do Porto Moniz 2011/2012 Físico-química Físico-química.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Digestão Absorção Metabolismo
Reações químicas.
OTIMIZAÇÃO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS.
Rádio Os aparelhos de radar e as ondas de rádio São as ondas menos energéticas. Os aparelhos de radar são largamente utilizados em muitas situações.
ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva. Conteúdos (19/06/2013)  LASER E APLICAÇÕES.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental CIRCUITO ELÉTRICO Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
O metabolismo e as substâncias químicas da célula
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
Professor: Dr. Edson Mesquita.  Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 4: Ácidos e bases Tópico.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Insulina e Glicagina IST/FML Mestrado em Engenharia Biomédica
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Metabolismo de lipídeos I
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Alimentos Irradiados Símbolo Internacional para indicar que produto irradiado O símbolo 2001: ANVISA aprova a Resolução (RDC) n qualquer alimento.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
II Grupo Dilone Alexandre Ernesto Zeca Joaquim Orlando Zacarias Milvia Baçopo Parte I Polarímetro.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
Cinética Enzimática. Estrutura EnzimáticaConstituição em Aminoácidos Mecanismos de Acção Enzimática São difíceis de definir quantitativamente Determinar.
MECANISMOS DE PROTEINÚRIA Define-se proteinúria como a excreção urinária de proteína de mais de 150 mg por dia. Proteinúria benigna é a perda de proteína.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Biocombustíveis líquidos a partir de celulose por reacção em líquidos iónicos Pedro Brito Correia
As comunicações ao longo do tempo Telégrafo Telégrafo Telefone Telefone Rádio Rádio Computador Computador Internet Internet Telemóvel Telemóvel.
Revisão Metabolismo Energético I
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

DETERMINAÇÃO DE NÍVEIS DE GLICEMIA Introdução Os aparelhos de medição Um medidor de glicemia é constituído pelo medidor propriamente dito (com um ecrã onde aparecem os resultados), por um dispositivo de punção capilar, pelas lancetas e pela tira de teste. Como fazer um teste de glicemia  Coloca-se a tira de teste na ranhura do medidor;  Pica-se o dedo;  Encosta-se a extremidade da tira à gota de sangue.  Desinfecta-se o local da punção; Visualiza-se o resultado do teste no ecrã. Os actuais medidores de glicemia funcionam com base na reacção de oxidação da glicose, catalisada pela glicose oxidase. A glicose é oxidada em peróxido de hidrogénio e ácido glucónico. 1ª Geração - O peróxido de hidrogénio produzido na reacção de oxidação reage com uma base receptora de oxigénio; - Quando oxidada, a base muda de cor e a intensidade da mudança de cor é proporcional à concentração de glicose. 2ª Geração Incorporam uma célula electroquímica e medem uma carga eléctrica gerada por reacções da glicose – processos electroquímicos. Amperometria: a glicose reage com os químicos presentes no eléctrodo; produz-se uma pequena corrente eléctrica; a concentração de glicose é proporcional à intensidade da corrente medida pelo glucómetro. Coulometria: a amostra de glicose é convertida numa carga electroquímica, que é medida durante um intervalo fixo de tempo. A tecnologia coulométrica quantifica a glicose com base na carga total gerada pela reacção. Vantagens da coulometria: necessário menor volume de sangue, menos sensível a variações de temperatura e do hematócrito. GlucoWatch - Funciona com base na iontoforese invertida: uma pequena corrente eléctrica é aplicada na pele para extrair moléculas de glucose; - Desvantagens: necessidade de uma calibração diária, possíveis irritações da pele, longo período de “aquecimento”, pouca sensibilidade a valores baixos. Já não está no mercado. 3ª Geração - Perspectivas de Futuro - Os medidores do futuro obterão as amostras utilizando vários métodos (espectrais, ópticos, térmicos, electromagnéticos) que podem ser detectados à distância. Os protótipos mais promissores utilizam tecnologias de radiação. - Sensores enzimáticos implantados no tecido subcutâneo: A ponta do sensor é feita de uma membrana selectiva permeável à glicose. À superfície do eléctrodo, o peróxido de hidrogénio é oxidado gerando uma corrente que pode ser medida e relacionada com a concentração de glicose. Um sensor associado a uma bomba de insulina permite uma administração de insulina mais automatizada e controlada, melhorando a qualidade de vida dos doentes. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica Fisiologia de Sistemas 2008/2009 – Dezembro 2008 AFONSO, Ana Filipa; CASTEL-BRANCO, Pedro; NEFFE, Matilde ; NEGRÃO, Mafalda Bibliografia 1.PICKUP, John, et. al., “In vivo glucose sensing for diabetes management: progress towards non-invasive monitoring”; 2.Emerging Technologies in Diabetes Care, Vol. No: 27:11 Posted: 11/15/02; 3. About.com: Health Topics A-Z, 12/12/2008; 4. Glucose Sensing: 13/12/2008 Fig. 5 – Reacções da glucose no eléctrodo enzimático do sensor; Fig. 6 - A) Bomba de Insulina; B) Tubo de Alimentação; C) Sensor de Glucose; D) Transmissor de Dados - O glucómetro mede a quantidade de luz reflectida ou absorvida pela superfície da tira para determinar a intensidade da mudança de cor (i.e., uma medição fotométrica). Fig. 3 – Dispositivo 1ª geração Fig. 4 – Iontoforese invertida utilizada no Glucowatch Fig. 1 – Elementos para medição e registo de glicemia Fig. 2 – Representação esquemática de uma medição A diabetes é uma doença do sistema endócrino, caracterizada por um aumento da concentração de açúcar no sangue. Este aumento pode ser de 2 tipos: Tipo 1: destruição por parte do sistema imunitário das células beta do pâncreas, que produzem insulina. Tipo 2: o pâncreas consegue produzir insulina, mas o organismo apresenta resistência à sua acção. Assim, os diabéticos precisam de administrar insulina por outra via Mas como é que o doente sabe que quantidade de insulina deve injectar ou que quantidade de hidratos de carbono consumir? É esse o objectivo do nosso trabalho, investigar como funcionam os aparelhos medidores de glicemias. Dispositivos de medição