Www.funasa.gov.br www.facebook.com/funasa.oficial twitter.com/funasa Água: Educação para o consumo consciente é preciso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ÁGUA.
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto - A escola e o meio ambiente
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Rita de Cássia Perini Teixeira Costa
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Como devemos preservar a água?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
A Escola e as Mudanças Sociais
Dicas para economizar água.
Educação Ambiental - GPEEA
CAPELA 5° ANO 22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
A Água e a Biodiversidade
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Doença Diarréica.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Dia mundial da água 22 de março
Uso consciente da água na Educação Infantil
Escola EBI/JI José Carlos da Maia
Assunto: A Estiagem no Paraná Atualmente, o Paraná vem sofrendo com a falta de chuvas e, conseqüentemente, com a seca. Atualmente, o Paraná vem sofrendo.
COMO EVITAR O DESPERDÍCIO
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
AVISO Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos. A posse do mesmo não confere a quem o tenha adquirido o direito de o projetar em locais.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
10 DICAS PARA BEM USAR A ÁGUA, FONTE DE VIDA!
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Relatório de Proposta de Projeto
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Escola Estadual Maria José
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Aproveitamento da água da chuva
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Maneiras de Reutilizar e Economizar a água
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ÁGUA.
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Água a energia da vida.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
twitter.com/funasa.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Transcrição da apresentação:

twitter.com/funasa Água: Educação para o consumo consciente é preciso.

twitter.com/funasa Contempla ações de educação em saúde e de mobilização social significativas, entre a escola e a comunidade, trazendo informações e práticas para o uso racional da água. O Projeto Educativo

twitter.com/funasa Município de Olho D’água do Borges, situado no semiárido potiguar, a 321 km da capital, com habitantes (IBGE/2010), após a implantação do sistema de abastecimento de água financiado pela Fundação Nacional de Saúde/ Funasa, em 12 comunidades rurais. Realização

twitter.com/funasa Pesquisadores apontam que o volume de água doce no planeta está cada vez mais sendo reduzido pela poluição e pelo desperdício, com sérios impactos na vida de todos os seres vivos. Por isso, é fundamental reduzir o consumo de água. Para tanto, é preciso adotar soluções para um consumo consciente que permita sua renovação de forma sustentável. Cenário Nacional

twitter.com/funasa 1ª Ação – Pactuação. 2015, SADUC/SUEST/RN; SMS e SME; Ações educativas voltada para o uso consciente da água e desperdício; Pesquisa: obter o conhecimento que os técnicos tinham sobre o assunto e verificar o interesse e a necessidade de capacitações sobre o tema. (28) - ACS, ACE e Professores; 10 perguntas abertas e fechadas sobre saúde, controle de doenças de veiculação hídrica, água e desperdício.

twitter.com/funasa

twitter.com/funasa Definição de atividades educativas a serem desenvolvidas com a população e os conceitos disciplinares a serem aplicados junto aos alunos, durante todo o ano letivo, além de organizar a capacitação para os técnicos envolvidos, oferecendo mais subsídios para a sua abordagem. 2ª Ação - Planejamento

twitter.com/funasa 3ª Ação – Capacitação. 11 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 5 Agentes de Controle de Endemias (ACE) e 44 Professores, foram capacitados para atuarem como agentes multiplicadores, disseminadores e mobilizadores de práticas sustentáveis, por meio de suas atividades diárias, na escola e na comunidade.

twitter.com/funasa A intenção... Conscientizá-los sobre a necessidade de se evitar o desperdício e economizar água e também contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e aptos para decidirem e atuarem diante da realidade que vivenciavam com a escassez da água. É fundamental que mais do que informações e conceitos, eles tenham atitudes e uma formação de valores para colocarem em prática no meio social onde vivem.

twitter.com/funasa Plano de Ação dos “Agentes” Com o apoio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), realizaram visitas domiciliares, reuniões, palestras nos momentos de atendimentos nos postos de saúde; Informaram e orientaram os beneficiados sobre a importância do tratamento da água para o consumo humano, por meio do hipoclorito de sódio, como forma de evitar doenças de veiculação hídrica; Utilizaram-se de dicas de economia, reutilização e aproveitamento da água, de maneira eficiente, sem atrapalhar as tarefas domésticas e pessoais.

twitter.com/funasa Fechar a torneira adequadamente; reaproveitar a água que sai da máquina de lavar roupas ou do banho, para usar na descarga dos vasos sanitários, ou lavar a calçada, ou quintal; Usar o regador em vez de mangueira para molhar as plantas; Diminuir o tempo de banho; Dicas de economia...

twitter.com/funasa Fechar a torneira enquanto estivesse escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando a louça; Higienizar os vegetais, com um litro de água para duas gotas de Hipoclorito de Sódio, ao invés de água corrente; Regar as plantas pela manhã cedo ou ao fim de tarde, evitando da água evaporar tão rapidamente. Dicas de economia...

twitter.com/funasa Plano de Ação dos Professores Visando ajudar os alunos a terem consciência sobre o consumo da água e desperdício, realizaram rodas de conversas e por meio da leitura do livro “O banho de Nina” (autora - Ana Cristina Melo). História de uma menina que adorava prolongar-se no banho. Ainda mais quando estava em companhia da boneca Lili. A mãe chama a atenção.

twitter.com/funasa Mãe – Nina você sozinha não pode acabar com a água do mundo. Nina – Não Mãe? Mãe – Não, mas pode ajudar para que não acabe. Nina – Posso? Mãe – Pode. É só você economizar no seu banho. Nina – Só isso? Mãe – Basta cada um fazer um pouco.

twitter.com/funasa O alerta da mãe, acrescido de uma matéria na TV, fez com que a menina tomasse um baita susto, de que seus longos banhos poderiam fazer com que acabasse a água do mundo. Então, Nina, sem perder tempo, decidiu parar com todos os seus hábitos de higiene, para não gastar água. Mudança de comportamento – atitude.

twitter.com/funasa A maioria dos alunos quando questionado sobre o que Nina fez, disseram que discordavam, pois achavam muito nojento deixar o vazo sanitário sujo, ficar sem tomar banho ou até mesmo ficar sem escovar os dentes. Análise e discussão com os alunos

twitter.com/funasa Análise e discussões com os alunos Comentaram que poderiam encher baldes com águas da chuva e usá-la para lavar várias coisas em casa. Foram questionados se não estivesse chovendo, qual seria o meio utilizado para a prevenção. Disseram que usariam a água da máquina de lavar roupa, pois seria uma das opções que poderiam tanto lavar roupa quanto aproveitar esta água para lavar carro, moto, casa ou até mesmo calçadas.

twitter.com/funasa Nesse sentido, a escola tem essa presença imprescindível na vida dos alunos e precisa estar atuante e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos, e o tema transversal consumo de água e saúde, trabalhado de forma entrelaçada com as matérias já existentes no currículo escolar, pode contribuir para essa melhoria. Participação da Escola no processo

twitter.com/funasa Durante o ano, os Professores foram atendendo às demandas da prática social, organizadas de maneira a dar sentido aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, profundamente interconectadas. Programação de Atividades Educativas

twitter.com/funasa Conteúdos Conceituais Visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real.

twitter.com/funasa Necessidade de se economizar água; Como conter o desperdício; Importância da água para a vida e suas diversas utilidades; O ciclo da água; As causas da poluição da água; Os cuidados que se deve ter com a água potável; O percurso da água do rio até as casas; Os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso); A existência de água no corpo e nos alimentos e as causas da atual diminuição das reservas d'água. Conteúdos Conceituais

twitter.com/funasa Conteúdo Procedimental Amplia a capacidade reflexiva do aluno acerca da realidade, adotando um compromisso coletivo que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada para atingir uma meta.

twitter.com/funasa Ouvir poesias e textos informativos relacionados ao tema; Experiências com a água nos três estados; Observação do lixo no entorno da escola e das moradias e suas consequências; Análise de contas de água das famílias dos alunos e da escola; Discussão sobre o desperdício. Conteúdo Procedimental

twitter.com/funasa Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratavam do tema; Visita a uma estação de captação e tratamento de água implantada na comunidade; Confecção de painéis relacionados ao tema; Debates, palestras e gincanas que envolveram todas as áreas de conhecimento. Conteúdo Procedimental

twitter.com/funasa Conteúdo Atitudinal Presente no cotidiano escolar, envolvendo valores, atitudes, normas, posturas que influem nas relações e interações da comunidade escolar numa perspectiva educacional responsável, valorativa.

twitter.com/funasa Trabalhos com os alunos para economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola; Colaboração para a preservação da água no meio ambiente, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos e adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, tratada ou fervida. Conteúdo Atitudinal

twitter.com/funasa Para aproximar as famílias e permitir que elas também aplicassem as ações sustentáveis no seu dia a dia, foram convidados para participar de reuniões e eventos sobre o tema, expondo sobre as mudanças implantadas na escola por meio de painéis e passeio dentro e fora do prédio da escolar, além de discutir sobre o impacto na redução da conta de água. Conteúdo Atitudinal

twitter.com/funasa Avaliação – Técnicos envolvidos O projeto contribuiu muito para a criatividade dos técnicos envolvidos, colocando em prática habilidades de apresentação, trabalhos em equipe, criação e execução de grupos e peças de teatro, principalmente pela flexibilidade que o grupo possuía.

twitter.com/funasa A escola é um espaço propício para o fortalecimento de fatores que beneficiem a saúde e o desenvolvimento humano, além de ajudar seus membros a tomar decisões para promover a própria saúde e a dos demais. Avaliação da Escola

twitter.com/funasa Avaliação da participação – Pais Observou-se a satisfação e importância que eles deram ao trabalho realizado com seus filhos. O fato podia ser visto tanto pelas conversas quanto pelas atitudes na escola e em casa.

twitter.com/funasa Foi possível manter vínculo e estabelecer parcerias com a comunidade no sentido de conhecer os seus problemas de saúde e buscar formas conjuntas de minimizá-los, auxiliando na promoção de uma melhor qualidade de vida da população local. Avaliação da Comunidade

twitter.com/funasa A cada passo dado, se retomava os objetivos do projeto que se desejava alcançar para verificar se foram alcançados total ou parcial. Foi criado uma pauta para avaliar cada item trabalhado. Avaliação do Processo Educativo

twitter.com/funasa Foi avaliado o interesse da equipe técnica e dos alunos sobre o assunto e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo de água. Avaliação do Processo Educativo

twitter.com/funasa Acreditamos que com este trabalho estaremos fazendo o nosso papel de profissionais e cidadãos. É importante que a população se conscientize de que precisamos combater o desperdício hoje, para termos água no amanhã. Conclusão

twitter.com/funasa