{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Contexto de atuação do CME
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FEDERAL CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. EDUCAÇÃO INFANTIL 12 MESES EM TEMPO INTEGRAL Meta da lei /junho de 2014.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
O papel pedagógico do órgão gestor
EDUCAÇÃO INFANTIL DA CONSTRUÇÃO AO ATENDIMENTO DAS CRIANÇAS: implicações para a Gestão Municipal Fabiane Bitello Pedro Coordenadora Estadual UNCME-RS
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento

  APRESENTAÇÃO:   O Plano Nacional de Educação, amplamente debatido e aprovado em 25 de junho de 2014, por meio da Lei , estabelece metas e estratégias para a educação para as três esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Levando em conta a singularidade de cada ente da federação, as especificidades de projeção, adequação e de aplicabilidade, essas devem constar nos respectivos planos de 2015 até 2025, portanto para a próxima década.

  O Ministério da Educação em recente levantamento, constatou que apenas Maranhão e Mato Grosso elaboraram seus planos sendo que os demais 25, inclusive São Paulo, não se quer haviam iniciado tal discussão.   Entre os municípios, a situação é ainda mais preocupante. Dos 5.564, apenas afirmavam ter planos municipais, porem esses, se confundiam com planos de governo para uma gestão de quatro anos.

  Dados sobre a População:   População estimada em 2014:   População em 2010:   Área da unidade territorial (km²): 70,389     Densidade demográfica: 3.412,89   Código do Município:   Gentílico: Embuense das Artes     Prefeito: Francisco Nascimento de Brito   Fonte: IBGE 2014     Secretário de Educação: Paulo Vicente dos Reis DIAGNÓSTICO

Tabela 3 –Distribuição da população por faixa etária e gênero

Dados sobre a infância e adolescência: Segundo dados do IBGE/Censo 2010, Embu das Artes apresentava uma população de habitantes, sendo com idade de 0 a 19 anos, portanto 34,78% da população. Idade Tabela 1- IBGE/Censo 2010

METAS - PNE Meta 1 – Educação Infantil Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

INDICADORES

INDICADORES

Como participar na construção do PME?

 Durante o mês de Abril  Conferências Livres  Nas escolas, Câmara Municipal, Ongs (Associação amigos de Bairros), Equipamentos públicos, empresas, Associações Religiosas...

 Plataforma de Consulta, Construção e Acompanhamento : educacaoembudasartes.org  Murais, caixas de sugestões, questionários, plenárias, Grupos de Estudo (GT), O debate nas ruas: a construção do diagnóstico, o levantamento e a consolidação das propostas.

O diagnóstico da situação educacional local e o uso de metodologias participativas junto às escolas. Comunicação e mobilização para as redes de ensino e para a população em geral. O debate público na mídia sobre a importância do planejamento público.

Em cada uma das etapas e modalidades da educação, pode-se abordar quatro grandes eixos: Condições de Acesso – ampliação da oferta e estímulo à manifestação da demanda por direito à educação Insumos – condições objetivas de realização do trabalho pedagógico (infraestrutura, condições de trabalho dos profissionais de educação, financiamento etc) Processos – ações continuadas e articulação entre as políticas públicas (formação continuada, gestão democrática, avaliação educacional etc) Equidade – superação de desigualdades/discriminações (no território, de renda, de gênero, étnico-racial, orientação sexual, presença de deficiência etc)

Referências:  Plano Diretor Embu das Artes  Plano Municipal da Infância e Juventude  IBGE - Acesso em 4/03/15  Sead - Acesso em 11/02/15  MEC - Acesso em 09/02/15