SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SECRETÁRIO JOÃO CARLOS GOMES 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
Advertisements

Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Financiadora de Estudos e Projetos
Bacharelado em Sistemas de Informação
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Secretaria de Educação Superior
Direcionadores Estratégicos
Plano de Negócio Elber Sales.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Premissas Dados das Microrregiões.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
BITEC Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Manual de Operacionalização DEMPI – Departamento da Micro, Pequena.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná 2013/2014.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.

A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Ciência sem Fronteiras
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
MESTRADO PROFISSIONAL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
Governo do Paraná Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Reunião conjunta das Comissões de : Educação, Cultura e Esporte (CE); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); Desenvolvimento Regional.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Perspectivas Internas e Externas
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SECRETÁRIO JOÃO CARLOS GOMES 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

ONDE ESTAMOS? ENSINO PRESENCIAL (36 municípios) SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

ONDE ESTAMOS? ENSINO A DISTÂNCIA (47 polos*) SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014 * em 2014 serão 60 polos do Ensino a Distância com ofertas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação pelas Universidades Estaduais no Paraná

PERFIL DO SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ ALUNOS: Graduação: Especialização: Pós-Graduação Stricto Sensu: DOCENTES: AGENTES UNIVERSITÁRIOS: CURSOS DE GRADUAÇÃO: 401. Presencial: 385. A Distância: 16 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO: 426 MESTRADO: 152 DOUTORADO: 56 HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: 4 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Estado Número de alunos (Graduação/Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado) São Paulo Paraná * Bahia Rio de Janeiro Minas Gerais Santa Catarina Rio Grande do Sul ALUNOS UNIVERSIDADES ESTADUAIS 2014 * As Universidades Estaduais do Paraná possuem 60% dos alunos de Graduação e Pós- Graduação Stricto-sensu em Universidades Públicas (Estaduais e Federais ) matriculados no Estado do Paraná.

AVALIAÇÃO MEC / IGC MEC/PR (Nota de 1 a 5): Universidades com nota 4 UEL, UEM, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, UFPR e UTFPR Universidades com nota 3 UENP, PUC/PR AVALIAÇÃO MEC / ENADE-2012/2013 Paraná / 27 Cursos nota Máxima (5). 14 Universidades Estaduais. 9 Instituições Privadas. 3 Instituições Federais. 1 Instituição Municipal SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

PARQUE TECNOLÓGICO VIRTUAL DO PARANÁ Plataforma que visa a cooperação técnico científica entre academia, governo e empresas de base tecnológica. Fixar e atrair empresas de base tecnológica para o Estado do Paraná. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

PROGRAMA DE APOIO À INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Apoiar, por meio de Subvenção Econômica, o desenvolvimento de inovações que promovam incremento da competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte em setores estratégicos nas políticas públicas. SUBVENÇÃO ECONÔMICA SUBVENÇÃO ECONÔMICA SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Temas de Apoio Setores estratégicos do MCTI: Petróleo e gás Energias alternativas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Setores prioritários do Governo do Paraná: Ciências Biológicas e Biotecnologia Ciências e Tecnologias Ambientais Ciências e Tecnologias Agrárias e Agronegócio Mobilidade Metalmecânica e Eletroeletrônica SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Contrato de Subvenção Econômica * Valor contratado - R$ 22,5 milhões Recursos da FINEP R$ 15 milhões Recursos da contrapartida estadual (SETI) R$ 7,5 milhões * Os valores aprovados para cada empresa dependerão da classificação do projeto na fase de avaliação do mérito e relevância. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Microempresas (MEE):  Faturamento anual em 2012: até R$ 360 mil Empresas de Pequeno Porte (EPP):  Faturamento anual em 2012: > R$ 360 mil e < R$ 3,6 milhões Empresas de Base Tecnológica instaladas até 6 meses antes da data de lançamento da Chamada Pública e registradas na Junta Comercial e com CNPJ do Paraná,. Público beneficiário SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS O Programa Universidade Sem Fronteiras (Lei Estadual), elaborado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e executado pelas Universidades. É hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. O critério fundamental que orienta a proposição e seleção dos projetos, é o seu desenvolvimento nos municípios socialmente mais críticos, identificados a partir da mensuração do seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M). SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

BOM NEGÓCIO PARANÁ O Governo do Estado do Paraná criou o Programa Bom Negócio Paraná e a Linha de Crédito do Banco do Empreendedor Paraná especialmente voltados às micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços de todo o estado. A partir de 2014 será ofertado o Curso de Capacitação para o Programa Bom Negócio Paraná no formato a Distância, o que vai possibilitar atender milhares de empreendedores em todo o Estado do Paraná SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

O PDE é hoje uma Lei Estadual e visa a capacitação dos professores da Rede Pública de Ensino Básico. Anualmente professores se afastam da sala de aula para realizar cursos que são ofertados pelas Universidades Estaduais. O Programa além de capacitar professores, promove a integração entre o ensino básico e o ensino superior. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR professores capacitados professores em capacitação 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

. 30 vagas a cada 2 anos. Dissertação do Mestrado desenvolvida na área de atuação do Servidor Público Estadual.. Está em oferta a 3ª turma SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Curso de especialização em Projetos e Obras Públicas de Edificação. 200 residentes (engenheiros/arquitetos graduados até no máximo três anos que deverão cumprir 30 h de atividades semanais, num órgão publico), recebendo uma bolsa no valor de R$ 1.900, vagas para servidores estaduais no cargo de engenheiros/arquitetos. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase em Assistência Social. 210 residentes (serviço social / contabilidade / psicologia / direito / pedagogia / jornalismo..., graduados até no máximo três anos que deverão cumprir 30 h de atividades semanais, num órgão público) recebendo uma bolsa no valor de R$ 1.900, vagas para servidores estaduais. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

O Paraná Fala Línguas Estrangeiras Primeira Etapa: O Paraná Fala Inglês SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Público Alvo ou “Beneficiado” Estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e agentes administrativos. Estudantes das áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras.  Aplicação de teste de nivelamento (TOEFL ITP) para os candidatos interessados – 120 vagas por universidade  Início dos cursos de proficiência em língua inglesa, na modalidade presencial, com as seguintes características: Curso pré-preparatório para exames internacionais de língua inglesa (nível intermediário), com duração de 120 horas. Curso preparatório para exames internacionais de língua inglesa (nível pós-intermediário), com duração de 120 horas. SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

 Ampliação das condições de participação dos alunos no Programa Ciência sem Fronteiras;  Impulso para a internacionalização do Estado e das universidades;  Capacitação da população do Estado para a internacionalização, principalmente no que tange à pós-graduação stricto sensu;  Melhoria da parceria e intercâmbio com instituições internacionais congêneres. Impactos socioeconômicos do projeto Paraná Fala Inglês SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

Para o projeto da CASA DO VISITANTE INTERNACIONAL, levou- se em conta alguns fatores como primordiais: Abrigar os visitantes de outros países nas IES em local próprio; Dar conforto aos futuros usuários do local, como por exemplo, privacidade e comodidade devido as relações didáticas; Ambiente com a melhor insolação possível, gerando sensação de conforto e bem estar; Ambiente climatizado e dotado de infraestrutura de apoio e logística; Acessibilidade; Racionalização do projeto e estética; Aproveitamento do terreno; Uso da luz natural; Setorização dos serviços;

PERSPECTIVAS

Perspectiva Externa

Planta – Apartamento Legenda 1 – Cozinha 2 – Quarto 3 – Banheiro 4 – Fosso Iluminação

Quarto Perspectiva Interna

Quarto - Banheiro Perspectiva Interna

Cozinha Perspectiva Interna

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

INVESTIMENTOS SISTEMA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR ANOR$ 2006 R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ ,00 (PREVISÃO) 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 2014

SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR ORÇAMENTO APLICADO UNIVERSIDADES ESTADUAIS ANOR$ 2006 R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ R$ , (PREVISÃO) R$ ,00

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR INVESTIMENTOS NA INFRAESTRUTURA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Programa de Infraestrutura IEES Unidade Gestora do Fundo Paraná - UGF

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Programa de Infraestrutura IEES Unidade Gestora do Fundo Paraná Instituições /2014Total Geral 1. UEL , , , , , , , , ,00 2. UEM , , , , , , , , ,00 3. UNIOESTE , , , , , , , , ,05 4. UEPG , , , , , , , , ,63 5. UNICENTRO , , , , , , , , ,00 6. UENP , , , , , , , , ,75 7. FAFIPA , , , , , , , , ,43 8. FECILCAM , , , , , , ,00 9. FAFIPAR , , , , , , , FECEA , , , , , , , FAFIUV , , , , , , , FAP , , , , , , , EMBAP , , , , , , ,00 Total Anual: , , , , , , , , ,86

2014 SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

2014 % DE REAJUSTE CONCEDIDOS AOS PROFESSORES DO MAGISTERIO SUPERIOR ANO DATA BASE (Mês de maio) AUMENTO REAL * (Mês de outubro) TOTAL ACULUMULADO % 20116, ,17,1419, ,1436, **7,1456,12*** **7,1478,14*** * Lei nº de 22 de agosto de 2012 ** Previsão aumento data base anos mês de maio (2014 e 2015) *** Previsão dos anos de 2014 e 2015, considerando a Lei já aprovada e sancionada pelo Governador Beto Richa RESUMINDO: O Governador Beto Richa, até o final de seu primeiro mandato (2014) dará um aumento real aos professores das Universidades Estaduais Paranaenses, totalizando 56,12%. E se considerarmos as 4 parcelas já aprovadas e que serão implantadas até o final de 2015, o aumento dos professores será de 78,14% SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

2014