POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CREAS – CENTRO POP. – METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMILIAS
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
O campo da Psicologia no CRAS
REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃODOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
2- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas Descrição: O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
No Âmbito da Assistência Social
Rede de atenção Intersetorial
PORTARIA 46/2010 SMADS DISPÕE SOBRE A TIPIFICAÇÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO E REGULARIZAÇÃO DE PARCERIA OPERADA POR MEIO DE.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Governo do Estado do Pará Secretaria do Estado de Assistência Social Diretoria de Assistência Social Coordenação de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Coordenadoria de Proteção Social Especial
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
Palestrante: Jakeline Borges
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
TIPIFICAÇÃO NACIONAL DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
CRAS nas PECs.
Planejamento e Execução do Acompanhamento Familiar
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS Coordenação Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Departamento de Proteção.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - MS COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL 21 e 22/02/13.
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  O redesenho da Política Nacional de Assistência Social, materializada no SUAS – Sistema Único de Assistência Social,
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Divide-se em: Proteção Social Básica: voltada à prevenção de situações de risco pessoal e social, fortalecendo as famílias e indivíduos (CRAS). Proteção Social Especial: voltada à proteção de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social. Divide-se, ainda, em: Média Complexidade: onde está inserido o CREAS, responsável pela oferta de orientação e apoio a famílias e/ou indivíduos com seus direitos violados. Alta complexidade: voltado ao atendimento à famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral.

Proteção Social Especial A Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. As situações de violações de direitos em decorrência de: violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

Serviços de Proteção Social Especial Média Complexidade O Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade compreende ações interdisciplinares, para a população com direitos violados (sem rompimento de vínculos), visando fortalecimento dos vínculos familiares, a prevenção do abandono e a institucionalização. A média complexidade envolve também o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, visando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário. Difere-se da proteção básica por se tratar de um atendimento dirigido às situações de violação de direitos.

Serviços de Proteção Social Especial Média Complexidade Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço de proteção social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade(PSC); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua; Serviço de proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

O Município conta atualmente com 4 CREAS: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. O Município conta atualmente com 4 CREAS: CREAS SUL; CREAS NORTE; CREAS CENTRO; CENTRO POP.

Público Alvo: Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de: Violência física, psicológica , negligência e abandono; Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; Medida socioeducativa; Tráfico de pessoas; Situação de rua e mendicância; Vivência de trabalho infantil; Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

OBJETIVOS: Contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva; Proporcionar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidade; Colaborar para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários; Auxiliar no processo de rompimento com padrões violadores de direitos no interior da família; Cooperar para a reparação de danos e da incidência de violação de direitos; Prevenir a reincidência de violações de direitos.

Ação Proteção social proativa; Conhecimento do território; informação; comunicação e defesa de direitos; Escuta qualificada; orientação e encaminhamentos sobre/para a rede de serviços locais; Articulação da rede de serviços Socioassistenciais; Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; Articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; Elaboração de relatórios; Elaboração do Plano de Ação Anual; Oficinas informativas e preventivas com as famílias atendidas; Cursos de geração de renda.

Centro Pop É unidade pública que presta serviços especializados e continuados, para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Regulamentado pelo Decreto Nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio grupal/ social para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Busca proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Oferta Serviços Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS): O serviço de acolhimento trabalha em conjunto com a população. Atende denúncias de pessoas em situação de rua. Este serviço também realiza rondas constantes na cidade.

COORDENADOR ADMINISTRATIVO EQUIPE PROFISSIONAL CREAS CONSELHO TUTELAR ASS.SOCIAL PSICÓLOGO ADVOGADO EQUIPE PROFISSIONAL CREAS CONSELHO TUTELAR JUIZADO Órgãos Govern. OUTROS MINISTÉRIO PÚBLICO DENÚNCIA IDOSOS, PCD REDE ENCAMINHA REQUISIÇÕES E OFÍCIOS SAS- SEDE MSE PAEFI RELATÓRIO

Demanda Violação de Direitos do PAEFI no ano de 2011

Demanda Violação de Direitos à pessoa idosa no ano de 2011

Demanda Violação de Direitos de Pessoas com Deficiências no ano de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA Diretoria de Proteção Social Especial/DPE Divisão de Média Complexidade/DMC CREAS Centro CREAS Norte CREAS Sul CENTRO POP Serviço de Abordagem de Crianças, Adolescentes, Jovens e Famílias Situação de Rua Ministério Público Encaminhamentos Outros parceiros da Rede de Proteção Social Juizado REDE Instituições não governamentais CRAS Segurança Pública Secretarias Municipais e Estaduais Universidades Defensoria Pública