BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
4ª. REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DA BVS RELATORIA DA REUNIÃO DO GT ODONTOLOGIA.
Advertisements

SISTEMA ESPECIALIZADO NA
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Análise de Projetos, Convênios e Termos de Parcerias M ATERIAL ELABORADO POR [N OME DE QUEM ELABOROU E QUE PODE SER O PTO FOCAL PARA DÚVIDAS ]
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
Mercado brasileiro de Sistemas Eletrônicos de Segurança Segurança para pequenas e micro empresas - Fecomércio.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
A Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Atividades para a Biblioteca Virtual em Saúde Pública na FSP/USP.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Medidas para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica e a Qualificação da Judicialização da Saúde Caroline Cabral Zonta Promotora de Justiça Coordenadora-Adjunta.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Coordenador: Me. Guilherme Arruda Santos Chefe da Coordenadoria de Controle Interno Controladoria Geral do Estado – CGE/Pr.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho de 2011

SUMÁRIO Objetivos Formação da Rede SIEO BVS Odontologia Brasil Capacitação/Curso EAD Portal de Revistas Eletrônicas em Odontologia Reuniões Técnicas da Rede

Formação da Rede de Odontologia Objetivo - atender as demandas sociais Projeto W. K. Kellogg Foundation - Implementação de rede de informação na área odontológica”, apresentado pela Universidade de São Paulo à em 1990 e aprovado em 1991, em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), tendo como preocupação básica tratar o fenômeno informação enquanto problemática social.

1991- tornou-se o “Centro Coordenador Nacional de Informação em Ciências da Saúde Oral”. Formando a“Sub- Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral. ( KRZYZANOWSKI, 1990).

Formação inicial da Sub-Rede Nacional de Informação na área de Ciências da Saúde Oral (CARVALHO; RAMOS, 2009, p. 384)

novo projeto foi encaminhado á W. K. Kellogg Foundation, com participação de mais 14 bibliotecas, aumentando para 10 o número de núcleos básicos e para 10 os “núcleos de apoio” – mais quatro bibliotecas foram inseridas na rede atuando como núcleos básicos.

passa a denominar-se “Sistema Especializado na Área de Odontologia” “Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia” (SIEO) com o propósito de impulsionar o desenvolvimento das bibliotecas odontológicas nacionais e satisfazer a demanda de informação dos profissionais desta área. SIEO - Rede de cooperação que visa gerar benefícios à pesquisa científica em odontologia e compartilhamento futuro dos resultados das pesquisas em andamento, reúne as bibliotecas que atuam como Centro Cooperantes do Sistema de Informação Especializado em Odontologia

A Rede SIEO conta, atualmente, com o apoio de dezessete bibliotecas nacionais (centros cooperantes) da área de odontologia distribuídas em várias regiões do Brasil.

Rede SIEO

O Aprendizado Coletivo a Partir da Rede de Odontologia O estabelecimento do atual SIEO proporcionou mudanças rápidas na geração, armazenamento e disseminação do conhecimento possibilitando a construção da BVS Odontologia Brasil, o que vem garantindo o seu funcionamento desde a sua criação.

SOBRE A BVS ODONTOLOGIA BRASIL

No caso específico da rede de odontologia, denominada SIEO, os nós terciários seriam constituídos pelas instituições que apóiam a operacionalização da BVS Odontologia Brasil.

BVS Odontologia Brasil Proposta inicial da Biblioteca Virtual em Saúde em 1998 ■ O caso da Odontologia - contou com um período de vários anos para que pudesse ter a formação de seu Comitê Consultivo definitivamente constituído. Houve a necessidade de: ■ capacitar os profissionais envolvidos sobre o que seria este projeto. ■ inteirar a comunidade científica sobre a magnitude do projeto para depois abraçá-lo e alçar vôos.

Comitê Consultivo - formado pela representação docente das Universidades que compõem o SIEO, além da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia) e da própria BIREME que atua como coordenadora geral do projeto, local e regionalmente.

Certificação da BVS Odontologia Brasil em 04/10/2010

Capacitação - capacitação da equipe da Rede SIEO/BVS Odontologia Brasil é promovida pelo SDO – Serviço de Documentação Odontológica de acordo com as necessidades dos núcleos.

Curso de EAD A BVS Odontologia Brasil promoveu o 1º curso para a inserção de eventos na base DirEve (Diretório de Eventos em Ciências da Saúde), para o Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), utilizando a plataforma Moodle. Foram duas semanas de treinamento: de 21/02 a 03/03/2011. Próximos Cursos com recursos de EAD para 2011: ■ DirEve ( 15 a 30/06/2011) ■ LILDBI-WEB ■ LIS (Localizador de Informação em Saúde).

Portal de Revistas Eletrônicas em Odontologia - Antecedentes ■ Surgiu da necessidade de congregar, no espaço físico da Biblioteca Virtual em Odontologia Brasil, a coleção das revistas eletrônicas em Odontologia. ■ Utiliza a metodologia SciELO. ■ É mais uma das Fontes de Informação da BVS Odontologia Brasil.

ESTADO ATUAL – 12 revistas no projeto piloto (1ª. Fase) Revistas que iniciaram o i_alphabetic&lng=pt&nrm=iso

Entrada de novos títulos (2ª. fase) ■ A partir de maio/11 após o término – 1ª. fase

Reuniões Técnicas da Rede Com o objetivo discutir plano de ação para o fortalecimento e continuidade do desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde - Odontologia (BVS-Odontologia) são realizadas reuniões técnicas anualmente podendo ser presencial ou virtual.

Ações Futuras  Criar mecanismos para a divulgação e popularização na na área de saúde bucal.  Atuar mais pontualmente com a Teleodontologia

MUITO OBRIGADA!