Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

A poesia brasileira contemporânea
A AMIZADE.
sociedade capitalista.
E eu só reclamava da vida... Reclamava da noite porque eu não dormia, reclamava do dia porque eu sofria, reclamava do frio que me gelava a alma, reclamava.
Novos Futuros Novos Futuros Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental Um projeto educacional com as canções de Dulce Quental.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Eu sou um poeta.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
Quatro Meses.
Clique para passagem de slides – ligue o som
Quatro Meses Clique para avançar.
Literatura Contexto Histórico TROVADORISMO x HUMANISMO TROVADORISMO
Senhor minha vida esta vazia
Vanguardas E tendências contemporâneas
POEMA DA GRATIDÃO avanço automático avanço automático.
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
30 de maio de :46:28 Naquela casa reinava a paz e o amor, todos eram bem- vindos e era um entra e sai diário, era gente chegando, era gente saindo,
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
7ª Carta de João À Igreja de Laodicéia
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
A poesia de Mário de Andrade
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Sociedade dos indivíduos
História do Brasil No tempo dos Coronéis
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Todos os dias eu choro. Às vezes porque bate uma tristeza por aquilo que fiz errado e que bem poderia ter sido diferente. Mas não me lembro do dia em.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
T ONINHO V ENDRAMINI S LIDES A P R E S E N T A um texto de minha autoria com sequência automática Arquivo Pessoal e Internet.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Nos versos que tento escrever, tudo parece uma agonia, a poesia se torna agonizante, dolorosa e fria;
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
DIA MUNDIAL DA POESIA.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Uma reflexão sobre o amor e a vida... Progressão automática.
Inferências Discursivas
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Classes gramaticais Numeral; Pronome; Interjeição.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CHARLES CHAPLIN PROGRESSÃO AUTOMÁTICA. A vida me ensinou... A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração. Sorrir às pessoas, que não.
3.1 DISTINÇÃO SOCIAL E MECENATO. O renascimento desenvolve-se, no início do século XV, apoiado numa casta de homens surgidos nas ricas cidades mercantis.
«Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu;
PROCURA-SE O AUTOR Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, Teu é o hoje, o amanhã, o passado e o futuro. Ao acabar mais um dia, quero Te dizer obrigado.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar Outro dia foi o aniversário da partida de uma senhora por muitos conhecida e muito querida. Algum tempo.
AMIZADE:.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

O S ANOS 60, 70, E 80, 90 E HOJE EM DIA Tendências contemporâneas na música, literatura e outras artes

Entende-se como "Poesia marginal" toda a poesia produzida pela chamada “geração mimeógrafo” — um movimento brasileiro que ocorreu após a Tropicália, na década de 1970, devido a forte atuação da ditadura militar, a qual levou professores, intelectuais, poetas e artistas em geral a buscarem formas "não convencionais" (portanto, marginais) de publicação, como o mimeógrafo, uma das mais altas tecnologias da época.

P OESIA M ARGINAL Ana Cristina César; Cacaso; Chacal; Francisco Alvim; e Paulo Leminski.

Amor bastante quando eu vi você tive uma ideia brilhante foi como se eu olhasse de dentro de um diamante e meu olho ganhasse mil faces num só instante basta um instante e você tem amor bastante um bom poema leva anos cinco jogando bola, mais cinco estudando sânscrito, seis carregando pedra, nove namorando a vizinha, sete levando porrada, quatro andando sozinho, três mudando de cidade, dez trocando de assunto, uma eternidade, eu e você, caminhando junto Paulo Leminski

Rápido e rasteiro Vai ter uma festa que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. aí eu paro tiro o sapato e danço o resto da vida. (Chacal)

Noite Carioca Diálogo de surdos, não: amistoso no frio. Atravanco na contramão. Suspiros no contrafluxo. Te apresento a mulher mais discreta do mundo: essa que não tem nenhum segredo. (Ana Cristina César)

E com vocês a modernidade Meu verso é profundamente romântico. Choram cavaquinhos luares se derramam e vai por aí a longa sombra de rumores ciganos. Ai que saudade que tenho de meus negros verdes anos! (Cacaso)

Manhã de Sol com Azulejos Tudo se veste da cor de teu vestido azul Tudo — menos a dona do vestido: meus olhos te passeiam nua pela grama do campo de golfe Uma curva e eis-nos diante de meu coração Não amiga não temas meu coração; é apenas um chapéu surrado que humildemente estendo para colher um pouco de tua alegria de tua graça distraída de teu dia

A ideia era fazer a poesia chegar mais rapidamente ao público e de forma mais barata; assim, as obras eram vendidas de mão em mão nas ruas, praças, bares e universidades. Foi a forma que os poetas encontraram de se expressar livremente em pleno regime da ditadura militar, bem como revelar novas vozes poéticas. Esse tipo de poesia foi estendido também nos anos 1980, utilizando-se a fotocópia (xérox) e a produção de fanzines

A poesia marginal sofreu influências do Modernismo Brasileiro (na primeira fase, de Oswald e Mário de Andrade), do Tropicalismo (na música, com Gilberto Gil e Caetano Veloso) e de movimentos de contracultura, como o rock, o movimento hippie, histórias em quadrinhos e cinema.

T ROPICALISMO CONTRACULTURA A contracultura Ideia de contestação dos valores centrais da sociedade – questionamento dos costumes. Antagonismo à realidade conservadora. Crítica às ideias e hábitos das classes dominantes. literalmente CONTRA a cultura dominante e conservadora. Estava nas margens/periferia da cultura dominante e legítima.

T ROPICALISMO Momento x movimento Questionamento da arte Relação com o público Revolução pelo comportamento Manifesto Antropófago: contradições da identidade nacional Cotidianização da política e politização do cotidiano

“Retocai o céu de anil, bandeirolas no cordão, grande festa em toda a nação Despertai com orações o avanço industrial vem trazer nossa redenção” (Parque Industrial - Tom Zé) “Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? (...)Vocês não estão entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada. (...) se vocês, em política, forem como são em estética, estamos feitos! (Discurso de Caetano Veloso ao ser vaiado durante o Festival da Canção em 1968) “Você precisa tomar um sorvete na lanchonete, andar com a gente, me ver de perto, ouvir, aquela canção do Roberto Baby, baby...” (Baby – Caetano Veloso) “É a mesma dança na sala, no Canecão, na TV, e quem não dança não fala, assiste a tudo e se cala, não vê no meio da sala, as relíquias do Brasil” (Geléia Geral – Gilberto Gil)

Conflito ideológico polarizado entre “capitalismo” e “socialismo” Forte mobilização política e social “Inimigo” definido em lutas específicas regionais e difícil articulação entre as iniciativas locais (ex: países da América Latina na luta contra a ditadura) Busca por uma identidade nacional através da cultura Falta de liberdade de expressão em função da censura exercida pelo regime Busca de uma função social da arte e do posicionamento político do artista Atropofagia (assimilação das referências externas) Referências híbridas: não predominância de um único modelo cultural hegemônico Desencantamento com as instituições representativas (movimento estudantil, Estado, sindicalismos) Iniciativas da população civil articulada em redes com um objetivo comum supranacional (ex: luta contra o aquecimento global) Produção individual de subjetividades como garantia de preservação da identidade coletiva, frente a multiplicidade cultural Meios de comunicação de massa monopolizados em função da “livre concorrência” neoliberal Uso de NTCI em função da democratização da comunicação e do direito à significação Hibridismo (coexistência de diversas referências) Anos 60 e 70 Hoje em dia