Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Integrando diferentes áreas de conhecimento
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A Difícil Arte de Ensinar
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Curso de Gêneros Textuais
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Profª Me. Rosemari L. Martins ProfªMe. Simone D. Schneider
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
Gêneros orais e escritos na escola SCHNEUWLY, Bernard DOLZ, Joaquim
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Matemática em Ambiente Computacional
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Termo de Terminalidade
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa

Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. ¹ ¹. Este é o texto de apresentação da Coleção de Livros Didáticos – Exprimir-se em francês – Sequências didáticas para o oral e a escrita, Edições de Boeck, 2001.

Sequência Didática “Conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.

Esquema Teórico

Sequência Didática

Etapas da Sequência Didática: Apresentação da situação, Primeira produção, Módulos e Produção final.

Apresentação da situação a) Apresentar um problema de comunicação bem definido – Projeto coletivo de produção de um gênero oral e escrito.

Apresentação da situação  Qual é o gênero que será abordado?  A quem se dirige a produção?  Que forma assumirá a produção?  Quem participará da produção?

Apresentação da situação b) Preparar os conteúdos dos textos que serão produzidos – Conteúdos  A fase inicial de apresentação da situação permite fornecer aos alunos todas as informações necessárias para que conheçam o projeto comunicativo visado e a aprendizagem de linguagem a que está relacionado. Importância dos conteúdos para os alunos.

A Primeira produção Um primeiro encontro com o gênero A produção inicial tem um papel central como reguladora da sequência didática. Por meio da produção, o objeto da sequência didática delineia-se melhor nas dimensões comunicativas e também se manifesta como lugar de aprendizagem necessária das dimensões problemáticas.

A primeira produção Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens A construção modular das sequências facilita uma adaptação A produção inicial é o primeiro lugar de aprendizagem de uma sequência

Módulos  Trabalhar os problemas que apareceram na primeira produção Representação da situação da comunicação Elaboração dos conteúdos Planejamento do texto Realização do texto

Módulos  Variar as atividades e exercícios Atividades de observação e de análise de textos Tarefas simplificadas de produção de textos Elaboração de uma linguagem comum

Módulos  Capitalizar as aquisições Listas de constatações ou de lembrete ou glossário

A produção final  Avaliação exclusivamente sobre a produção final?

A produção final  Investir as aprendizagens Indica-lhe os objetivos a serem atingidos e dá-lhe, portanto, um controle sobre seu próprio processo de aprendizagem; Serve de instrumento para regular e controlar seu próprio comportamento de produtor de textos, durante a revisão e a reescrita; Permite-lhe avaliar os progressos realizados no domínio do trabalho.  Avaliação do tipo somativo

Conselhos úteis:  O aluno deve aprender a escrever e a reescrever,  Gravador e câmera são instrumentos indispensáveis em qualquer ensino da expressão oral,  Cada gênero pode ser abordado em diferentes níveis de complexidade,  Livros de referência,

Mais conselhos úteis  Sintaxe: dificuldade de ordem cognitiva para hierarquizar elementos,  Levantamento de erros ortográficos mais frequentes e determinar as intervenções prioritárias,  Os gêneros orais privilegiados nas sequências didáticas propostas são os gêneros orais públicos, como o debate regrado, a entrevista, o seminário, a narrativa de uma viagem de classe etc,  Alternância entre gêneros orais e escritos.

Gênero Narrativo Biografia: Foram ministradas aulas tendo como objetivo geral uma produção textual autobiografia. Para alcançar esse objetivo, foram realizados os seguintes objetivos específicos:

Gênero Narrativo Biografia: Aulas explanando sobre o gênero biografia; Aulas explanando sobre o gênero biografia no laboratório de informática com o auxílio do projetor; Aulas com vídeos sobre biografias; Aulas em que os alunos contassem a biografia de alguém; Aulas sobre adequações textuais e, Estudo individualizado com os alunos sobre adequação textual.

Gênero Narrativo Biografia: Pontos positivos Vídeos Emoção Professora

Gênero Narrativo Biografia: Pontos negativos Primeira produção Reclamação dos alunos Justificativa

Conclusão As sequências devem funcionar como exemplos à disposição dos professores de forma a levá-los a apropriarem-se, progressivamente, da proposta.