Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.

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Transcrição da apresentação:

Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP

03/06/ Planejamento - Desenvolver o plano de projeto Objetivo: Definir como executar, monitorar, controlar e encerrar o projeto O GP deve definir, integrar e coordenar todos os planos auxiliares em um plano de projeto O plano de projeto é a principal fonte de como o projeto será planejado, executado, controlado e encerradoplano de projeto Checklist –Plano de projeto concluído e aprovado –Plano de projeto distribuído conforme definido no plano –Linhas de base de prazo, custo e escopo salvas após a aprovação do plano do projeto Saídas: –Plano de gerenciamento do projeto...Plano de gerenciamento do projeto...

03/06/ Planejamento - Definir o escopo do projeto Objetivos: –Desenvolver uma declaração do escopo detalhada do projeto –Subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis (EAP) Contém: –Objetivos, Premissas e Restrições do Projeto –Estrutura Analítica do Projeto –Lista das entregas com seus requisitos e critérios de aceitação –Fora do escopo do projeto (O que não está incluído no projeto) CheckList –Definir os objetivos do projeto –Definir todas entregas e marcos de forma clara (Específico, Mensurável e Alcançável) –Desenvolver um processo de aceitação de entrega Saídas: –Declaração de Escopo...Declaração de Escopo... –EAP... & Dicionário da EAP...EAP...Dicionário da EAP... PMBOK –Coletar os requisitos (5.2-PMBOK)Coletar os requisitos –Definir o escopo (5.3-PMBOK)Definir o escopo –Criar a EAP (5.4-PMBOK)Criar a EAP

03/06/ Criar o cronograma e o orçamento do projeto Objetivo: Definir todas atividades do projeto, suas dependências, os recursos para cada atividade e o custo para cada recurso Composto por: –Identificar as atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto –Identificar as dependências entre as atividades do cronograma –Estimar o tipo e as quantidades de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma –Incluir restrições do cronograma. Podem ser: Deadline: Data indicativa do término de uma atividade Tipo de restrição: o mais breve possível, não termine antes de 99/99/99,... Calendário da atividade: dias úteis para a atividade específica Calendário do recurso: dias úteis para o recurso específico usado na atividade Calendário do projeto: dias úteis para o projeto –Incluir valor unitário por recurso CheckList –Cronograma e Orçamento criado e validado pela equipe de projeto com todas as atividades do projeto e os recursos necessários para executá-las Saídas: Cronograma e Orçamento...Cronograma... PMBOK: –Definir as Atividades (6.2-PMBOK) / Sequenciar as Atividades (6.3-PMBOK)Definir as AtividadesSequenciar as Atividades –Estimar os recursos das atividades e Estimar as durações das atividades (6.4/6.5-PMBOK)Estimar os recursos das atividadesEstimar as durações das atividades –Desenvolver o Cronograma (6.6-PMBOK)Desenvolver o Cronograma –Estimar os custos (7.2-PMBOK) / Determinar o orçamento (7.3-PMBOK)Estimar os custosDeterminar o orçamento

03/06/ Planejar o gerenciamento das comunicações Objetivos: –Determinar as necessidades de informação e de comunicação das partes interessadas no projeto –Assegurar geração, distribuição, armazenamento, recuperação e disposição das informações do projeto de forma adequada e em tempo hábil –Definir como, quando e qual informação será comunicada, quem irá gerá-la e quem irá recebê-la Status report: principal ferramenta para comunicação Recomendado status report semanal para a maioria dos projetos Templates padrões de comunicação do PMO: –Status Report, Issues Log, Ata de reuniãoStatus ReportIssues LogAta de reunião CheckList –Definido qual informação é necessária, quem gera, quem recebe, quando e como será comunicado Saídas: Matriz das Comunicacoes versao 5W2H.xlsx...Matriz das Comunicacoes versao 5W2H.xlsx...

03/06/ Análise dos riscos Objetivo: Identificar os riscos do projeto e para cada um dos riscos, definir probabilidade, impacto e ação Composto por: –Identificação dos riscos –Análise qualitativa de riscos: Probabilidade e impacto –Plano de respostas a riscos: Desenvolve ações p/ aumentar oportunidades e reduzir ameaças aos objetivos do projeto CheckList –Riscos potenciais identificados –Impacto e a probabilidade de ocorrência dos riscos identificados –Determinado o plano de resposta aos riscos Saídas: Registro dos riscos... Registro dos riscos... PMBOK: –Planejar o gerenciamento dos riscos (11.1-PMBOK)Planejar o gerenciamento dos riscos –Identificar os riscos (11.2-PMBOK)Identificar os riscos –Realizar a análise qualitativa dos riscos (11.3-PMBOK)Realizar a análise qualitativa dos riscos –Realizar a análise quantitativa dos riscos (11.4-PMBOK)Realizar a análise quantitativa dos riscos –Planejar as respostas aos riscos (11.5-PMBOK)Planejar as respostas aos riscos

Metodologia otimizada Artefatos de Planejamento para o Projeto Exemplo

03/06/ Exercício em Grupo Plano de Projeto Plano de gerenciamento do projeto... Plano de gerenciamento do projeto... Declaração de Escopo... Declaração de Escopo... EAP e Dicionário da EAP.xlsx.docx EAPDicionário da EAP.xlsx.docx Linha de base de tempo (Cronograma do projeto)...Cronograma do projeto... Linha de base de custos (Visão do Cronograma) Registro dos riscos...Registro dos riscos... Matriz das Comunicações;......

03/06/ Referências Bibliográficas 1.Guia PMBOK ® - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Quinta Edição. PMI ® projetos.aspxhttp://escritoriodeprojetos.com.br/guia-de-gerenciamento-de- projetos.aspx 3.

Obrigado! Eduardo Montes, PMP