Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
FEIRA DO LIVRO MINAS DO LEÃO 2007 – III Feira Municipal do Livro Um novo formato com o Projeto FAROL DA LEITURA.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
tecnológicos e profissionais
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
HÁBITOS DE VIDA E RISCO POTENCIAL PARA DIABETES NA ESCOLA
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PROJETO “TEIA DO SABER”
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Deise Kramer Lima Fernandes
Relatório de Estágio Nome: Taiz Desgub.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
UM OLHAR SOBRE A CRISE DE LEITURA ENTRE OS JOVENS DE ENSINO MÉDIO DE ABEL FIGUEIREDO, PARÁ AUTOR: ELIAS SANTOS OLIVEIRA Orientação: Profª. Camila M. Pasqual.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR
O Poder na Escola 2007.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
ORIENTAÇÃO: FERNANDO CÉSAR FERREIRA GOUVÊA
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
ESCOVAÇÃO DENTÁRIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A vida numa gota de Leite
FAP ° semestre de 2008 Grupo: Clayton, Jucivagno, Luciano e Marcel Uso efetivo de um blog em aulas de física.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Ativ_8Rosiani PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC-100H. CURSISTA=ROSIANI CORREIA ALVES.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
I mostra da educação inclusiva
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach Coorientadora: Marlei Bez Batti Bergmann Problema: Os alunos adolescentes do Ensino Médio das escolas estaduais no município de Sapiranga têm ciência da importância da prática da leitura para sua formação profissional? Eles têm interesse na prática da leitura ou apenas realizam aquilo solicitado pelo professor? Quais as causas do desinteresse pela leitura? Problema: Os alunos adolescentes do Ensino Médio das escolas estaduais no município de Sapiranga têm ciência da importância da prática da leitura para sua formação profissional? Eles têm interesse na prática da leitura ou apenas realizam aquilo solicitado pelo professor? Quais as causas do desinteresse pela leitura? Objetivo: Demonstrar através de coleta de dados das pesquisas de campo, se os adolescentes estudantes do Ensino Médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstre interesse pela leitura e se recebem incentivo da escola e dos pais para o mesmo. Objetivo: Demonstrar através de coleta de dados das pesquisas de campo, se os adolescentes estudantes do Ensino Médio do município de Sapiranga possuem práticas que demonstre interesse pela leitura e se recebem incentivo da escola e dos pais para o mesmo. Metodologia: O método usado para a busca do objetivo, foi um questionário aplicado com cerca de alunos do Ensino Médio Politécnico da rede Estadual de ensino do município de Sapiranga das quatro escolas Estaduais localizadas no município, tais elas: Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio; Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Mathilde Zatar e Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Metodologia: O método usado para a busca do objetivo, foi um questionário aplicado com cerca de alunos do Ensino Médio Politécnico da rede Estadual de ensino do município de Sapiranga das quatro escolas Estaduais localizadas no município, tais elas: Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio; Instituto Estadual de Educação Sapiranga; Instituto Estadual Mathilde Zatar e Instituto Estadual Professora Nena – CIEP. Hipótese: Os adolescentes estudantes do Ensino Médio de hoje, acreditam que somente a conclusão do Ensino Médio seria suficiente para o mercado de trabalho. Nos dias de hoje, os alunos leem muito menos, e isso acaba prejudicando o futuro dos mesmos sem que eles percebam. Acredita-se que sejam necessários mais programas de incentivo à leitura nas escolas, principalmente para estudantes do Ensino Médio, porque no Ensino Médio o índice de desinteresse e abandono é muito grande. Hipótese: Os adolescentes estudantes do Ensino Médio de hoje, acreditam que somente a conclusão do Ensino Médio seria suficiente para o mercado de trabalho. Nos dias de hoje, os alunos leem muito menos, e isso acaba prejudicando o futuro dos mesmos sem que eles percebam. Acredita-se que sejam necessários mais programas de incentivo à leitura nas escolas, principalmente para estudantes do Ensino Médio, porque no Ensino Médio o índice de desinteresse e abandono é muito grande. Considerações Finais: Ao desenvolver este estudo, pôde-se analisar que os adolescentes estudantes do Ensino Médio sabem a importância da leitura e o quanto irão precisar dela para o futuro. Desse modo, é assim que acredito e pretendeu-se mostrar os leitores. Criar hábitos de leitura desde a tenra idade é o caminho para que, quando chegar à adolescência, seja mais difícil deixar de ler. Como todos sabem, a adolescência é uma fase da vida em que tudo são interrogações, certezas e incertezas. Por isso, tanto os pais, quanto os professores responsáveis, principalmente nas disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, devem incentivar a leitura desde a infância para que assim haja pessoas melhores e uma sociedade mais democrática. Ao analisar a biografia sobre o tema do projeto, os resultados dos questionários e meu amor pela escrita, pode-se finalizar a pesquisa concluindo que, a cada ano a porcentagem de alunos leitores vai diminuir, sendo assim é preciso tomar providências e soluções para que cada vez mais, haja alunos interessados pela leitura e que possam usufruir coisas positivas desse hábito tão importante. Apoio: