Fernanda Ledesma 30 de abril de 2016 CURRÍCULO PARA O SÉCULO XXI: COMPETÊNCIAS, CONHECIMENTOS E VALORES, NUMA ESCOLARIDADE DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Informática na Educação
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Jornadas do LIP - Dezembro de 2001 A Física das Partículas... A Escola Secundária... -Como surgiu o meu interesse pela Física das Partículas - A Física.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Medidas educativas para alunos com NEE
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Profa. Reane Franco Goulart
Procedimentos de referenciação e avaliação
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Introdução à Educação à distância
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Conferência Municipal de Educação
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Tecnologias de Informação e Comunicação
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Psicologia da Educação
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
TIC Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Termo de Terminalidade
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Fernanda Ledesma 30 de abril de 2016 CURRÍCULO PARA O SÉCULO XXI: COMPETÊNCIAS, CONHECIMENTOS E VALORES, NUMA ESCOLARIDADE DE 12 ANOS

G RUPOS - ALVO LITERACIAS DIGITAIS para todos VIAS PROFISSIONALIZANTES HARD SKILLS

A ATUALIDADE EM P ORTUGAL LITERACIAS DIGITAIS

A ATUALIDADE EM P ORTUGAL M M E NSINO S ECUNDÁRIO S EM T ECNOLOGIAS

P ERFIL DE C OMPETÊNCIAS PERFIL DE COMPETÊNCIAS DEVE O CIDADÃO DO SÉCULO XXI DESENVOLVER NA ESCOLA Tecnologias da Informação Ciências da Computação Literacias Digitais Proposta Global F ORMAL – I NFORMAL - T RANSVERSAL

P ERFIL DE C OMPETÊNCIAS PERFIL DE COMPETÊNCIAS DEVE O CIDADÃO DO SÉCULO XXI DESENVOLVER NA ESCOLA Tecnologias da Informação Ciências da Computação Literacias Digitais Onde? Cumpram o vosso programa Eleitoral

Computer Science 1.Conhecer2.Usar3.Transformar

Nível 1 (Saber /conhecer) Nível 2 Usar Nível 3 Transformar /Criar A posição em que surgem não tem qualquer significado Computer Science

Domínio CC 3. Comunicação e Colaboração Domínio P 2. Produção Domínio Segurança Transversal Domínio I 1.Informação 7º ano 8º ano E SQUEMA SÍNTESE DAS M ETAS C URRICULARES DA DISCIPLINA DE TIC S OBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR A D ISCIPLINA DE TIC CONTINUA A SER O ÚNICO ESPAÇO / TEMPO OBRIGATÓRIO E GARANTIDO na escola para “assegurar a todos os jovens o acesso às tecnologias da informação e da comunicação como condição indispensável para a melhoria da qualidade e da eficácia da educação e formação à luz das exigências da sociedade da informação e do conhecimento”.

Concluindo … Clivagem entre o que é ensinado na escola e o que são as necessidades das sociedades de hoje relativamente ao papel da tecnologia A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ?

Alunos Nível baixo de conhecimentos Nível + alto de conhecimentos, mas com muitos vícios Manejar a máquina Saber retirar partido das potencialidades das TIC em prol do ensino e aprendizagem Literacia Tecnológica Literacia Digital A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ? Há METAS que deveriam ser desenvolvidas mais cedo, por exemplo, no 1º ou 2º Ciclo e NOVAS que deveriam ser introduzidas.

A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ? O TEMPO disponível é manifestamente insuficiente para consolidar as metas curriculares previstas com o nível de aprofundamento considerado o desejado. Os dados mostram que no domínio: Informação: 1. Nada 2. Pouco 3. Suficiente 4. Muito 5. Muitíssim o Subdomínio I7.1. A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias 3,2%19,5%50,7%25,5%1,1% Subdomínio I7.2. Utilização do computador e/ou de dispositivos eletrónicos similares em segurança 1,9%18,8%46,3%30,2%2,8% Subdomínio I7.3. Pesquisa de informação na internet 1,3%11,6%42,6%37,9%6,6% Subdomínio I7. 4.Análise da informação na internet 5,4%24,8%50,5%17,6%1,7% Subdomínio I8.1. Pesquisa de informação 1,7%14,7%45,0%34,3%4,3% Subdomínio I8.2.Análise da informação 4,5%28,27%51,17%14,56%1,5% Subdomínio I8.3.Gestão da informação 3,9%24,4%50,9%18,4%2,4%

A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ? Nº de alunos e desdobramento das turmas, em turnos: Desdobramento não previsto na legislação Decisão no âmbito da autonomia de escola Insuficiência letiva Crédito de escola Desdobramento não previsto na legislação Decisão no âmbito da autonomia de escola Insuficiência letiva Crédito de escola Fonte: Questionário aplicado em fevereiro 2016 pela ANPRI “Há dois computadores em mesas de dois alunos, o que implica que estejam quatro alunos numa mesa de dois.”

Não permitem cumprir Referenciais Europeus A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ?

Competências digitais são transversais aos diversos setores de atividade e a quase todas as atividades (90% dos postos de trabalho exigem conhecimentos nesta área). Sensibilização para as carreiras na área das TIC e das CTEM. Literacias Digitais para Todos Agenda Digital para a Europa (6 drive force) (Analisando os Vetores da Intervenção) Com que formação atingimos esta drive force ??? A partir do 8º ano até ao 12º ano … Indústria Indústria Saúde Construção Ciência Comunicação social Educação Bancos Bancos Transportes Transportes A S ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM VIGOR POTENCIAM O DESENVOLVIMENTO DESSE PERFIL DE COMPETÊNCIAS ?

A LGUNS DADOS ADICIONAIS … Na apresentação de Portugal a investidores em Março de 2013, o sector de Informação e Computadores é, de longe, a maior parcela na componente de exportações de serviços de Portugal!

C ONCLUINDO … O tempos atribuído ao ensino das tecnologias não chega para resolver o GAP Abrir mais vagas no Ensino Superior não resolve, enquanto não houver alterações no ensino secundário. É preciso que o ensino das TIC/Informática seja atribuído a quem foi formado para isso e não a qualquer professor.

para-avaliar-politicas html Nós também representamos professores Gostaríamos de ter resposta às mensagens que enviamos Reunir para apresentar propostas concretas Queremos estar presentes nestes grupos de trabalho

Obrigad o! Fernanda Ledesma Professora de Informática Presidente da Direção da ANPRI Diretora do Centro de Formação Membro do Conselho Científico do IAVE Formadora Acreditada em Didática de Informática Coautora de manuais escolares da ASA Edições Professora Inovadora Microsoft 2008 … O que é Transversal é Nuclear