Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/2009 1 Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro Boletim de Janeiro/2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Advertisements

Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
Casa das Garças Adilson de Oliveira IE/UFRJ 11/4/2014
Sistemas de Potencia A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia.
Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa (IVEPESP) Laboratório de Hidrometeorologia do IAG-USP.
Energia Eólica Junho / 2015.
PERTURBAÇÃO NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL – SIN NO DIA 10/11/2009 ÀS 22h13min DESCRIÇÃO SUCINTA 16 de novembro de
Eng. Ronaldo dos Santos Custódio Diretor de Engenharia - Eletrosul Florianópolis, 30 de junho de 2011 ELETROSUL nas Áreas de Geração e Transmissão de Energia.
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético Ministério de Minas e Energia Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional Sociedade Convergente Pelotas - 12/09/2008.
Energias Renov á veis no Brasil: Perspectivas para o Setor Ministério de Minas de Energia Por Laura Porto Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2005 ORGANIZA.
Agenda Apresentação da RBE O estado da arte: racionamento e preços Oportunidade geração própria Portaria 44.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
Fórum Democrático De Desenvolvimento Regional - FDDR Infra-Estrutura – Sub-grupo de energia Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul Julho.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
Infra-estrutura de Transporte de Gás Natural no Brasil e Interconexão nos Países do Cone Sul Buenos Aires, 12 de agosto de 2008 Mesa Redonda sobre Energia.
Energia Eólica no Brasil Elbia Melo Presidente Executiva 17/04/2013 Com a força dos ventos a gente vai mais longe...
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
República Federativa do Brasil Ministério de Minas e Energia Thiago Guilherme Ferreira Prado Coordenador-Geral de Planejamento de Energia Elétrica Substituto.
Modelo Institucional do Setor elétrico Constituição Federal (Artigos 175 e 176) Lei Fixação dos níveis das tarifas de energia elétrica.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.
CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDRÁULICO DA BARRA DA LAGOA – FLORIANÓPOLIS/SC REALIZAÇÃO APOIO/EXECUÇÃO FINANCIADORAS Eng. Guilherme Violato Girol
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
PEA : Produção de Energia Elétrica – Edição 2012
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
6 de Maio de 2013 Ciclo de Debates: “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Senado Federal Brasília Mauricio T. Tolmasquim Presidente BALANÇO DE OFERTA E.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Março/ Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro Boletim de Março/2009.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
Ciências Naturais – 8.º ano
A GÊNESE E A PERMANÊNCIA DA CRISE DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL Prof. Ildo Sauer – Instituto de Energia e Ambiente da USP Câmara dos Deputados. Comissão.
11 A Situação Atual e as Perspectivas do Abastecimento de Energia Elétrica para o SIN Câmara de Assuntos de Energia da FIESC Florianópolis 10 de setembro.
Federalização do Rio Canoas - Observações - Héctor Raúl Muñoz Espinosa Diretor de Recursos Hídricos SDS/DRHI – Setembro 2005.
Hidrografia - Características
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
Forum Democrático de Desenvolvimento Regional 01/09/2008.
14 de Abril de 2016 Forum “Os Desafios da Transmissão” Auditório da UniCorreios Brasília Mauricio Tolmasquim Presidente PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
CARVÃO MINERAL. Título do Slide A Busca da Eficiência Fernando Luiz Zancan Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral - ABCM.
1 Política Energética, Planejamento e Regulação para os Sistemas Isolados Autores :Willamy Moreira Frota Prof. Dr. Sérgio Valdir Bajay Campinas, 20 de.
5º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA, 30 A 31 DE
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Abril/ Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro Boletim de Abril/2009.
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
EMPRESAS DE CONSULTORIA PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE PCH Andritz PCH – SP - (11) Coneng Engenharia –
M M A LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA M M A. 1. IBAMA E SISNAMA Em termos quantitativos, os órgãos de meio ambiente dos Estados (OEMAS) são os principais.
Audiência Pública Março/2013. Secretaria de Inclusão Digital Ministério das Comunicações Programação da Audiência Pública 09h00 Registro de Presença e.
DISCIPLINA: ELE – ELETRICIDADE PARA ENGa. CIVIL SEM: 2008/2 TURMA A 1)GERAÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA 2)CIRCUITOS DE CORRENTE.
João Carlos de Souza Meirelles Secretário São Paulo e o setor energético.
Brasília, 27 de Fevereiro de O Problema de Suprimento de Energia e a Contribuição dos Pequenos Aproveitamentos Hidrelétricos 4 ª Reunião Extraordinária.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Fevereiro/ Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro Boletim de Fevereiro/2009.
Energia Eólica - Brasil
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO E OPERAÇÃO
Christoph Platzer AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PRODUZIDO EM REATORES UASB Resultados Preliminares do Projeto de Medições.
REGIÃO NORTE.
1 Eletrobrás A energia que movimenta o Brasil COMISSÃO DA AMAZONIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul FORUM DEMOCRÁTICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
1 Avaliação das Condições Hidrológicas e de Armazenamento na Bacia do Rio São Francisco Acompanhamento Semanal 13/junho/2016.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FOTOVOLTAICA NO BRASIL E NO PIAUÍ
COMO LUCRAR COM O MERCADO LIVRE DE ENERGIA
INFRAESTRUTURA NO BRASIL
BIOELETRICIDADE: SITUAÇÃO ATUAL, POTENCIAL E PERSPECTIVAS
Transcrição da apresentação:

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro Boletim de Janeiro/2009

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Sinopse Gerencial Sinopse Gerencial 2.Hidrologia Hidrologia 3.Limite das Interligações entre Regiões Limite das Interligações entre Regiões 4.Mercado Consumidor de Energia Elétrica Mercado Consumidor de Energia Elétrica 5.Encargos Setoriais Encargos Setoriais 6.Consumo de Combustíveis Consumo de Combustíveis 7.Matriz de Energia Elétrica Matriz de Energia Elétrica 8.Expansão Realizada Expansão Realizada 9.Expansão em Implantação Expansão em Implantação 10.Ocorrências no Sistema Elétrico Ocorrências no Sistema Elétrico SUMÁRIO Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ As informações apresentadas neste Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico referem-se aos dados consolidados até o dia 31 de janeiro de 2009, exceto quando indicado Hidrologia  O Nordeste apresentou a melhor situa ç ão no ranking das afluências, verificando-se a 28 ª ENA de todos os meses de janeiro do histórico de 78 anos, em valores decrescentes. A ENA realizada foi 111% MLT MW m é dios, dentro da previsão inicial para o mês de janeiro.  A primeira quinzena de janeiro foi mais recessiva para o SE/CO, compensada pelas duas últimas semanas, fechando o mês próximo da média do histórico, com 97% MLT MW médios. A ENA verificada foi a 40ª ENA no ranking decrescente do histórico.  Houve recessão para as regiões Sul e Norte, verificando-se respectivamente o 44 º e o 56 º janeiro do histórico. Na bacia do Tocantins, ocorreram precipita ç ões significativamente abaixo da m é dia de janeiro, com reflexo nas afluências. A ENA verificada para a região Sul foi 74% MLT MW médios, e para a região Norte foi 76% MLT MW médios. 1 - SINOPSE GERENCIAL Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Expansão - Transmissão No mês de janeiro foi concluído e incorporado ao SIN, na subestação Carajás, o seccionamento da LT 230 kV Anhanguera - Firminópolis com 2,1 km, totalizando 0,1% da meta anual que é de 3908,4 km. Além disto, foram implantadas unidades transformadoras nas seguintes subestações:  SE Pau Ferro (CHESF) - 230/69 kV de 100 MVA, no PE;  SE Presidente Dutra (ELETRONORTE) - 230/69/13,8 kV de 50 MVA, no MA;  SE Carajás (CELG) - 230/138/13,8 kV de 225 MVA, em GO. Foi concluída a recapacitação da LT 230 kV São José dos Campos - Taubaté com 34,7 km. 1 - SINOPSE GERENCIAL Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Expansão - Geração Foram concluídos e incorporados ao SEB treze usinas num total de 295,8 MW:  UTE Goiânia II, 88 máquinas, óleo diesel, com um total de 145,2 MW, em GO;  UTE Comvap, 4 máquinas, bagaço de cana de açúcar, com um total de 8,8 MW, no PI;  UTE Usiminas 2, 1 máquina, gás de alto-forno, com 61,2 MW, em MG;  PCH Santa Edwiges III, 2 máquinas, com um total de 11,6 MW, em GO;  PCH Cachoeirão, 1 máquina de 9,0 MW, em MG;  PCH Rio Vermelho, 2 máquinas, com um total de 2,3 MW, em SC;  PCH Barra Escondida, 2 máquinas, com um total de 2,3 MW, em SC;  UEE Mataraca, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA);  UEE Coelhos IV, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA);  UEE Lagoa do Mato, 2 máquinas, com um total de 3,2 MW, no CE (PROINFA);  UEE Atlântica, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA);  UEE Foz do Rio Choró, 12 máquinas, com um total de 25,2 MW, no CE (PROINFA);  UEE Caravela, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA);  UEE Albatroz, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA); e  UEE Camurim, 6 máquinas, com um total de 4,5 MW, na PB (PROINFA); 1 - SINOPSE GERENCIAL Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Intercâmbio Internacional com a Argentina e Uruguai 1 - SINOPSE GERENCIAL Glossário * Refere-se à devolução de energia proveniente de geração hidráulica Fonte: CCEE (perdas estimadas em 2,5%)

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Energia Natural Afluente - ENA Armazenável Fonte: ONS 2 - HIDROLOGIA Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte: ONS Regiões % da Capacidade Máxima (em 31/01/2009) Capacidade Máxima (MWmês) % da Capacidade Total Sudeste/Centro-Oeste66, ,76 Sul60, ,75 Nordeste62, ,94 Norte40, , Energia Armazenada - EAR nas Regiões do Sistema Interligado 2 - HIDROLOGIA Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte: ONS Recursos Hídricos - Reservatórios Equivalentes 2 - HIDROLOGIA Glossário Região Sudeste/Centro-Oeste

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ HIDROLOGIA Recursos Hídricos - Reservatórios Equivalentes Glossário Região Sul Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ HIDROLOGIA Recursos Hídricos - Reservatórios Equivalentes Glossário Região Nordeste Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ HIDROLOGIA Recursos Hídricos - Reservatórios Equivalentes Glossário Região Norte Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Recebimento pelo Sudeste/Centro-Oeste Sul + Itaipu  Recebimento pelo Nordeste Cenário Norte Exportador  Cenário SE/CO Exportador  Exportação do Nordeste Recebimento pelo Norte Carga do Norte menos 5 geradores de Tucuruí Exportação do Norte Recebimento pelo Sul Exportação do Sul Intercâmbio Internacional Intercâmbio Verificado (MWmed) Limite de Intercâmbio (MWmed) 3 - INTERCÂMBIOS VERIFICADOS ENTRE REGIÕES Glossário Fonte: ONS Exportação do Sudeste para o Nordeste 3.500

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ONS Brasil - Consumo de Energia Elétrica Total

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Brasil - Consumo de Energia Elétrica Dezembro/2007Dezembro/2008 Evolução (%) Jan/07-Dez/07Jan/08-Dez/08 Evolução (%) GWh% % % % Residencial , ,944, , ,164,75 Industrial , ,23-9, , ,501,56 Comercial , ,255, , ,196,04 Outros , ,623, , ,923,48 Autoprodução Transportada , ,982, , ,8929,37 Perdas , ,98-10, , ,331,43 Total , ,00-3, , ,003,62 Carga (MW) Demanda Máxima , ,94 Fator de Carga - FC79,181,3-77,979,2- NUCR , ,71 NUCT , ,48 Total (kWh/NUCT) , ,14 Residencial (kWh/NUCR) , , MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: EPE

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ MáximaSE/COSulNENorteSIN Janeiro/ Demandas Máximas Coincidentes nas Regiões Interligadas (MW) 4 - MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Recorde /09/ : /04/ : /11/ : /10/ : /09/ :52 Glossário Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Demandas Máximas Coincidentes nas Regiões Interligadas (MW) 4 - MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Demandas Máximas Coincidentes nas Regiões Interligadas (MW) Glossário Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Demandas Máximas Coincidentes nas Regiões Interligadas (MW) 4 - MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte Jan/2008Jan/ Realizado 2009*/2008 (%) GWh% % % Hidráulica32.988,0787, ,0092, ,4088,658,41 Térmica à Gás Natural 2.221,185,87999,002, ,035,324,18 Térmica Convencional 1.273,513,37443,001, ,132,784,78 Térmica Nuclear 1.302,203, ,003, ,073,139,02 Eólica54,330,1443,640,12556,320,127,84 Total37.839,29100, ,64100, ,83 100,008, Produção de Energia Elétrica por Fonte - Sistema Interligado * Valores acumulados de Jan/ MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ONS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte Jan-Dez/2007Jan-Dez/ Realizado 2008*/2007 (%) GWh% % % Hidráulica 2.671,8824, ,6328, ,8824,12130,57 Térmica à Gás Natural 0,00 Térmica Convencional 8.406,9775, ,4771, ,9775,88104,11 Térmica Nuclear 0,00 Eólica0,00 Total ,85 100, ,10100, ,85 100,00110, Produção de Energia Elétrica por Fonte - Sistemas Isolados * Valores acumulados de Jan-Dez/ MERCADO CONSUMIDOR DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ELETROBRAS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ ENCARGOS SETORIAIS Glossário * Encargo estabelecido pela Resolução CNPE nº 8 de 20/12/2007. Fonte: CCEE

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS Glossário Fonte: Agentes (COPEL, CGTEE, TRACTEBEL) Geração a Base de Carvão - Produção e Consumo

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS Glossário Consumo de Combustíveis nos Sistema Isolados Fonte: ELETROBRAS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte Nº Usinas kW % Cap. Disp. Hidrelétrica ,39 Gás ,46 Petróleo ,78 Biomassa ,65 Nuclear ,95 Carvão Mineral ,42 Eólica ,35 Solar120< 0,01 Capacidade Disponível , Capacidade Instalada 7 - MATRIZ DE ENERGIA ELÉTRICA Glossário Fonte: ANEEL (31/01/2009)

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Fonte Nº Usinas kW % Cap. Disp. Hidrelétrica ,34 Gás ,84 Petróleo ,52 Biomassa ,40 Nuclear ,85 Carvão Mineral ,34 Eólica ,33 Solar120< 0,01 Importação Contratada * ,38 Capacidade Disponível , Capacidade Instalada e Contratos de Importação Glossário Fonte: ANEEL (31/01/2009) 7 - MATRIZ DE ENERGIA ELÉTRICA

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Entrada em Operação Novos Empreendimentos - Geração (MW) Fonte Em Janeiro/2009Acumulado até Jan/2009 Sistema Interligado Sistemas Isolados Sistema Interligado Sistemas Isolados Total UHE0,0 PCH25,20,025,20,025,2 Gás61,20,061,20,061,2 Petróleo145,20,0145,20,0145,2 Carvão Mineral0,0 Biomassa8,80,08,80,08,8 Eólica55,40,055,40,055,4 Total295,80,0295,80,0295,8 8 - EXPANSÃO REALIZADA Glossário Fonte: ANEEL

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Brasil - Expansão de Linhas de Transmissão Tensão (kV) Em operação até 31/12/2008 Realizado em Jan/2009 Total até Jan/2008 Acréscimo em 2009 (%) ,12, ,20, ,00,09.899,00, ,50,06.973,50, ,40, ,40, (CC)1.612,00,01.612,00, ,00,02.683,00,00 Total97.703,02, ,10,002 Em Janeiro/2009Em MVA Brasil - Expansão da Capacidade de Transformação Glossário Fonte: ANEEL 8 - EXPANSÃO REALIZADA

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ * Monitorados pela SEE Brasil - Empreendimentos em Implantação Geração (MW) Fonte UHE900,32.280,71.442,9 PCH576,182,77,0 Gás/Petróleo2.815,32.599,7553,7 Carvão Mineral0,0350,01.050,0 Biomassa898,42.112,5106,0 Eólica754,7230,80,0 Total5.944,87.656,43.159,6 9 - EXPANSÃO EM IMPLANTAÇÃO* Glossário Fontes: DMSE e ELETROBRAS

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Brasil - Linhas de Transmissão em Implantação - Expansão (km) Tensão (kV) ,12.886,0678, ,0292,830,0 4400,08,00, ,51.143,02.924,0 600 (CC)0,0 7500,0 Total4.172,64.329,83.632,0 9 - EXPANSÃO EM IMPLANTAÇÃO* Glossário Fonte: ANEEL * Monitorados pela SEE

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ ** Perda de carga simultânea em mais de uma região Ocorrências no Sistema Interligado Nacional * Carga Interrompida (MW) SistemaJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez SIN * 0 S470 SE/CO2048 NE2462 N336 Total 5316 Número de Ocorrências SistemaJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez SIN ** 0 S8 SE/CO34 NE29 N5 Total OCORRÊNCIAS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Glossário Fonte: ONS * Critério para seleção das interrupções: carga ≥ 15 MW

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Ocorrências nos Sistemas Isolados * Carga Interrompida (MW) SubsistemaJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez AC-RO451 Manaus0 AP239 RR70 Total 760 Número de Ocorrências SubsistemaJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez AC-RO4 Manaus0 AP6 RR1 Total 11 * Critério para seleção das interrupções: carga ≥ 15 MW Glossário Fonte: ELETRONORTE 10 - OCORRÊNCIAS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Ocorrências no Sistema Elétrico Brasileiro - SEB* Glossário * Critério para seleção das interrupções: carga ≥ 15 MW Fontes: ONS e ELETRONORTE 10 - OCORRÊNCIAS NO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ Elaboração Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico Fone: (61) Glossário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Energia Elétrica Janeiro/ ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica EPE - Empresa de Pesquisa Energética ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico CC - Corrente Contínua ENA - Energia Natural Afluente VU - Volume Útil de Reservatório Hidrelétrico FC - Fator de Carga MLT - Vazão Média de Longo Termo NUCR - Número de Unidades Consumidoras Residenciais NUCT - Número de Unidades Consumidoras Totais PCH - Pequena Central Hidrelétrica SIN - Sistema Interligado Nacional SEB - Sistema Elétrico Brasileiro SI - Sistema Isolado UHE - Usina Hidrelétrica CO - Região Centro-Oeste N - Região Norte NE - Região Nordeste S - Região Sul SE - Região Sudeste h - Hora km - Quilômetro kV - Quilovolt kW - Quilowatt MW - Megawatt (10³ kW) GW - Gigawatt (10 6 kW) Hz - Hertz Glossário Retorna