CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) 4591 4074 e (11) 4591 4096 - www.ctbc-br.com.br CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
Agosto/2008.
Instrutor: Objetivos:.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Auditoria da Qualidade
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Administração Contratual
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade ENOAC
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
Administração de Logística e Materiais
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Workshop sobre Oficinas de Manutenção e Reparo em Bombas Medidoras
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
FLUXOGRAMA DO PROCESSO
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
SAFETY TECHNOLOGICAL SUPPORT Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
Evidência de auditoria:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro.
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Curso de Administração Disciplina: TGA
Data: 08 de agosto de 2006 Objetivo:  
COMPRAS 0122.
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS.
CARACTERÍSTICAS. CARACTERÍSTICAS Quem precisa se adequar? Toda e qualquer empresa que disponibilize ao mercado Pino Rei e Quinta Roda. Fabricantes.
Transcrição da apresentação:

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11)

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Avaliação da Conformidade O que é Avaliação da Conformidade? Quando se compra alguma coisa, o comprador quer saber se o que recebeu é o que foi pedido. Isto pode ser feito comparando-se o recebido com a especificação do que foi pedido. O ato de fazer esta verificação é a avaliação da conformidade.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Certificação É um processo sistematizado, pelo qual uma terceira parte dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos. (Para o produto Tanque de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis, estes requisitos específicos estão definidos na Portaria Inmetro nº 185, de 04 de dezembro de 2003)

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) ª Parte - Fornecedores 2ª Parte - Compradores 3ª Parte – Organismos Independentes Certificação 3ª Parte... 1ª Parte???

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Vantagens da Certificação A procura pela Certificação atualmente é uma necessidade do mercado, sendo impulsionada pela contínua busca por maior qualidade e produtividade, com o objetivo de reduzir custos, evitar desperdícios, aumentar a competitividade, atender às exigências legais e garantir a satisfação total dos clientes.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Vantagens da Certificação Contribui para o bem-estar público em áreas como Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Avalia, para o comprador, a conformidade do produto às normas; Viabiliza mercados de exportação; Avalia a conformidade às normas aplicáveis de produtos importados.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Certificado Certificação no Brasil OCP/OAC INMETRO ABNT Acreditador Avaliador Normalizador

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Tipos de Certificação Certificação Voluntária: é uma necessidade do segmento, interesse por parte da empresa ou dos clientes. Exemplo: ISO 9001

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Tipos de Certificação Certificação Compulsória: é uma exigência legal, estabelecida através de Portarias, Decretos e Resoluções. Exemplo: Resolução nº 273 do CONAMA

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Tipos de Certificação Art. 3° Os equipamentos e sistemas destinados ao armazenamento e a distribuição de combustíveis automotivos, assim como sua montagem e instalação, deverão ser avaliados quanto à sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação. Parágrafo único. Previamente à entrada em operação e com periodicidade não superior a cinco anos, os equipamentos e sistemas, a que se refere o caput deste artigo deverão ser testados e ensaiados para a comprovação da inexistência de falhas ou vazamentos, segundo procedimentos padronizados, de forma a possibilitar a avaliação de sua conformidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Solicitação Avaliação Decisão Manutenção Análise Inicial Documentação Agendamento de: - Auditoria, - Amostragem e - Ensaios Análise dos Relatórios/Processo Solicitação da Certificação Cadastro Emissão Proposta Negociação Documentos Iniciais Registros do Processo Recomendação Aprovação Contrato Certificados Passos para Certificação

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) OCP – Organismo de Certificação de Produtos ou OAC – Organismo de Avaliação da Conformidade Laboratório – Realiza os ensaios (testes) Solicitante ou Fornecedor: É o Cliente, Solicitante da Certificação 3 personagens básicos da certificação: Passos para Certificação

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Solicita a Certificação Proposta Comercial (Negociação, Aceite) Envio da documentação solicitada pelo OCP Avaliação da documentação enviada (Solicitação de Certificação, Memorial Descritivo, etc) Agendamento e realização da Amostragem em triplicata (Prova, Contraprova e Testemunha), lacrando os produtos amostrados Solicitante envia as amostras ao laboratório Laboratório envia orçamento ao cliente. 1 Agendamento e realização de Auditoria no fabricante (caso aplicável), registrando o resultado em um Relatório de Auditoria O solicitante tem 20 dias pra enviar ações corretivas. O OCP avalia as ações. 2 Foram evidenciadas não conformidades na auditoria? Não Sim Escolha de OCP acreditado pelo INMETRO

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Solicitante aprova o orçamento para realização dos ensaios O laboratório realiza os ensaios em atendimento às normas pertinentes e envia o(s) relatório(s) dos ensaios ao OCP O OCP analisa o(s) relatório(s) de ensaios para verificar se os produtos atenderam aos requisitos da(s) norma(s) Emitir certificado (Autorização para o Uso do Selo de Identificação da Conformidade). No certificado deve constar as informações solicitadas nos RAC’s. Iniciar o processo de Manutenção da Certificação, de acordo com os RAC’s Os ensaios estão aprovados? OCP verifica com o solicitante se serão realizados ensaios de Contraprova e Testemunha, realizando novamente o processo de solicitação, aprovação de orçamentos de ensaios e análise dos resultados (se houver reprovação na Contraprova, todo o processo está reprovado). 1 Não Sim 2

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) “melhor de três” AMOSTRA RESULTADO DO ENSAIO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO CONTRAPROVA TESTEMUNHA PROVA Amostragem em Triplicata Aprovado! Reprovado! Reprovado! Aprovado!

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Passos para a Certificação A Certificação Compulsória dos Produtos e Serviços da área de combustíveis, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), é realizada de acordo com os Regulamentos de Avaliação da Conformidade (RAC), aprovados pelas Portarias do INMETRO:

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Passos para a Certificação Tanques de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (Portaria Inmetro nº 185/2003) Tanques para Armazenamento Aéreo de Derivados de Petróleo e outros Combustíveis (Portaria Inmetro nº 117/2009) Tubulações Não Metálicas para Postos de Serviços (Portaria Inmetro nº 186/2003)

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Passos para a Certificação Componentes dos Sistemas de Descarga e de Abastecimento de Combustíveis (Portaria INMETRO nº 37/2005): Câmaras de Contenção e de Acesso (Sump e Spill); Tubo Metálico Flexível (Flexível); Flanges de Vedação (Boot); Válvula Antitransbordamento; Válvula de Esfera Flutuante; Colar e Tampa do sistema de descarga.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Passos para a Certificação Serviço de Ensaio de Estanqueidade em Instalações Subterrâneas de Combustíveis (Portaria Inmetro nº 259/2008) Serviço de Instalação e Retirada de SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) (Portaria Inmetro nº 009/2011)

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas dos Processos de Auditorias Avaliação prévia da documentação do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade da empresa solicitante Auditoria do SGQ implantado pela empresa solicitante conforme requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2008, em atendimento ao Anexo B das Portarias Inmetro nº 009/2011, nº 259/2008 e nº 117/2009 e ao Anexo C das Portarias Inmetro nº 185/2003, 186/2003 e nº 37/2005.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Sistema de Gestão da Qualidade

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas de Auditorias de Campo SASC

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Avaliação dos procedimentos escritos no local da realização dos serviços (Anexo C.1.2 – Portaria SASC) Avaliação em obra para garantir que os procedimentos são seguidos durante a realização dos serviços (Anexo C.1.3 – Portaria SASC) Avaliação do programa de treinamentos para capacitação técnica / Terceirização (Anexo C.4 – Portaria SASC) Etapas de Auditorias de Campo

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Remoção e destinação de tanques subterrâneos usados (ABNT NBR 14973) Manuseio e instalação de tanque subterrâneo (ABNT NBR 13781) Instalação do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis - SASC (ABNT NBR 13783) Tubulação e Acessórios (Componentes) Teste de estanqueidade do conjunto (ABNT NBR 13783) Etapas de Auditorias de Campo

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Prazos estimados para as etapas do processo de Certificação Emissão de proposta1 dia Aceite da proposta e envio documentaçãoX dias Agendamento da auditoria2 dias Auditoria Parte 1 – Avaliação do SGQ1 à 2 dias Auditoria Parte 2 – Avaliação de Obra2 à 4 dias Emissão Contrato1 dia Assinatura ContratoX dias Emissão Certificado7 dias Publicação no Site do Inmetro7 dias

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Manutenção da Certificação Item e Anexo D da Portaria SASC Realização de auditorias periódicas no SGQ e de campo Verificação das condições de implementação e manutenção do Sistema de Gestão e verificação dos respectivos registros Avaliação pela Comissão de Certificação

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas de Auditorias de Campo SERVIÇO DE ENSAIO DE ESTANQUEIDADE

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Avaliação dos procedimentos escritos no local da realização dos serviços (Anexo C.2.2 – Portaria Estanqueidade) Avaliação em obra para garantir que os procedimentos são seguidos durante a realização dos serviços (Anexo C.2.3 – Portaria Estanqueidade) Avaliação do programa de treinamentos para capacitação técnica / Terceirização (Anexo C.4.2 – Portaria Estanqueidade) Etapas de Auditorias de Campo

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Seleção de Métodos para Detecção de Vazamentos e Ensaios Estanqueidade (ABNT NBR 13784:2006 – Itens 5.4 e 6.4) Etapas de Auditorias de Campo

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Prazos estimados para as etapas do processo de Certificação Emissão de proposta1 dia Aceite da proposta e envio documentaçãoX dias Agendamento da auditoria2 dias Auditoria Parte 1 – Avaliação do SGQ1 à 2 dias Auditoria Parte 2 – Avaliação de Obra1 dia Emissão Contrato1 dia Assinatura ContratoX dias Emissão Certificado7 dias Publicação no Site do Inmetro7 dias

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Manutenção da Certificação Item 6.2 e Anexo C da Portaria TEPS Realização de auditorias periódicas no SGQ e de campo Verificação das condições de implementação e manutenção do Sistema de Gestão e verificação dos respectivos registros Avaliação pela Comissão de Certificação

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas de Auditorias FABRICAÇÃO DE TANQUES SUBTERRÂNEOS E AÉREOS DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Prazos estimados para as etapas do processo de Certificação Emissão de proposta1 dia Aceite da proposta e envio documentaçãoX dias Agendamento da auditoria2 dias Auditoria Parte 1 – Avaliação do SGQ1 à 2 dias Auditoria Parte 2 – Avaliação de Ensaios3 dias Emissão Contrato1 dia Assinatura ContratoX dias Emissão Certificado7 dias Publicação no Site do Inmetro7 dias

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Manutenção da Certificação Uma auditoria por ano no SGQ do fabricante em atendimento ao Anexo B da Portaria Inmetro nº 117/2009 e Anexo C da Portaria Inmetro nº 185/2003 A cada três meses, auditoria no fabricante para acompanhar o processo produtivo e testemunhar os ensaios de rotina e investigação nos registros de ensaios de rotina e os registros de calibração dos instrumentos de medição empregados na realização dos ensaios de produção

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas de Auditorias TUBULAÇÃO NÃO METÁLICA

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Prazos estimados para as etapas do processo de Certificação Emissão de proposta1 dia Aceite da proposta e envio documentaçãoX dias Agendamento da auditoria2 dias Auditoria Parte 1 – Avaliação do SGQ1 à 2 dias Amostragem Ensaios Iniciais Mínimo 1 dia 180 dias Emissão Contrato1 dia Assinatura ContratoX dias Emissão Certificado7 dias Publicação no Site do Inmetro7 dias

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Manutenção da Certificação Uma auditoria por ano no SGQ do fabricante em atendimento ao Anexo C da Portaria Inmetro nº 186/2003 Amostragem e ensaios anuais dos tubos e conexões certificados.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Etapas de Auditorias COMPONENTES DOS SISTEMAS DE DESCARGA E DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Prazos estimados para as etapas do processo de Certificação Emissão de proposta1 dia Aceite da proposta e envio documentaçãoX dias Agendamento da auditoria2 dias Auditoria Parte 1 – Avaliação do SGQ1 à 2 dias Amostragem Ensaios Iniciais - Mínimo para Câmaras de Contenção 1 dia 270 dias Emissão Contrato1 dia Assinatura ContratoX dias Emissão Certificado7 dias Publicação no Site do Inmetro7 dias

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Manutenção da Certificação Uma auditoria por ano no SGQ do fabricante em atendimento ao Anexo C da Portaria Inmetro nº 37/2005 Amostragem e ensaios nos componentes certificados, segundo periodicidade descrita no Anexo D da Portaria Inmetro nº 37/2005.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Apresentação do CTBC O Centro Tecnológico Brasileiro da Conformidade busca continuamente a melhoria de seus serviços, garantindo a correta avaliação da conformidade de produtos e sistemas produtivos, e a satisfação de seus clientes.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Apresentação do CTBC É um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), acreditado pelo Cgcre - Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, desde O CTBC busca, por meio das suas políticas e processos de certificação, incentivar o desenvolvimento e melhoria da qualidade industrial, tecnológica, social e ambiental.

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Organismo de Certificação de Produtos Apresentação do CTBC

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Áreas de Atuação do CTBC Escopo Acreditação Produtos e ServiçosConcessão Tanque de armazenamento subterrâneo de combustíveis em posto revendedor 08/12/2009 Serviço de Instalação e Retirada de Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis- SASC 30/03/2010 Tanques Aéreos de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis 30/03/2010 Serviço de ensaio de estanqueidade em instalações subterrâneas 06/05/2010

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Áreas de Atuação do CTBC Novos Escopos em processo de Acreditação Produtos e Serviços Caldeiras e Vasos de Pressão de Produção Seriada Tubulação não Metálica Componentes dos Sistemas de Descarga e de Abastecimento de Combustíveis Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Dúvidas? ?

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Renato Miziara Executivo Sênior Katia Prado Coordenação   Artur Perobeli Coordenação Técnica Ricardo Filadoro Coordenação Certificação Contatos CTBC

CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) Muito Obrigado