O Nascimento do Estado Moderno Principais Contribuições Filosóficas Thomas Morus Tommaso Campanella e Francis Bacon Nicolau Maquiavel.

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Transcrição da apresentação:

O Nascimento do Estado Moderno Principais Contribuições Filosóficas Thomas Morus Tommaso Campanella e Francis Bacon Nicolau Maquiavel

Thomas Morus (forma alatinada) ou Thomas More, Grande Chanceler da Inglaterra, nasceu em Londres em 1478 e foi aí decapitado em 1535.

Filho de um dos juizes do banco dos reis, foi aos quinze anos colocado como pajem do Cardeal Morton, Arcebispo de Cantuária.

São Thomas More, mártir, patrono dos advogados, Lorde Chanceler da Inglaterra, escritor e filósofo, nasceu em Londres, a 7 de fevereiro de 1477, - o ano seguinte ao da impressão do primeiro livro na Inglaterra.

Morreu decapitado em Tower Hill, a 6 de julho de 1535 por recusar o anglicanismo. Foi reconhecido no início do século XVI como o maior jurista, humanista cristão e intelectual clássico de seu tempo e santificado em 1935.

Pouco depois da ascensão de Henrique VIII, foi referendário e membro do Conselho Privado (1514).

Subindo ao trono em 1509, Henrique VIII desposou Catarina de Aragão, filha do rei da Espanha, viúva de Artur, seu irmão mais velho. O casamento, por longas negociações diplomáticas, marcava a aliança entre duas grandes potências e as bodas foram faustosas.

Henrique VIII preocupava- se com a estabilidade dinástica dos Tudor, pois, de seus cinco filhos com Catarina, apenas Maria sobrevivera. Já desde muito tempo desejava romper o casamento com Catarina de Aragão, mas somente o Papa poderia dissolver aquele liame político, o rei hesitava, porque era profundamente religioso, mas, quando se apaixonou por Ana Bolena, uma jovem e bela dama da corte, não teve mais escrúpulos.

Henrique estava irritado ao máximo contra a Espanha, que lhe retirava o apoio durante a guerra, e desabafava sua cólera sobre Catarina, à qual censurava a traição do pai. Além disso, culpava a rainha de não ter filhos. Katherine Howard

Já enamorado de Ana Bolena (dama de honra da rainha), ele optou pelo divórcio em 1527, encarregando seu ministro, Wolsey, de obtê-lo junto ao papa Clemente VII. Mas este recusou seu pedido.

St. Peter`s Church Ruptura com a Igreja Católica - Fundação da Igreja Anglicana - Primeira atitude de irreverência contra Roma.

Apesar das modificações realizadas na Igreja, Henrique VIII nunca introduziu a doutrina protestante. Todos aqueles que se negaram a aceitar os ensinamentos da Igreja da Inglaterra, assim como os que rejeitaram a autoridade eclesiástica de Henrique VIII, foram executados.

More e sua filha antes da execução – Tela de Ward Quando Henrique VIII abjurou o catolicismo, Morus, então ligado à Igreja Romana, pediu demissão do cargo (1532), descontentando com esse gesto o Rei. No ano seguinte ofendeu mortalmente Ana Bolena, recusando-se a assistir à sua coroação e a prestar fidelidade a seus descendentes. Foi condenado à prisão perpétua e ao confisco de todos os seus bens. Pouco tempo depois foi condenado à morte por crime de alta traição e decapitado em Londres em 1535.

Publicação A "Utopia" representa a primeira crítica fundamentada do regime burguês e encerra uma análise profunda das particularidades inerentes ao feudalismo em decadência. Thomas Morus, depois de ter na "Utopia" feito uma sátira a todas as instituições da época, edifica uma sociedade imaginária, ideal, sem propriedade privada, com absoluta comunidade de bens e do solo, sem antagonismos entre a cidade e o campo, sem trabalho assalariado, sem gastos supérfluos e luxos excessivos, com o Estado como órgão administrador da produção, etc.

Fortemente influenciado pelos relatos de Américo Vespúcio, que vieram à luz em 1504, e pela formação platônica, resolveu, num rompante, escrever a obra. Erasmo, que testemunhou sua elaboração, disse que em pouco tempo More tinha feito o esboço principal, sendo o livro editado a primeira vez em latim, em dezembro de Erasmo de Roterdã – Elogia da Loucura

Nasceu em Stilo, no dia 5 de Setembro de Campanella iniciou sua atividade política tentando organizar uma conspiração contra o despotismo espanhol. Isso o levou ao cárcere, onde permaneceu vinte e sete anos. Libertado em 1626, seguiu para Roma, onde foi bem recebido pelo papa Urbano VIII. Logo, porém, tornou-se alvo de novos ataques e, perseguido, foi obrigado a fugir para a França. Morreu em Paris, em Tommaso Campanella

A Cidade do Sol é a mais popular das obras de Campanella. Essencialmente idealista, está no mesmo plano da Utopia, de Thomas More, e A República, de Platão. Sem entrar na apreciação do sistema proposto por Campanella, é forçoso reconhecer em A Cidade do Sol uma das obras- primas da literatura universal.

Francis Bacon Exatos 375 anos após a publicação, de Nova Atlântida, a obra inacabada de Francis Bacon, estamos reunidos, nesta manhã de final de primavera, para discutimos analfabetismo científico e os impedimentos que esta condição representa a uma nova cidadania, no sentido amplo da palavra.

Como sabemos, em Nova Atlântida, tida por muitos como uma obra utópica, Bacon, o pai do método científico moderno, previu que o cultivo e desenvolvimento da ciência por uma sociedade com clara compreensão de seu potencial, desfrutaria de um bem-estar social inédito na história da civilização humana.

As preocupações de uma sociedade que aprendeu a amar a ciência, anteviu Bacon, estariam concentradas mais nos domínios da técnica e da ciência que em problemas econômicos e sociais.

FILOSOFIA: Bacon considerava a filosofia como uma nova técnica de raciocínio que deveria restabelecer a ciência natural sobre bases firmes. Seu plano de ampla reorganização do conhecimento a que chamou Instauratio Magna ("Grande Instauração"), era destinado a restaurar o domínio do homem sobre a natureza que se acreditava ele havia perdido com a queda de Adão. O núcleo da filosofia da ciência de Bacon é o pensamento indutivo apresentado no Livro II do Novum Organum, sua obra mais famosa, assim intitulada em alusão ao Organon de Aristóteles. Publicada em 1620, como parte do projeto da Instauratio Magna.. Continha, segundo Bacon, em oposição a Aristóteles, "indicações verdadeiras acerca da interpretação da Natureza".