Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Texto dissertativo argumentativo
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
Belchior José R. Araújo Coesão:  Elementos do texto como conectivos, pronomes relativos e verbos de ligação;  Ligação harmoniosa entre.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Produção textual - Enem
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
COORDENADORES: Rosangela Clarice Fritsch – Pedagoga André Luis de Souza – Engenheiro Mecânico.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Tipologia textual Dissertação.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
ANÁLISE DE ACIDENTES COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO INOVADORA EM POLÍTICA PÚBLICA: DESENVOLVIMENTO E TESTE DE ROTEIRO DE ANÁLISE DE ACIDENTES Ildeberto.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Prof. Dr° Vagner Custódio
O discurso dissertativo de caráter científico
TEORIAS, MODELOS DE POLICIAMENTO E CULTURA POLICIAL
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Trabalhando com produção textual
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
NOVOS CATECISMOS.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
Coesão × Coerência Aula 02. O que é texto? O Entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. O Unidade de linguagem.
Conceito e representação gráfica
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Título do trabalho Arial Negrito corpo 72pt podendo ser reduzido para até corpo 60, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado Nomes dos.
PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA ROTEIRO Curso: Gestão de Eventos - UNIFACS Profs.Aroaldo Haffner e Rúbia Almeida 2008.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Ensaio = ação de pensar Dissertação = ideias próprias = ponto de vista. ditadas pela memória/ reflexões sobre citações.
Transcrição da apresentação:

Belchior José R. Araújo

DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a finalidade de persuadir, convencer o leitor sobre o ponto de vista do autor TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO Conceitos: 2 Incluem posicionamento (s)/opinião(s)

“Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios", o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão.” TEXTO DISSERTATIVO Exemplo: 3

TEXTO ARGUMENTATIVO Exemplo: 4 “Hoje, no Brasil, existem diversos problemas relacionados às políticas públicas mais necessárias para o brasileiro: saúde, educação e segurança. Alguns estudos nos mostram (e também podemos observar no dia-a-dia) que houve mudanças e consequentes melhoras no “quadro” do Brasil, mas ainda há muito o que melhorar. É importante que haja um maior e cada vez melhor investimento de dinheiro público em construção e manutenção de escolas, postos de saúde e medidas de segurança. Dessa forma, poderemos ter, como brasileiros que somos, “Ordem e Progresso” na nossa grande e tão querida Nação.”.

TEXTO: Composição: Introdução Desenvolvimento Conclusão 5

Introdução Texto dissertativo-argumentativo: Possibilidades: - Apresentação do assunto; - Citação; - Narração; - Posicionamento generalizado do(s) autor(es); - Caracterização do problema; - Apresentação de algum objetivo específico. 6

Introdução Texto dissertativo-argumentativo: Exemplo de introdução: “Por que será que o brasileiro não consegue assumir sua identidade? Por não tê-la ou porque é impedido? Será que ainda restam forças para tal atitude?” 7

Desenvolvimento Texto dissertativo-argumentativo: Possibilidades: - Corpo do trabalho (maior parte do texto); - Fundamentação da dissertação; - Apresentação de argumentos; - Desenvolvimento de argumentos; - Estabelecimento de relações de causa x efeito; - Discussão sobre o assunto (ex.: algum resultado encontrado); - Apoio em textos anteriores (ex.: citações, pesquisas, índices, etc.). 8

Desenvolvimento Texto dissertativo-argumentativo: Exemplo de desenvolvimento ou “corpo do texto”: “Em 69% dos casos de violência sexual, a vítima é alguém menor de idade, e, em apenas 6% das vezes, o abusador é um desconhecido. Ou seja, em 94% das denúncias feitas, o acusado é alguém próximo ao jovem – às vezes, é o pai, o irmão, um primo ou um amigo próximo.” 9

Conclusão Texto dissertativo-argumentativo: Possibilidades: - Parte final do texto; - Retoma a dissertação; - Breve, mas forte síntese do discutido durante o “desenvolvimento”; - Propõe soluções para o problema apresentado; -Arremata o texto, fecha as ideias e os argumentos. 10

Texto dissertativo-argumentativo: Exemplo de conclusão: “É necessário enxergarmos a realidade com lentes menos “colloridas”, o que significa reinterpretar os versos de Bilac: “Criança! Não verás nenhum país como este” (enquanto sobreviventes à miséria).” Conclusão 11

Pontos importantes:  Impessoalidade  Adequação  Textualidade e Fundamentação  Relação Locutor – Interlocutor  Coesão e Coerência  Propósito 12 Dissertar - Explorar Argumentar - Persuadir

Proposta #3  Apostila – página 56 – Proposta 2  Temática: Concursos Públicos e Desemprego  Tipo Textual: Dissertativo-Argumentativo  Gênero Textual: Artigo de Opinião  Texto em prosa  Entre 20 e 30 linhas 13

Belchior José R. Araújo