Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
Advertisements

SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
CONCEITOS IMPORTANTES
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Plano ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Princípios da Agroecologia
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
1 - Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013 e Crédito Rural Acompanhamento e Controle 2013 e Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013.
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico SDE Finalidade Segundo o Decreto Nº /2013, a SDE tem por finalidade implementar ações estratégicas.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Um novo paradigma para o Desenvolvimento rural : PNATER.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Diagnóstico da Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos na Bacia do Rio Tubarão.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária

Extensão Rural Revisão

Como se ter saúde? Curando ou prevenindo, porém prevalecendo a cura, levando a necessidade cada vez maior de surgir especialidades. Medicina Veterinária – propósito da época Reparar a saúde de animais domésticos, em especial do cavalo utilizado desde a Antiguidade como força motriz no trabalho e na guerra. Medicina Veterinária e a produção agrícola – época e propósito/objetivo o Durante a Revolução Industrial; o Dar conta dos problemas de saúde oriundos das práticas de criação mais intensivas; novas necessidades de saberes que apoiem a melhoria da qualidade e no controle sanitário dos alimentos. A Medicina Veterinária Origem, Inserção e Ligação

A Extensão Rural e Assistência Técnica Serviço de educação não formal de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais (ASBRAER). É um trabalho de orientação aos agricultores de maneira mais pontual, visando principalmente a resolução de problemas relacionados com a produção”. Extensão Rural Assistência Técnica

A Extensão Rural no Brasil ACAR (1948) – Associação de Crédito e Assistência Rural ABCAR (Anos 60) – Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural EMBRATER (Anos 70) – Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural ASBRAER (1990) – Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (27 associadas) o Pernambuco: IPA

Extensão Rural Ações inerentes do M. Veterinário - Capacitar a população rural; - Acompanhar a criação e a exploração econômica de animais; - Planejar e administrar propriedades rurais compondo equipes multidisciplinares; - Orientar sobre questões de saúde pública: as zoonoses, os impactos provocados pelo uso de defensivos nas pastagens, os resíduos dos antibióticos; - Ofertar tecnologias, na maioria das vezes com acessibilidade apenas para médios e grandes produtores; - Acompanhar o funcionamento de agroindústria.

Ausência de realismo Degradação do Meio Ambiente Pobreza de desigualdade social

Desenvolvimento Sustentável

Observações a) Rural não é sinônimo de e nem tem exclusividade sobre o agrícola; b) O rural é multissetorial e multifuncional; c) As áreas rurais têm densidade populacional relativamente baixa; d) Não há um isolamento absoluto entre os espaços rurais e as áreas urbanas.