A108180 Curso do Centro de Treinamento Internacional – OIT/ACTRAV Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores 16 a 27.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Campanha Serviço Público de Qualidade
Meio ambiente e desenvolvimento
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
O espaço geográfico e as atividades humanas
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Externalidades.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
Escola Básica Sebastião da Gama
Objetivos Conhecer as ações adotadas pelas grandes empresas sobre as mudanças climáticas.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Por quê Competitividade Industrial? Jorge Arbache Universidade de Brasília FIEMG - Lançamento do Plano de Competitividade Industrial de Minas Gerais, 2.
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
ISO 26000: Diretrizes sobre de Responsabilidade Social Governança Organizacional, Práticas Leais de Operação e Meio Ambiente.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Energia Mundial. Desenvolvido por: As ferramentas de última geração de Interativo Climático ajudam as pessoas a ver o que funciona para resolver os maiores.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

A Curso do Centro de Treinamento Internacional – OIT/ACTRAV Políticas Sindicais para a Geração de Trabalho Digno para Jovens Trabalhadores 16 a 27 de fevereiro de 2015 Promovendo Emprego para Jovens através de Trabalho Digno em um Mundo Sustentável

O que é a Iniciativa para Empregos Verdes e quais seus objetivos?

Iniciativa para Empregos Verdes  A Iniciativa para Empregos Verdes começou em 2007 e é uma iniciativa conjunta da/do: Organização Internacional do Trabalho (OIT) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Confederação Sindical Internacional (CSI) Organização Internacional de Empregadores (OIE) – aderiu em 2008Objetivo:  Concretizar o potencial de empregos verdes e a transição positiva do mercado de trabalho em face da mudança climática  Responder ao duplo desafio de: Mudança climática Deficit de empregos dignos

O que a Iniciativa para Empregos Dignos traz para o Debate Ambiental?

Continuação…  A Iniciativa para Empregos Dignos: Traz os assuntos de emprego, mercado de trabalho e justiça social para a discussão sobre meio ambiente e mudanças climáticas Promove uma melhor compreensão de como conseguir [através de uma abordagem equilibrada] os três pilares do desenvolvimento sustentável, a saber: Crescimento Econômico Progresso Social Preservação ecológica É um passo positivo para um planeta mais limpo, trabalho digno para todos e desenvolvimento sustentável

O que é a Economia Verde?

CRESCIMENTO COM BAIXO USO DE CARBONO USO EFICIENTE DE RECURSOS INCLUSÃO SOCIAL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ? ECONOMIA VERDE Continuação…

SustainLabour’s Approach to SD

O que são Empregos Verdes?

Continuação…  Empregos Verdes são empregos que ajudam a : Proteger os ecossistemas, a biodiversidade e minimizar os impactos ambientais degradantes; Reduzir o consumo de energia, materiais e água através de estratégias de alta eficiência; Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ´de-carbonizar´ a economia; Minimizar ou evitar todas as formas de desperdício e poluição; Empregos que produzem os chamados produtos verdes Empregos Verdes Trabalho Seguro e Digno  Mas Empregos Verdes também significam empregos dignos? - Qual é o lugar de Trabalho Seguro e Digno no conceito de empregos verdes?

1.Todos os Empregos Verdes são Empregos Dignos? 2.Qual é o lugar de Trabalho Seguro e Digno no conceito de empregos verdes?

Empregos Verdes não são, necessariamente, Empregos Dignos  Qualidade dos empregos verdes? Perigos para a saúde de empregos verdes? - muitos empregos verdes em operações de reciclagem e reutilização são sujos, perigosos e difíceis/humilhantes - Ex. a indústria da reciclagem (tecnologia da informação, plásticos, indústria de resíduos, desmantelamento de navios) Fonte da Imagem:

Verde MAS a mesma ‘Velha Má Gestão’ Empregos Verdes  Muitos Empregos Verdes têm condições que são consideradas ‘indignas’:  Baixos salários  Proteção Social inexistente ou inadequada  Baixos padrões de saúde e de segurança  Relações de trabalho exploradoras  Violações e/ou negação de Direitos Estatutários dos Trabalhadores  Altos níveis de insegurança de emprego e renda  Aumento da precariedade das relações de trabalho e erosão de direitos

Verde, mas não digno Exemplos:  Reciclagem de eletrônicos sem a adequada segurança ocupacional  Instaladores de painéis solares com baixos salários  Trabalhadores explorados em plantações para produção de biocombustíveis Verde e digno Exemplos:  Empregos sindicalizados em energia eólica e solar  Arquitetos verdes  Trabalhadores de transporte público bem pagos Nem verde e nem digno Exemplos:  Mineração de carvão sem segurança adequada  Trabalhadoras na indústria de corte de flores  Trabalhadores de abatedouro de suínos Digno, mas não verde Exemplos:  Trabalhadores sindicalizados da indústria automobilística  Engenheiros químicos  Pilotos de companhias aéreas Emprego Digno Meio Ambiente Empregos Verdes e Dignos? Uma visão esquemática

Modelagem Capacitação Condições Agricultura Construção Cidades Energia Finanças Floresta Fabricação Turismo Transporte Resíduos Água Investir 2% do PIB global em dez setores-chave pode dar início a uma transição para uma economia de baixo uso de carbono e eficiente em termos de uso de recursos Relatório sobre Economia Verde do PNUMA

Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2013: Empregos como motores do desenvolvimento Não é apenas o número de empregos que importa – alguns impactam mais o desenvolvimento do que outros Empregos com os maiores retornos de desenvolvimento são aqueles que fazem as cidades funcionarem melhor, ligam a economia aos mercados globais, protegem o meio ambiente, promovem a confiança e o engajamento cívico, reduzem a pobreza.

Trabalho Digno na Economia Verde Implica … Ratificação e implementação das normas relevantes da OIT e respeito às leis trabalhistas nacionais (liberdade de associação, negociação coletiva e proteção social – piso social) Reforçar o tripartismo, participação e consulta aos trabalhadores e seus sindicatos: no desenho, implementação e avaliação de políticas e programas Foco na segurança, saúde e meio ambiente no local de trabalho - para proteger os trabalhadores, o meio ambiente e a comunidade Adoção e implementação de uma política de rendimentos no país Salários miseráveis não promovem o desenvolvimento sustentável Salários miseráveis não promovem o desenvolvimento sustentável Capacitação de empregadores e trabalhadores - o desenvolvimento de competências para a economia verde

Empregos Dignos e Verdes ligam ODM 1 (Objetivo Do Milênio) (redução da pobreza) e ODM 7 (proteção do ambiente):  Então, como promovemos Empregos Dignos e Verdes no setor industrial?  ‘Esverdeamento da indústria’  ‘Esverdeamento da indústria’ não surge apenas com o ‘plantar mais árvores’ ou com o investir em estações de tratamento de efluentes ou com processos de produção de energia eficiente – por mais importantes que sejam MAS MAS também temos que verificar como uma indústria conduz seus negócios  Que condições de trabalho e emprego devem ser promovidas para obter Empregos Dignos e Verdes?

Questões que Requerem uma Ação Urgente dos Sindicatos no Debate sobre Empregos Dignos e Verdes Políticas de flexibilidade na área da produção e do emprego Condições de trabalho – Questões de Segurança e Saúde Ocupacional Termos de Emprego (salários e contratos de trabalho) – regularização das relações de trabalho Direito à liberdade de associação e à negociação coletiva Uma transição justa

Práticas industriais de Produção e Emprego incompatíveis com a Proteção do Meio Ambiente Terceirização e sub-contratação de trabalhos perigosos e poluentes Contratação de trabalhadores temporários, de baixa qualificação e remuneração para fazer o trabalho perigoso e sujo Falta de responsabilidade para com a eliminação de resíduos (terceirizando a contratados), resultando na poluição do ar, da terra e da água Por que o trabalho sujo e perigoso (ex. empregos relacionados a saneamento e manutenção industrial, limpeza de fornos, máquinas, etc.) não é considerado qualificado o suficiente, exigindo como tal força de trabalho regular e paga em conformidade?

Condições de Trabalho – Questões de segurança e saúde ocupacional Saúde e Segurança Ocupacional e proteção ao Meio Ambiente são dois lados da mesma moeda:  O direito das pessoas de viver num ambiente limpo é aceito muito facilmente Mas o direito de trabalhar em ambiente limpo e seguro muitas vezes não é devidamente considerado Mas o direito de trabalhar em ambiente limpo e seguro muitas vezes não é devidamente considerado

Direito à liberdade de associação e à negociação coletiva Políticas de renda/salário para a economia verde: salários de miséria não contribuem para o desenvolvimento sustentável. Direito à liberdade de associação e à negociação coletiva são condições que possibilitam:  Compartilhamento dos ganhos de crescimento  Tomada democrática de decisões sobre mudanças no local de trabalho  Representatividade e inclusão Negação e/ou violação desses direitos fundamentais enraíza a exploração, marginalização e empobrecimento dos trabalhadores Negação e/ou violação desses direitos fundamentais enraíza a exploração, marginalização e empobrecimento dos trabalhadores

Abordagens insustentáveis à Poluição Fechamento e relocalização da indústria nem sempre é uma boa solução - mas essa política tem sido frequentemente aplicada pelos governos quando pressionados por ONGs por conta da poluição industrial  Indústrias geralmente mudam para áreas rurais / menos desenvolvidas onde continuam a poluir. Enquanto a indústria obtém incentivos e apoio para relocalizar-se, os trabalhadores não têm tanta sorte  Relocalização provoca perda de emprego e afeta a vida dos trabalhadores, incluindo os trabalhadores sindicalizados Trabalhadores ocasionais não obtém nenhuma compensação. Trabalhadores ocasionais não obtém nenhuma compensação.

Uma Transição Justa Mas Por que Uma Transição Justa?  Garante consultas e participação dos parceiros sociais;  Garante que o emprego, trabalho digno e inclusão social sejam partes integrantes da transição para uma economia mais verde;  Assegura uma transição que ameniza os riscos de deterioração, tratando as questões sociais, ambientais e econômicas através de uma abordagem integrada;  Garante respeito por direitos no trabalho

Continuação… Política de fechamento e relocalização muitas vezes só aumenta a miséria do povo, o que por sua vez leva a condições que não são favoráveis à proteção do meio ambiente. Como solução, as indústrias devem ser obrigadas a investir em controle de poluição e tecnologias mais limpas, em vez de se permitir que tomem o caminho mais fácil de se relocalizar e, no final, mudar a poluição para outro lugar.

Algumas outras Questões PIB Medida do crescimento do PIB – ele cresce mesmo quando destrói o meio ambiente, emprega trabalho infantil, começa uma guerra ou destrói postos de trabalho ou causa acidentes industriais (como Bhopal) Financialização Financialização da economia – ‘curto-prazismo’ das bolsas, recompensando a destruição da capacidade produtiva e causando perda de empregos Modelo de Desenvolvimento Riscos do Modelo de Desenvolvimento de crescimento orientado pela exportação, necessidade de ser mais local e centrado no indivíduo, em vez do modelo centrado em crescimento do PIB

Uma Nota Sobre Algumas Políticas Específicas Imposto sobre Carbono - proposta de imposto sobre carbono nos agregados familiares ao invés da tendência a dar incentivos fiscais para pessoas de alta renda  Imposto sobre carbono deve ser imposto somente se 100% das receitas forem dirigidas para investimentos em reduções de emissões de Gases de Efeito Estufa (energia renovável, eficiência energética e programas de adaptação, transporte público), bem como a restituição de impostos de energia verde para proteger a população de baixa renda Subsídios – a quem os subsídios devem visar: Indústria de Petróleo e Gás? Os pequenos produtores?

Junto podemos ajudar o Planeta Terra

FIM PERGUNTAS