Gestão pela qualidade em organizações públicas

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Transcrição da apresentação:

Gestão pela qualidade em organizações públicas Santana do Livramento

Nova Administração Pública Características: Redução do tamanho do setor público; Maior autonomia e responsabilidade dos gestores (agência); Empowerment (delegação e descentralização); Reengenharia; Ênfase nos resultados e na necessidade de serem medidos (indicadores de avaliação);

Nova Administração Pública Características: Orientada para o cidadão e para o resultado; Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança; Utiliza a estratégia da descentralização e do incentivo à criatividade e inovação; Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

Nova Administração Pública Características: Equilíbrio financeiro; Orientação para o cliente; Formas de contratação de pessoal mais flexível; Qualidade na prestação de serviços públicos; Transparência da informação (accountability).

Reforma Gerencial da Administração Pública brasileira O que é qualidade? Gov. Militar Decreto 200/67 Gov. FHC Pdrae – Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado – 1995 Gov. Lula Ampliação da Governança Pública e combate ao déficit institucional

Principal Também visa Qualidade no Setor Público Pdrae Qualidade na Administração Pública brasileira a partir de 1990 A reforma de 1995 incorporou a ideia de qualidade e a definiu como “a satisfação das necessidades e expectativas do usuário-cidadão” Atendimento das necessidades do cidadão Principal Redução do custo dos serviços Também visa Melhora contínua dos processo Qualidade no Setor Público Pdrae

Percepção da Qualidade Objetiva/tangível Aspecto físico/local Estrutura Equipamentos Subjetiva/intangível Como o cidadão é tratado Cortesia, simpatia, prontidão, agilidade Dessa dualidade surge a necessidade de mensurar a satisfação Pesquisa da satisfação do Usuário Necessidade de um processo de monitoramento e melhorias

Histórico da qualidade na Administração Pública brasileira 1990 - Collor Programa Brasileiro de qualidade e produtividade – PBQP Aumentar a competitividade das empresas através de programas de apoio a modernização 1991 Sub-programa Qualidade e produtividade na Adm. Pública Melhora da qualidade focada nas ferramentas e nas melhorias do processo Aumento de 10% por ano na satisfação do usuário Criação da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade 1992 premiação setor privado e setor público apenas em 1998

Histórico da qualidade na Administração Pública brasileira 1995 - Pdrae - FHC Programa de Qualidade e Participação 1996 Programa de Reestruturação e Qualidade dos Ministérios Objetivos Ênfase na qualidade e participação dos funcionários de nível operacional Desempenho Redução de erros Participação dos funcionários na definição de processos de trabalho Maior cooperação entre funcionários e administradores Buscava mudança na forma de gestão, mas principalmente na cultura organizacional 1 – Melhoria da qualidade dos serviços públicos por meio da institucionalização da participação dos servidores 2 – Apoiar o processo de mudança da cultura burocrática para a cultura gerencial

Princípios Programa de Qualidade e Participação Satisfação do cliente Envolvimento dos servidores Gestão participativa Gerência de processoss Valorização dos servidores públicos Constância de propósitos Melhoria contínua

Histórico da qualidade na Administração Pública brasileira Finalidade: Melhoria da gestão Foco no resultado 1999 - Programa de Qualidade no Serviço Público - PQSP Objetivos do PQSP: 1 – apoiar as organizações públicas no processo de transformação gerencial, com ênfase na produção de resultados positivos para a sociedade, na otimização dos custos operacionais, na motivação e participação dos servidores, na delegação, na racionalidade no modo de fazer, na definição clara de objetivos e no controle dos resultados. 2 – promover o controle social Áreas do PQSP: 1 – Qualidade no atendimento ao cidadão; 2 - Mobilização das Organizações Públicas brasileiras; 3 – Avaliação e melhoria da gestão.

Histórico da qualidade na Administração Pública brasileira 2005 – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburucratização - GesPública Ser essencialmente público Ser contemporâneo Voltado para a disposição de resultados para a sociedade Ser federativo

Frentes de atuação do Programa GesPública Avaliação do sistema de gestão Prêmio nacional de gestão Pública Gestão do atendimento Desburucratização

Programas de Qualidade da Adm. Púnlica federal Ano 1991 1996 1998 1999 2005 Programa PQP – programa Qualidade e Produtividade da Adm. Pública PQP – programa Qualidade e participação Prêmio Nacional de Qualidade (sub-prog.) PQSP – Programa de Qualidade no Serviço Público GESPÚBLICA – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Finalidade Sensibilização e capacitação Avaliação e premiação Premiação Melhor Gestão e Serviços Melhorar serviço e aumentar a competitividade Área de atuação Interna Interna e externa Externa Foco Técnicas e ferramentas Gestão de resultado Melhores práticas Resultado e satisfação do Cidadão Gestão por resultadop orintada para o cidadão Dimensão Eficiência Eficiência e eficácia Critério de excelência do PNQ Eficiência, efiácia e efetividade