23/abr/2007Engenharia de Produto 11 Projeto Informacional e QFD (Quality Function Deployement) Desdobramento da Função Qualidade 23 de abril 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
BENCHMARKING.
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
Identificando requisitos
2 CAPÍTULO Tecnologia: Produto, Processo, Gestão e Informação
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Definição de Prioridades de Requisitos
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Análise e Projeto de Sistemas
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Engenharia de Software
Aplicação do QFD Para Desenvolver Produtos Estratégicos
CONCEITOS DE QFD: QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Processo Praxis – Fase de Concepção
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Qualidade de Produto de Software
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
PROJETO DE PRODUTO/SERVIÇOS
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Análise e Projeto de Sistemas
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Acompanhar produto e processo
Técnicas e Projeto de Sistemas
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Levantamento de Requisitos
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Administração de Recursos Humanos II
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Levantamento de Requisitos
Engenharia de Software
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Processos do Design 27/09.
Modelagem de Processos de Negócio
Técnicas e Projeto de Sistemas
Transformando estratégia em ação
Profª Claudia Pedro Corrêa
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS
Revisão para prova 28 de abril PEN Processos de gestão Foram estudados 2 processos de gestão das empresas de manufatura – PEN – Planejamento Estratégico.
Integração.
GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Engenharia do Produto 8º período Engenharia de Produção 2º semestre de Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes AULA 09 03/09/2010.
Engenharia de Software
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Gerenciamento de riscos
Desenvolvimento de Software I
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Planejamento Organizacional : A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

23/abr/2007Engenharia de Produto 11 Projeto Informacional e QFD (Quality Function Deployement) Desdobramento da Função Qualidade 23 de abril 2007

23/abr/2007Engenharia de Produto 12 Projeto informacional e QFD Objetivos – Entender o projeto informacional – Entender a aplicação da ferramenta QFD – Iniciar o questionário da fase qualitativa do QFD

Projeto informacional e QFD PE Corporativo Objetivo: identificar e definir diretrizes para o negócio da empresa Objetivo: identificar e definir oportunidades de produto ou serviço a serem desenvolvidos Objetivo: a partir das informações do PEN e do PE do DP elaborar um conjunto de informações completo sobre o produto – especificações meta

23/abr/2007Engenharia de Produto 14 Projeto informacional e QFD Conjunto de informações-especificações meta – Conjunto de informações elaboradas durante o projeto informacional, deve refletir as características que o produto deverá ter para atender às necessidades dos clientes

Projeto informacional e QFD PE Corporativo Informações: definições sobre mercado, tecnologias, RH, orçamento Informações: ciclo de vida, tecnologias disponíveis, legislação, produtos concorrentes, preço dos concorrentes, definição de classes de produtos e priorização uma classe Informações: necessidades dos clientes para a classe de produtos escolhida (QFD)

Projeto informacional e QFD PE Corporativo Informações: necessidades dos clientes para a classe de produtos escolhida (QFD) Exemplo: (PEN) Lanches rápidos – (PE do DP) produtos nutricionais à base de cereais– (Proj Informacional) Necessidades Clientes O que os clientes esperam de um produto nutricional à base de cereais? Paladar, aparência, custo, dimensões, para ser ingerido em quais situações, sob quais condições?? O que não esperam??

Ciclo eficiente de Comunicação Necessidades do cliente Requisitos do cliente Requisitos do produto Dados originais dos clientes Necessidades dos clientes, organizadas, categorizadas e estruturadas Características que o produto deve atender com valores meta, desdobrados a partir dos requisitos dos clientes

Projeto informacional e QFD PE Corporativo QFD: necessidades dos clientes QFD: necessidades dos clientes em requisitos de produto QFD: requisitos de produto em requisitos de processo

23/abr/2007Engenharia de Produto 19 O que o cliente diz sobre o produto - Caminhão Nível de Ruído (dB) Etapas do Processo: Montagem da cabine Cabine silenciosa Visão cliente: qualidade demandada Visão técnica: características de qualidade Oportunidade de melhoria

23/abr/2007Engenharia de Produto 110 Breve Histórico QFD O QFD (Quality Function Deployment ou Desdobramento da Função Qualidade) teve início no Japão na década de 60, e surgiu das palavras japonesas "HINSHITSU KINO TENKAI". Nesta época, a utilização deu-se através de cartas e matrizes para mostrar que os pontos críticos da garantia da qualidade deveriam ser transferidos ao longo de todas as etapas do projeto e manufatura, que começaram a ser utilizadas no ano de 1972 no Estaleiro de Kobe (uma empresa do grupo Mitsubishi).

23/abr/2007Engenharia de Produto 111 Breve Histórico QFD Outras empresas japonesas (p.ex. Toyota e outras), iniciaram a fazer a utilização deste mesmo estilo de cartas e matrizes com êxito. A publicação do primeiro livro sobre QFD foi no ano de 1978 pelos Drs. Mizuno e Akao sob o título de “Facilitating and training in Quality Function Deployment”. O primeiro contato dos americanos com este método foi através de uma missão japonesa dirigida pelo Dr. Ishikawa à Ford Motors Co. Missões técnicas foram enviadas ao Japão com o apoio da American Supplier Institute (ASI).

23/abr/2007Engenharia de Produto 112 DEFINIÇÃO DE QFD (Ribeiro, Echeveste & Ferreira ) É uma técnica de gestão, pois auxilia no gerenciamento de projetos simples ou complexos É um método de Planejamento, onde os esforços de Engenharia são deslocados para a fase de planejamento É um método de Solução de Problemas, listando O QUÊ precisa ser feito e COMO pode ser feito Facilita a Modelagem do conhecimento, descobrindo o conhecimento técnico (tácito) da Equipe e convertendo em conhecimento explícito (documentado)

23/abr/2007Engenharia de Produto 113 VANTAGENS DO QFD (Ribeiro, Echeveste & Ferreira ) Facilita a documentação de informações através do uso de matrizes de dados Facilita o transporte de informações, pois as matrizes relacionam-se de forma seqüencial e usa-se uma linguagem e uma lógica comum no seu preenchimento Fornece abertura à criatividade e inovações através de discussões multisetoriais em um ambiente de Engenharia Simultânea.

23/abr/2007Engenharia de Produto 114 Abordagens mais usuais de QFD O modelo conceitual de cada abordagem cumpre determinada função: – O modelo da ASI segue uma seqüência pré-determinada de matrizes, – O modelo Akao desenvolve-se um modelo conceitual próprio para cada projeto em desenvolvimento.

23/abr/2007Engenharia de Produto 115 Abordagem de Makabe ou Modelo ASI Esta abordagem originou-se na proposta de Makabe, engenheiro japonês de confiabilidade do Instituto de Tecnologia de Tokio, e foi a mais difundida e aceita entre as empresas americanas. Seu maior defensor e disseminador foi Don Clausing, que juntamente com John Hauser e a American Supplier Institute sacramentaram o modelo conceitual de 4 fases.

As 4 Fases - QFD As quatro fases são as seguintes: a partir de pesquisa junto ao cliente... a) planejamento do produto (MI – projeto informacional); b) projeto do produto (MII – projeto conceitual); c) planejamento do processo (MIII – projeto detalhado); e d) planejamento da produção (MIV – desenvolvimento da produção). A lógica de funcionamento está representada a seguir, onde cada matriz é representada por duas tabelas, uma com “o quê” e a outra com o “como”. Desdobram-se os como’s em função dos o quê’s. O próximo passo é definir quais os como’s são considerados críticos, e estes são transferidos para a matriz seguinte voltando a ser chamados de “o quê’s”.

23/abr/2007Engenharia de Produto 117 Modelo ASI - 4 Fases

23/abr/2007Engenharia de Produto 118 Modelo ASI - 4 Fases As matrizes são sempre as mesmas, independente do tipo de produto que esteja sendo desdobrado, o que, segundo alguns experts em QFD, não deveria acontecer, pois cada processo tem suas particularidades e peculiaridades. Segundo COHEN, este modelo continua com boa aceitação por empresas americanas.

23/abr/2007Engenharia de Produto 119 Pesquisa junto ao cliente Etapas: – qualitativa (questionário aberto) e – quantitativa (questionário fechado) Definir Objetivo da pesquisa Amostra investigada Elaborar questionário aberto – perguntas amplas

23/abr/2007Engenharia de Produto 120 Projeto informacional e QFD Objetivos – Entender o projeto informacional – Entender a aplicação da ferramenta QFD – Iniciar o questionário aberto da fase qualitativa do QFD Tarefa: elaborar questionário aberto e aplicar até a aula do dia 7 de maio. Estudar sobre QFD. Ver biblioteca.