CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
AQUISIÇÃO LEITURA RÓTULO E BULA PREPARO DA CALDA PRIMEIROS SOCORROS
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Vagner José Diegas ISO 9001.
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
Instrutor: Objetivos:.
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
O QUE É NÃO CONFORMIDADE?
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Instrutor: Objetivos:.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Manuseio de itens de Ensaio e Calibração NBR ISO/IEC 17025:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
NBR ISO/IEC INTRODUÇÃO-.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária A palavra é QUALIDADE.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
Sistema de Gestão da Qualidade
Evidência de auditoria:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Curso de Administração Disciplina: TGA
Data: 08 de agosto de 2006 Objetivo:  
CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA BLINDAGEM DE VEÍCULOS.
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
na Indústria Automobilística e a Evolução da Qualidade
CARACTERÍSTICAS. CARACTERÍSTICAS Quem precisa se adequar? Toda e qualquer empresa que disponibilize ao mercado Pino Rei e Quinta Roda. Fabricantes.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Características

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Envasadores de Líquido para Freios Hidráulicos para Veículos Automotores Quem precisa se adequar?

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Vantagem Competitiva / Estratégia de Marketing Credibilidade Perante o Consumidor (cada vez mais exigente) Melhores Condições de Comercialização (mercado interno/exportação) Defesa Contra a Concorrência Desleal (proteção do produto local) Exigência Governamental Certificação Compulsória (INMETRO) Objetivos

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Modelo de Avaliação da Conformidade Modelos de Certificação Avaliação e Aprovação do Sistema de Gestão da Qualidade do Fabricante e ensaios no produto.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Portaria INMETRO N.º 078 de 03/02/2011 e seu anexo: Requisitos de Avaliação da Conformidade para Líquidos para Freios Hidráulicos para Veículos Automotores Portarias INMETRO

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Documentos Complementares Norma ABNT NBR 9292 Veículos rodoviários automotores - Líquido para freios hidráulicos, tipos 3, 4 e 5 - Requisitos e métodos de análise. Norma ABNT NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos. Norma ABNT NBR ISO IEC Requisitos gerais para a competência de laboratório de ensaio e calibração

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Definições Líquido para Freios Hidráulicos Líquido destinado a transmitir pressões em circuitos hidráulicos de freio e embreagem automotiva, podendo ser dos tipos: TIPO 3, TIPO 4 e TIPO 5 de acordo com a ABNT NBR Sinônimo: fluido para freios. Líquidos para Freios Hidráulicos Tipo 3 O Líquido para Freio TIPO 3 possui ponto de ebulição úmido mínimo de 140ºC e viscosidade cinemática a -40ºC máxima de 1500 mm2/s. Sinônimo: DOT3. Líquidos para Freios Hidráulicos Tipo 4 O Líquido para Freio TIPO 4 possui um ponto de ebulição úmido mínimo de 155ºC e viscosidade cinemática a -40ºC máxima de 1800 mm2/s. Sinônimo: DOT4. Líquidos para Freios Hidráulicos Tipo 5 O Líquido para Freio TIPO 5 possui um ponto de ebulição úmido mínimo 180ºC e Viscosidade cinemática a -40ºC máxima de 900 mm2/s. Sinônimo: DOT5.1.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Definições Envasilhador É toda pessoa jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, legalmente estabelecida no país, que desenvolve atividade de envasilhar o líquido para freios hidráulicos em embalagens, incluindo o lacre e a tampa. Fornecedor É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços Memorial Descritivo Documento apresentado pelo fornecedor que descreve, em português, o projeto do objeto a ser avaliado, com objetivo de explicitar, de forma sucinta, as informações mais importantes do produto.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Solicitação de Certificação SGQ Avaliação e Ensaios Avaliação do SGQ Amostragem e Ensaios Certificado ISO 9001? Não Análise da Documentação Sim Auditoria Inicial Sistema de Gestão da Qualidade Aprovação dos Ensaios Certificado INMETRO Ok? Sim Correções das Não Conformidades Tipo de Certificação PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL - Fluxograma Básico Não

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL - Solicitação de Certificação Apresentação da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade, conforme Anexo A do RAC ou da documentação da certificação do SGQ; Análise da documentação apresentada; Correção de não conformidade encontrada na documentação (quando aplicável).

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL - Auditoria Inicial Auditorias nas unidades fabris do solicitante que faz o envasilhamento dos produtos O certificado do SGQ emitido por um OCS acreditado pelo Inmetro, ou por um organismo signatário do IAF, para o escopo de envase de líquidos para freios hidráulicos para veículos rodoviários automotores, poderá ser aceito, desde que atenda aos critérios estabelecidos neste RAC. O certificado referente ao SGQ emitido por um OCS estrangeiro deve estar acompanhado de tradução juramentada no idioma português.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Requisitos Mínimos de Auditoria ITENS ABNT NBR ISO ISO/TS Controle de documentos Controle de registros Planejamento da realização do produto 7.1 Processo de aquisição Informações de aquisição Verificação do produto adquirido Controle de produção e prestação de serviço Validação dos processos de produção e prestação de serviço Identificação e rastreabilidade Preservação de produto Controle de equipamento de monitoramento e medição 7.6 Satisfação do cliente Medição e monitoramento de produto Controle de produto não conforme 8.3 Ação corretiva Ação preventiva 8.5.3

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Deverão ser realizados os seguintes ensaios previstos na norma ABNT NBR 9292: Teor de água (item 7.3) Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – como recebido (item 7.4) Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – úmido (item 7.5) Perda por evaporação (item 7.10) PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL – Ensaios

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Amostragem EnsaiosNorma Limites ProvaC. ProvaTestemunha Teor de água (coleta no envasilhador) ABNT NBR 9292 item ml Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – como recebido ABNT NBR 9292 item ml Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – úmido ABNT NBR 9292 item ml Perda por evaporação ABNT NBR 9292 item ml PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL – Ensaios

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Requisitos para aceitação das amostras EnsaiosUnidades Limites ABNT 3ABNT 4ABNT 5 Teor de água (coleta no envasilhador)%m  0,2 Teor de água (coleta no comercio)%m  0,4 Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – como recebido ºC 205 230260 Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo – úmidoºC>140 155 180 Perda por evaporação%m  80 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO INICIAL – Ensaios

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Laboratórios

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Laboratórios Exceções Não acreditado INMETRO para o ESCOPO ESPECIFICO Custo 50% > Laboratório não acreditado Prazo maior que 2 meses para inicio dos ensaios Laboratório 3ª parte acreditado INMETRO ESCOPO ESPECIFICO 1ª parte acreditado com acompanhamento pelo OCP 3ª parte acreditado para outros escopos 3ª parte não acreditado com acompanhamento pelo OCP 1ª parte não acreditado com acompanhamento pelo OCP Na seguint e ordem: 1º2º3º4º Laboratórios Internacionais: Laboratório acreditados por Organismo de Acreditação signatário de um acordo de reconhecimento mútuo do qual o Inmetro faça parte. Nota: Laboratórios não acreditados pelo INMETRO devem ser avaliados pelo Organismo de Certificação conforme NBR ISO/IEC 17025:2005.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES AVALIAÇÃO DE MANUTENÇÃO

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Certificação de Manutenção Avaliação do SGQ (anualmente) Amostragem e Ensaios (anualmente) Certificado em ISO 9001? Não Análise da Documentação Sim Auditoria Sistema de Gestão da Qualidade Sim Ok? Renovação do Certificado INMETRO Não Sim Não No caso de falha, o teste deve ser repetido na amostra de contra-prova e testemunha. No caso de algum destes falhar, a classe testada terá a certificação suspensa. Correções das Não Conformidades Ok? AVALIAÇÃO DE MANUTENÇÃO - Fluxograma Básico * 1 - Devem ser coletadas amostras alternadamente, a cada ano, no envasilhador e no comércio 2 – O envasilhador deve realizar anualmente todos os ensaios previstos na ABNT NBR Os registros devem ser mantidos para avaliação posterior pelo OCP. *

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Selo de Identificação da Conformidade A identificação do Selo de Identificação da Conformidade, ilustrado abaixo deve ser gravada no rótulo principal e no lacre, quando aplicável. Conteúdo Típico do Desenho (Layout) Mecanismo: Certificação Objetivo da AC: Segurança Campo: Compulsório Dimensão mínima : 50 mm largura

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Registro do Produto O Registro do produto ocorrerá sempre pelo Fornecedor por meio de solicitação específica formal ao Inmetro através do sistema disponível no site: Documentos necessários: a)O Atestado de Conformidade; b)Atos constitutivos da empresa envasilhadora e documento hábil comprovando que o solicitante está legalmente investido de poderes para representá-la; c)Termo de compromisso da avaliação da conformidade assinado pelo representante legal responsável pela comercialização do produto no país;

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Rotulagem Informações de Rotulagem para embalagens contendo volumes inferiores a 20l. As informações contidas na rotulagem devem ser indeléveis, visíveis, legíveis a olho nú e em cor contrastante com a cor da embalagem.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Rotulagem – Frases de Advertência Geral ATENÇÃO: Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos. (Esta frase deve conter a palavra "ATENÇÃO" em letras maiúsculas e com tamanho de letra > 2 mm.) Informações toxicológicas para primeiros socorros: Inalação: Remover a vítima para local arejado. Contato com a pele: Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com água em abundância. Não utilizar derivados de petróleo ou solventes orgânicos. Contato com os olhos: Lavar os olhos com água em abundância, mantendo-os abertos. Ingestão: Não provocar vômito. Lavar a boca e beber água em abundância. Em todos os casos, procurar assistência médica imediatamente. As frases a seguir devem constar obrigatoriamente no painel secundário da embalagem.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Modo de usar: Siga as recomendações do fabricante do veículo. Não reutilizar esta embalagem para outros fins. Recomendações Gerais (conforme item 4 da ABNT NBR 9292) Líquido higroscópico – armazenar em local seco, ventilado e protegido do sol Evitar derramar sobre a pintura do veículo Evitar o contato do produto com óleo mineral, graxas e outros materiais Verificar o nível do líquido no veículo pelo menos uma vez por mês Substituir o líquido do veículo a cada 12 meses Evitar o contato com lonas e pastilhas de freio Rotulagem – Frases de Advertência Geral

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Cuidados com o meio ambiente: A embalagem original deste produto é reciclável. Não dispor em lixo comum. Não descartar no sistema de esgoto, drenagem pluvial, em corpos d’água ou no solo. Em caso de derramamento, evitar a contaminação de corpos d’água ou do solo. Confinar o produto e sua embalagem para posterior recuperação ou descarte. Responsável técnico com registro no CRQ. Citar o nome do responsável técnico do produto e o número de seu registro no conselho profissional. Descrição indelével do material da embalagem do produto e símbolo de reciclagem pertinente, identificados na embalagem. Rotulagem – Frases de Advertência Geral

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Rotulagem Informações de Rotulagem para embalagens contendo volumes superiores a 20l. As informações contidas na rotulagem devem ser indeléveis, visíveis, legíveis a olho nú e em cor contrastante com a cor da embalagem.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Informações toxicológicas para primeiros socorros O rótulo das embalagens contendo volumes superiores a 20l deve conter informações aos médicos/primeiros socorros contendo os procedimentos para tratamento adequado de vítimas nos casos de inalação, contato com a pele, contato com os olhos e ingestão, recomendando sempre, para todos os casos, procurar assistência médica imediatamente. Cuidados com o meio ambiente O rótulo das embalagens contendo volumes superiores a 20l deve conter informações para o correto descarte do produto e da embalagem. A embalagem deve conter identificação indelével do material de que é constituída e o símbolo de reciclagem pertinente, quando aplicável, informando sempre os casos em que a mesma é reciclável, ou reutilizável ou não. Responsável técnico com registro no CRQ. Nome do responsável técnico do produto e o número de seu registro no conselho profissional. As frases a seguir devem constar obrigatoriamente no painel secundário da embalagem. Rotulagem – Frases de Advertência Geral

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES O Inmetro acompanha o cumprimento dos regulamentos com o apoio da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade, a quem delega o poder de polícia administrativa. Presente nos 26 estados da federação, a RBMLQ-I promove ações de fiscalização e verificação da conformidade durante todo o ano e realiza operações especiais em datas específicas. Nestas ações, caso se aponte inobservância aos regulamentos, são aplicadas penalidades tais como advertência, multa, interdição, apreensão e inutilização (Lei 9.933/1999). Como é feita a fiscalização

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Fabricantes e importadores 03/02/2012 Revendedores 03/02/2014 Agenda / Prazos

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES Cronograma Estimado

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA LÍQUIDO PARA FREIOS HIDRÁULICOS PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES CONTATOS Alexandre Xavier L. Martins Gerente de Negócios e Marketing tel.: (11) Lorane Oliveira Assessora de Novos Negócios