Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DA CONTROLADORIA
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens SCDP
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Portal da Transparência Estadual
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
Ministério Público do Estado do Paraná
Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
TRANSPARÊNCIA ATIVA NO GOVERNO FEDERAL
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Portal dos Convênios – SICONV
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Controladoria-Geral da União
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Cartão de Pagamento Defesa Civil.
CONTROLE INTERNO –CGU BRASIL
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS DO IFPR
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Controladoria-Geral da União CGU Fórum SPOA Brasília - Novembro/2014 LEI Nº /2013 Responsabilização de Pessoas Jurídicas Carlos Higino Ribeiro de.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
CGU Controle, Transparência, Participação: o Controle como Apoio à Gestão e Instrumento Anticorrupção.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Principais Aspectos da Regulamentação Federal Lei da Empresa Limpa (Lei nº /2013)
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
Sistema de Prestação de Contas
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
Prestação de Contas do Exercício de 2015 Tribunal de Contas da União Prestação de Contas de 2015 fevereiro/2016.
Transcrição da apresentação:

Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO

Defesa do patrimônio público e incremento da transparência da gestão pública são atribuições da CGU, que as exerce por meio das seguintes atividades:  controle interno;  auditoria pública;  correição;  ouvidoria; e  prevenção e combate à corrupção. Além disso, a Controladoria-Geral da União exerce, como órgão central, a supervisão técnica e a orientação normativa:  dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno;  dos órgãos que integram o Sistema de Correição; e  das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal. PAPEL DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

O QUE JÁ REALIZAMOS

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

 Criado em novembro de 2004, fornece subsídios ao cidadão para o exercício do controle social, visando a transparência da gestão pública e o combate à corrupção;  Disponibiliza informações sobre: transferências para Estados, DF, Municípios, bem como a descentralização direta aos cidadãos; despesas realizadas pelo Governo Federal, através dos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional; gastos efetuados com Cartão de Pagamentos do Governo Federal.  Foco no detalhamento do programa de governo que suporta o gasto público e na apresentação do favorecido com o recurso.  Fácil de usar - só acessar a internet sem necessidade de instalação de programas nem senhas. Portal da Transparência

Informações disponíveis Portal da Transparência TIPO DE CONSULTAQUANTIDADE DE REGISTROS VALOR (R$) Transferências de Recursos 319 milhões248 bilhões Aplicações Diretas 11 milhões1.787 bilhões Cartões de Pagamento 59 mil24 milhões Total Geral330 milhões2 trilhões Período: janeiro/2004 a fevereiro/2006

PÁGINA DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Decreto nº de 30 de junho de obrigatoriedade de divulgação na Internet dos dados e informações de cada órgão ou entidade da Administração Pública Federal relativas à: execução orçamentária e financeira; licitações; contratos; convênios; diárias e passagens.

PÁGINA DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Portaria Interministerial nº 140 de 20 de março de 2006 – firmada pela CGU e MP, disciplina a divulgação dos dados e informações mencionados no Decreto O prazo para que a CGU e o MP disponibilizem o banco de dados e o modelo das páginas é de 60 dias, a contar da publicação da Portaria 140. Os órgãos da Administração Direta terão mais 30 dias para implementar a sua Página de Transparência Pública e os da Administração Indireta mais 60 dias.

Divulgação dos Relatórios de Auditoria - CGU - Decreto nº 5.481, de 30 de junho de 2005 – obrigatoriedade de divulgação, por meio eletrônico de acesso público, das informações relativas aos trabalhos de auditoria realizados pela CGU nos órgãos e entidades da administração pública federal, tais como: do relatório de gestão; do relatório e certificado de auditoria; do parecer do órgão de controle interno, e; do pronunciamento do Ministro de Estado supervisor da área auditada. OUTRAS AÇÕES REALIZADAS

Aprimoramento dos canais de comunicação entre órgãos de controle e troca de experiências sobre governança na área de TIC, com ênfase na utilização de meios eletrônicos para divulgação e troca de informações, visando conferir maior efetividade às ações de prevenção e combate à corrupção. - TCU – Início PGR – Início dez/ MP de Pernambuco – Início fev/2006 OUTRAS AÇÕES REALIZADAS

O QUE PRETENDEMOS FAZER

 Incluir no Portal da Transparência:  informações gerenciais sobre os gastos públicos, comparando, por exemplo, com índices econômico-sociais;  dados sobre operações de financiamento de crédito realizadas pelas agências financeiras oficiais de fomento (Banco do Nordeste do Brasil S.A., Banco da Amazônia S.A., Banco do Brasil S.A., Caixa Econômica Federal e BNDES).  Criar novas formas de consulta aos dados do Portal; e  Ampliar a divulgação ao Portal da Transparência. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

 Acompanhar a implementação das páginas de transparência dos órgãos da administração direta e indireta;  Projeto CGU-Móvel – com a finalidade de franquear ao cidadão o acesso, via celular, às informações da Controladoria-Geral da União. OUTRAS AÇÕES PREVISTAS

Controladoria-Geral da União Setor de Autarquias Sul, Quadra 01, Bloco A Edifício Darcy Ribeiro CEP: ww.cgu.gov.br ww.portaldatransparencia.gov.br Obrigado...