Prof. André Luiz Teixeira.  Fatores de produção  Natureza  Capital  Trabalho Empresa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Larissa de Lima Trindade.
Macroeconomia Aula 2.
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Professor: Pedro A. Rupel
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
ESTABILIDADES Gestante: desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. Os 120 dias da licença maternidade é destinado ao bebê. Aborto não criminoso:
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE TESOURARIA
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Adm. de Materiais Gestão Patrimonial Tombamento: ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico.
Apresenta.
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
. PATRIMÔNIO.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
PATRIMÔNIO  .
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
O CDC tem finalidade específica: aquisição de um bem, seja ele um computador, um automóvel, um eletrodoméstico, enfim. O que não tem destinação.
Análise das Demonstrações Financeiras
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Princípios Básicos de Finanças
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Planejamento Financeiro
Análise do fluxo de caixa da empresa
1-Demonstrativos contábeis básicos
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
DECISÕES e ÁREAS FUNCIONAIS
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
TESTE DE CONHECIMENTO CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Contabilidade Aula 6.
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 5.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Transcrição da apresentação:

Prof. André Luiz Teixeira

 Fatores de produção  Natureza  Capital  Trabalho Empresa

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS “Conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. “

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Abrangem: compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques.

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Subsistemas Típicos: Controle de Estoque Controle de Estoque Classificação de Material Classificação de Material Armazenagem / Almoxarifado Armazenagem / Almoxarifado Movimentação de Material Movimentação de Material

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Subsistemas Típicos: Inspeção de Recebimento Inspeção de Recebimento Cadastro Cadastro

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos principais Preço Baixo Preço Baixo Alto Giro de Estoques Alto Giro de Estoques Baixo Custo de Aquisição e Posse Baixo Custo de Aquisição e Posse Continuidade de Fornecimento Continuidade de Fornecimento

1. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos principais Consistência de Qualidade Consistência de Qualidade Despesas com Pessoal Despesas com Pessoal Relações Favoráveis com Fornecedores Relações Favoráveis com Fornecedores Aperfeiçoamento de Pessoal Aperfeiçoamento de Pessoal

2. PATRIMÔNIO “É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

2. PATRIMÔNIO O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo.

2. PATRIMÔNIO Bens São coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana.

2. PATRIMÔNIO Bens Corpóreos São materiais, quer dizer, têm existência física. Ex: Dinheiro; edificações; terrenos; veículos; móveis e utensílios de escritório; equipamentos de informática; máquinas e equipamentos industriais.

2. PATRIMÔNIO Bens Incorpóreos Não existem fisicamente. Ex: Programas de computador; marcas e signos de propaganda; patentes de fabricação; propriedade literária; ponto comercial; concessões públicas.

2. PATRIMÔNIO Direitos Representam créditos. São valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros. Em regra, os direitos são representados por títulos e documentos.

2. PATRIMÔNIO Nota Fiscal Mesmo quando não há incidência de tributos, os contribuintes são obrigados a emitir nota fiscal para as operações que realizam, sob pena de apreensão das mercadorias e multa.

2. PATRIMÔNIO Fatura Na venda a prazo, além da nota fiscal, o comerciante precisa emitir um documento que sirva especificamente para a cobrança de seu crédito: a fatura.

2. PATRIMÔNIO Fatura A fatura comercial é um documento que lista as mercadorias vendidas, indicando sua quantidade, qualidade, espécie, preço, nomes e endereços do vendedor e comprador, data de sua emissão e a data da remessa das mercadorias, entre outras informações.

2. PATRIMÔNIO Duplicata Ao contrário da fatura, a duplicata é um título de crédito. Por isso, a duplicata pode ser transferida por endosso e tem força executiva.

2. PATRIMÔNIO Hoje, todos esses documentos são concentrados na nota fiscal.

2. PATRIMÔNIO Nota Promissória É uma promessa de pagamento feita pelo devedor em favor de seu credor.

2. PATRIMÔNIO Cheque Apesar de legalmente ser uma ordem de pagamento à vista, na prática, o cheque é largamente utilizado como se fosse uma promessa de pagamento, de forma idêntica à nota promissória.

2. PATRIMÔNIO Obrigações São representadas por contas a pagar ou a compensar nas transações com terceiros.

2. PATRIMÔNIO Obrigações - Ex: - compra a prazo de mercadorias e bens para uso; - empréstimos e financiamentos bancários ainda não pagos; - salários a pagar aos empregados; - impostos e demais tributos devidos e não pagos;

2. PATRIMÔNIO Exercício: Determinada pessoa física resolveu fazer um levantamento de seu patrimônio e constatou que tinha:

2. PATRIMÔNIO Exercício: Determinada pessoa física resolveu fazer um levantamento de seu patrimônio e constatou que tinha:

2. PATRIMÔNIO + contas a receber da sogra e do cunhado; + saldo em caderneta de poupança; + prestações a pagar do financiamento obtido para a compra da casa; + prestações a pagar do financiamento obtido para a compra do veículo.

O patrimônio dessa pessoa pode ser dividido da seguinte forma: BENSDIREITOSOBRIGAÇÕES - um veículo; - uma casa; - móveis e utensílios domésticos; - dinheiro em espécie. - saldo em conta corrente bancária; - contas a receber da sogra e do cunhado; - saldo em caderneta de poupança. - prestações a pagar do financiamento obtido para a compra da casa; - prestações a pagar do financiamento obtido para a compra do veículo. 2. PATRIMÔNIO

3. RECURSOS FINANCEIROS A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações.

3. RECURSOS FINANCEIROS Áreas de atuação * Finanças Corporativas Abrangem na maioria, relações com cooperações (sociedades anônimas).

3. RECURSOS FINANCEIROS Áreas de atuação * Investimentos São recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, com finalidade de agregar valor.

3. RECURSOS FINANCEIROS Áreas de atuação * Instituições financeiras São empresas onde analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais, determinando qual apresentará vantagem para atingir objetivos financeiros.

3. RECURSOS FINANCEIROS Áreas de atuação * Finanças Internacionais São transações diversas podendo envolver cooperativas, investimentos ou instituições, mas que serão feitas no exterior.

3. RECURSOS FINANCEIROS Funções Básicas Análise, planejamento e controle financeiro; Análise, planejamento e controle financeiro; Tomada de decisões de investimento; Tomada de decisões de investimento; Tomada de decisões de financiamentos. Tomada de decisões de financiamentos.

3. RECURSOS FINANCEIROS Função na empresa A administração financeira de uma empresa pode ser realizada por pessoas ou grupos de pessoas que podem ser denominadas como:

3. RECURSOS FINANCEIROS Função na empresa Vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO); Vice-presidente de finanças (conhecido como Chief Financial Officer – CFO); Diretor financeiro; Diretor financeiro; Controller; Controller; Gerente Financeiro. Gerente Financeiro.

3. RECURSOS FINANCEIROS Áreas de atuação Analista financeiro; Analista financeiro; Gerente de orçamento de capital; Gerente de orçamento de capital; Gerente de projetos de financiamentos; Gerente de projetos de financiamentos; Gerente de caixa; Gerente de caixa; Analista/gerente de crédito. Analista/gerente de crédito.

4. RECURSOS HUMANOS Gestão de recursos humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

4. RECURSOS HUMANOS O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

4. RECURSOS HUMANOS O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências.

4. RECURSOS HUMANOS A gestão por competências tem o objetivo de fornecer à área de recursos humanos e gestores das empresas ferramentas alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.

4. RECURSOS HUMANOS Sub-sistemas da gestão por competências: Mapeamento e mensuração por competências Mapeamento e mensuração por competências São identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a execução das atividades de um cargo ou função e mensurados os graus ideais para cada grupo de competências.

4. RECURSOS HUMANOS Sub-sistemas da gestão por competências: Seleção por competências Seleção por competências São realizadas entrevistas comportamentais, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego.

4. RECURSOS HUMANOS Sub-sistemas da gestão por competências: Avaliação por competências Avaliação por competências É verificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos e funções.

4. RECURSOS HUMANOS Sub-sistemas da gestão por competências: Plano de desenvolvimento por competências Plano de desenvolvimento por competências Se busca aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento.

4. RECURSOS HUMANOS Serviços mais usuais em recursos humanos: Headhunting Headhunting Abordagem confidencial e direta de quadros superiores, com o objetivo de selecionar os profissionais que se destacam no seu setor de atividade.

4. RECURSOS HUMANOS Serviços mais usuais em recursos humanos: Outplacement Outplacement É uma forma de ajudar os indivíduos a prosseguirem a sua vida profissional e na maior parte dos casos isto significa arranjar uma nova oportunidade profissional.

4. RECURSOS HUMANOS Serviços mais usuais em recursos humanos: Outsourcing Outsourcing O ato de terceirizar um serviço não considerado central para o negócio, para que seja executado por uma entidade externa.

4. RECURSOS HUMANOS Serviços mais usuais em recursos humanos: Recrutamento e seleção Recrutamento e seleção Tem por objetivo atrair e selecionar os melhores profissionais para o desempenho de uma determinada função.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Tecnologia (do grego tecno — "ofício" e logia — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Exemplos:

Tipos de tecnologia Ciências aplicadas Visam a aplicação do conhecimento para a solução de problemas práticos.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Tipos de tecnologia Tecnologia da informação Conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Tipos de tecnologia Tecnologia militar Conjunto de recursos tecnológicos que podem ser usados em prol da defesa e da segurança nacional.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Tipos de tecnologia Tecnologia medicinal Se concentra em aplicações médicas para os campos da estética, geriatria, patologia, pediatria, entre outros ramos.

5. RECURSOS TECNOLÓGICOS Tipos de tecnologia Tecnologia educacional Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra - ardósia; também usa-se a tecnologia do livros didáticos.

Filme: “A Procura da Felicidade” Identificar: As necessidades dos protagonistas – como eram atendidas e como ficaram no final; As necessidades dos protagonistas – como eram atendidas e como ficaram no final; Os fatores de produção – lembre-se da resposta dada pelo homem do carro vermelho; Os fatores de produção – lembre-se da resposta dada pelo homem do carro vermelho;

Filme: “A Procura da Felicidade” Identificar: As estratégias usadas pelo personagem principal; As estratégias usadas pelo personagem principal; Como ele administrou os recursos materiais (super-estocagem, roubo etc); Como ele administrou os recursos materiais (super-estocagem, roubo etc); Os recursos patrimoniais (antes e depois); Os recursos patrimoniais (antes e depois);

Filme: “A Procura da Felicidade” Identificar: Os recursos financeiros (antes e depois); Os recursos financeiros (antes e depois); A tecnologia (como impactou – Ex: na venda das máquinas, na lição do cubo); A tecnologia (como impactou – Ex: na venda das máquinas, na lição do cubo);

Filme: “A Procura da Felicidade” Identificar: Os recursos humanos (auto-motivação e desmotivação da esposa; dificuldades para ser selecionado no curso; a demonstração das habilidades naturais; a conquista do crédito das pessoas certas). Os recursos humanos (auto-motivação e desmotivação da esposa; dificuldades para ser selecionado no curso; a demonstração das habilidades naturais; a conquista do crédito das pessoas certas).

Filme: “A Procura da Felicidade” Relatório individual a ser entregue na próxima aula. Relatório individual a ser entregue na próxima aula.