INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL - 2007 Janeiro 2010 Principais Resultados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

tecnológicos e profissionais
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
Programa Operacional de Valorização do Potencial Humano e Coesão Social da RAM Apresentação do Eixo I – Educação e Formação 04 de Maio de 2009 PROGRAMA.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Medidas Ativas de Emprego

1 O SIGA-EPT é um sistema integrado de gestão acadêmica desenvolvido com tecnologias livres e de forma colaborativa por várias instituições federais do.
Concurso EDUCA 4430 Representação Distrital G. 09/10 – CONARC 2009.
Meu Futuro Profissional Qual a minha escolha profissional? Nome: Série:
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Ricardo Mamede Núcleo de Estudos e Avaliação A lógica contrafactual na avaliação do impacto das políticas públicas 12ª Reunião da Rede de Avaliação do.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2010/2011 Resultados do inquérito realizado aos alunos.
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
11 de Abril de 2015 COMBATER O DESEMPREGO 8º UNIVERSIDADE EUROPA.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
A #Europa fala aos #jovens. #about.me Comissões TRAN – Transportes e Turismo Peso Turismo na Economia - Marca Europa Novos modelos de negócio orientados.
Passaportes Emprego 3i. AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro – Entidade Promotora: Responsável pela coordenação e acompanhamento do projecto.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
FICHA DE PRÉ- INSCRIÇÃO. Com o apoio: CEGE – Centro de Estudos de Gestão INSTITUIÇÃO: MORADA: PESSOA DE CONTACTO: TELEFONE: QUAIS AS RAZÕES DA.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
M.E.C. Direção Geral de Educação >> 2015 PLANO NACIONAL DE CINEMA >> © SESSÃO Nº
Centro Novas Oportunidades Escola Secundária de Loulé.
Sensibilização para a dimensão europeia da escola Candidaturas europeias de projetos pedagógicos 11 de janeiro de 2013, Auditório da DSRAlg ENPAR - Encontro.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CENTRO DE EMPREGO DE BEJA DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO Rui Palma.
CONQUISTANDO SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO Entrar no mercado de trabalho, para algumas pessoas, é a coisa mais fácil do mundo. Para outras, a pior.
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL. Porto Ferreira Futebol Clube, fundada em 1912 por um grupo de esportistas, tem por finalidade principal promover e.
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Apresentação dos principais resultados Esquema da Apresentação: I. Objectivos, actividades e públicos-alvo inquiridos no Diagnóstico II. Visão Global do.
Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo.
Workshop Preparação para a procura de emprego: do cv à entrevista 1ª sessão 9:30 às 13:30 2ª sessão 14:30 às 18:30 3ª sessão 18:30 às 22:30 DCOGRH 27 de.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
Empreende dorismo Enquadramento Histórico. empreendedorismo  As preocupações com a temática do empreendedorismo são relativamente recentes  O mundo.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
ESPAÇO SOCIAZER JORNALISMO E FOTOGRAFIA PARA O SEU CONHECIMENTO.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
Transcrição da apresentação:

INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados

O inquérito, lançado em Maio de 2009, abrangeu participantes em acções de formação profissional, co-financiadas pelo Fundo Social Europeu destinadas aos Jovens (dentro e fora do sistema de ensino) e participantes nos Cursos de Educação e Formação. O objectivo principal foi avaliar o impacto dos cursos na perspectiva de inserção e adequação emprego/ formação. Nesse sentido e face à importância que na RAM vêem assumindo os Cursos de Educação e Formação nas ofertas formativas para jovens, foi introduzido um módulo piloto para efeitos de experimentação, no sentido de avaliar alguns aspectos caracterizadores desta formação. A taxa de resposta foi de 74,3%.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL DOS EX-FORMANDOS SEGUNDO O TIPO DE ENTIDADE PROMOTORA A formação foi realizada principalmente nas áreas de Hotelaria e Restauração (24,4%), Ciências Informáticas (11,5%), Contabilidade e Fiscalidade (8,9%)

MOTIVOS DE ESCOLHA DO CURSO Conseguir uma profissão qualificada ou melhorar a que já possuíam Obter equivalência escolar (6º, 9º ou 12º ano) 33,8%28,3%

OS EX- FORMANDOS E A SUA SITUAÇÃO FACE Á ACTIVIDADE APÓS A ACÇÃO DE FORMAÇÃO Estudante A exercer uma Profissão Um Mês Após Um Ano Após À data de resposta ao inquérito 48,5% 65,1% 60,2% Desempregados 39,8% 16,6% 24,1% 13,2% 14,6% 17,2% A percentagem de ex-formandos “Desempregados” é mais elevada no sexo masculino que no feminino, no momento de resposta ao inquérito

TIPO DE VÍNCULO Contrato a termo  55,7% Contrato sem prazo  31,1% FORMA DE ACESSO AO 1º EMPREGO Destaca-se a importância que assumem: 39,0% Colaboração dos familiares e amigos 23,1% Empresas onde os ex-formandos realizaram estágios/ formação prática em contexto de trabalho

PRINCIPAL MOTIVO DO DESEMPREGO 23.7% dos ex-formandos estão no momento de resposta ao inquérito desempregados, e os motivos principais do desemprego são:

MÓDULO PILOTO CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF) Principais Resultados

Número total de ex-formandos abrangidos Responderam ao inquérito 75,4% dos ex-formandos 60,4% dos participantes nos CEF inscreveram-se por iniciativa própria e 38,4% por indicação da escola Situação à data de inscrição no curso: 60,4% Estavam a estudar mas tencionavam adquirir uma qualificação para ingresso no mercado de trabalho 7,5% Já tinham desistido da escola

MOTIVOS DE FREQUÊNCIA DO CEF

Após o final do curso 38,4% dos ex-formandos continuaram a estudar, sendo que: 67,2% Optaram pela via da formação profissional 32,8% Optaram pela via de ensino regular Relativamente aos ex-formandos que não continuaram a estudar, 75,5% refere que a sua opção era integrar o mercado de trabalho

38,4% Trabalhar 26,7% Estudar SITUAÇÃO PROFISSIONAL NO MOMENTO DE RESPOSTA AO INQUÉRITO 34,2% Desempregado

CARACTERIZAÇÃO DO CEF NA PERSPECTIVA DOS EX-FORMANDOS

Informações suplementares estão disponíveis no Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM (OSECRAM) do Gabinete do Secretário Regional de Educação e Cultura Estrada Comandante Camacho de Freitas Funchal  Fax Website: Informações suplementares estão disponíveis no Observatório do Sistema Educativo e Cultural da RAM (OSECRAM) do Gabinete do Secretário Regional de Educação e Cultura Estrada Comandante Camacho de Freitas Funchal  Fax Website: