Davidson G. Cabral Evelyn Cecília N. Aires. Paradidáticos em Ciências Humanas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Formação em ação Segundo Semestre..
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PAINEL DAS PRÁTICAS NAS BIBLIOTECAS
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
11º ENCONTRO PARAENSE DE ENSINO DE QUÍMICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
RELEITURA DE UMA POESIA
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Educação Ambiental - GPEEA
Curso de Docência Universitária
Ciências 3 a Série (clique na capa o livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant (clique aqui) Caminhos.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Jornal como Recurso Didático
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DIRLENA CASTELO SANTANA QUEIROZ
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Softwares Educacionais – Cód
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Limites e Possibilidades do PROEJA
AVALIAÇÃO.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto Aluno Monitor em Ação
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Animais conhecer para cuidar
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Abrir o Apetite Poético
MAPA DE HABILIDADES.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Davidson G. Cabral Evelyn Cecília N. Aires

Paradidáticos em Ciências Humanas

Pesquisa  Artigos relacionados a livros paradidáticos em ciências e matemática nos últimos cinco anos.

Revistas Eletrônicas utilizadas: Ciência e Cognição Literatura e Ciências Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciência Revista Eletrônica de Ciências da Educação

 Artigos selecionados para análise: Abordagem de tópicos de educação ambiental utilizando um livro paradidático no ensino fundamental. Autores: Mauro Sergio Teixeira de Araújo e Cristina do Carmo dos Santos A árvore na poesia de Drummond: a construção de livro paradidático para a Educação Ambiental. Autores: Teresa Julieta Santos Andrade, Maylta Brandão dos Anjos e Giselle Rôças Feios, nojentos e perigosos: os animais e o ensino de biologia através da literatura infantil ficcional. Autores: Luana von Linsingen e Profa. Dra. Vivian Leyser

 Objetivo: modificar as dinâmicas das aulas intensificando as relações professor-aluno, aluno- aluno.  Metodologia: separação dos alunos em duas turmas, uma aplicando-se um livro paradidático nas aulas e a outra não.

 Resultados: com a alicação de um teste em ambas as turmas, constatou-se que o acerto foi maior na turma que teve o uso do paradidático.  Conclusão: a utilização do paradidático estimula o aprendizado e promove a incorporação de novas atitudes e comportamentos nos estudantes.

 Objetivo : relatar as etapas de construção de um livro paradidático de educação ambiental com foco na poética de Drummond.  Metodologia: seleção de 18 poemas de Drummond onde 30 exemplos da flora são citados.

 Resultados: o livro utiliza-se da poesia como ponto de partida e assim refletem a interdisciplinaridade e a transversalidade na educação.  Conclusão: O autor relaciona poesia e realidade, onde elas se encontram na formação do sujeito e na perspectiva de uma nova ação ambiental.

 Objetivo: tratar a literatura infantil de ficção como apoio paradidático sério em aulas de ciências.  Metodologia: análise da estrutura dos textos, ilustrações, qualidade didática de conteúdo e imagem, relação imagem-texto.

 Resultados: o propósito da coleção lelé da cuca é tornar esses animais em seres dignos de respeito.  Conclusão: uma nova postura de respeito ainda não acontece em relação a maioria dos animais “esmagáveis”.

Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Literatura e Ciências Ciência e Cognição Revista Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciência