TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Orientador Prof. Nome Professor
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados
Sistemas Inteligentes Centro de Informática. {acmf, fjfbg, maas, Equipe Monitores –Aércio Cavalcanti –Fausto Gominho –Marcos Aurélio.
TLBD II – Técnicas e Linguagem para Bando de Dados II
Técnicas e Linguagens para Banco de Dados – TLBD - I
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Disciplina: Fundamentos de Inteligência Artificial Centro de Informática – UFPE Monitores: Marcos André da Silva Costa (1o. Sem) - apresentador Alexsandra.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Fundamentos de Banco de Dados Prof. André Cypriano M. Costa
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 3 provas escritas. P1 (1,0 ponto)= 11/abril(EM)
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
O Projeto Político Pedagógico é...
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Aula Zero Prof. Cleilson Gurgel. Apresentação  Cleilson Gurgel de Brito  
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1º SEMESTRE – DADOS DA PESQUISA participação de 70% dos alunos notas distribuídas setores e serviços 7974 notas dadas.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Blumenau, maio/ CEOPS/FURB 2 CEOPS Foi criado em 1984 Objetivos Apoio –FURB –Prefeitura.
ECT1571 Desenvolvimento de Sistemas para Internet II Aula 01 – Plano de curso Prof. Aquiles Burlamaqui Universidade Federal.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Algoritmos Grupos de Slides No 1. Prof. J. M. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
Prof. Jorge Luiz e Silva.  Elementos básicos  Operação geral  Macro instruções e microinstruções  Subsistemas de memória.  Unidade de controle: fundamentos,
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO AMANDINA Professor: Claudemir Foratini de Oliveira Publico Alvo: 6º Ano A-E.F.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Revisão BD Thiago Medeiros Barros. O que é? Um banco de dados “é uma coleção de dados inter- relacionados, representando informações sobre um domínio.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Organização e Arquitetura de Computadores 1º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
Computação – Informática Aula N. 05 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Matrizes em C” 1.
EEB.ROLAND HAROLD DORNBUSCH. Foi desenvolvido na escola o projeto “Nova Ortografia” nas aulas de língua portuguesa. Através desse projeto foram realizadas.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I ETEC DE ARAÇATUBA Profº Rafael Marcelino de Jesus Julho, 2012

ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS Modelar e Estruturar bancos de dados, aplicando em softwares de gerenciamento de banco de dados; ATIVIDADES: Coletar dados; Modelar estruturas de banco de dados.

COMPETÊNCIAS Coletar dados junto ao usuário para aplicação em banco de dados; Organizar dados coletados de acordo com as ferramentas de gerenciamento; Selecionar ferramentas para manipulação de dados; Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados.

HABILIDADES Aplicar técnicas de modelagem de dados; Utilizar um ambiente para manipulação de dados no diverso modelo de SGBD (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados).

BASES TECNOLÓGICAS Técnicas de Coleta de Informações para banco de dados; Estrutura de dados aplicadas a banco de dados; Tipos de armazenamento e métodos de acesso aos dados. Modelos de banco de dados (DER, MER e Normalização); Ambientes e Ferramentas de gerenciamento de bancos de dados (Banco de Dados MySQL e linguagem de apoio SQL)

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO PARA O ALUNO Laboratório Didático de Computação; Quadro, Slides, Internet, Programas para Exemplo; Banco de Dados MySQL 5.0 ou superior; WAMP SERVER – PHPMyAdmin; Informações coletadas da Internet; Apostilas fornecidas pelo professor; Indicação de Livros da Biblioteca.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO Avaliações Teóricas e Práticas em Sala de Aula; Exercícios em Sala: Proposta de estudo de caso Individual e em grupo; Presença de no mínimo 75% nas aulas;

RECUPERAÇÃO O processo de recuperação será paralelo e contínuo, durante às aulas no momento em que for detectado lacunas de aprendizagem.